Capítulo 19: A Missão
Capítulo 19 – A Missão
“Xiaochengzi, esta missão é extremamente confidencial, você não pode contar a ninguém, senão eu mesmo vou puni-lo,” advertiu o príncipe herdeiro Su Zhe com uma expressão séria.
“Pode ficar tranquilo, alteza, eu guardarei segredo com rigor,” Ye Cheng respondeu prontamente, embora sentisse um certo nervosismo. Será que isso envolvia algum segredo palaciano? E se, ao final da missão, o príncipe herdeiro decidisse eliminá-lo? Servir a um príncipe é como estar perto de um tigre — os riscos são grandes.
“Xiaochengzi, não precisa ficar tenso. Enquanto você servir diligentemente a este príncipe herdeiro, eu jamais o prejudicarei,” suavizou Su Zhe, percebendo que sua severidade anterior apenas aumentava a pressão sobre Ye Cheng.
“Estou disposto a enfrentar qualquer perigo por sua alteza,” jurou Ye Cheng sem pestanejar. Se o risco fosse muito grande, ele pensaria em fugir.
“Xiaochengzi, sabia que não me enganei em você. Daqui a alguns dias, encontre um jeito de deixar o palácio e vá até Shu Zhou,” ordenou Su Zhe, batendo no ombro de Ye Cheng, visivelmente satisfeito. Em seguida, abaixou a voz para revelar os detalhes da missão.
Ye Cheng ficou confuso. Deixar o palácio para ir a Shu Zhou? De repente, uma ideia lhe ocorreu. Aquela jovem Chaoyun não fora levada pelo discípulo da Seita Tianjian? E a Seita Tianjian era uma grande escola marcial em Shu Zhou.
Não poderia ser que o príncipe ainda não esquecesse Chaoyun? O que teria essa jovem de tão especial para que o príncipe herdeiro da poderosa Dinastia Qian ainda a buscasse com tanto afinco? Não passava de uma beleza delicada, de traços puros e corpo esguio, pele alva como a neve. Para ele, nada mais despertava emoção.
“Clecle,” tossiu Su Zhe ao notar a expressão de Ye Cheng antes de dizer: “Assim que conseguir notícias sobre a jovem Chaoyun, volte imediatamente para mim.”
“Sim, alteza,” respondeu Ye Cheng sem hesitar. Não era nada além de ir a Shu Zhou buscar informações — uma tarefa relativamente simples. Até hoje, ele nunca teve a chance de explorar o mundo além do palácio. Agora que a guerra cessara e a ordem social começava a se restabelecer, com cautela e sua habilidade quase perfeita, a viagem seria segura.
“Aqui está o fundo para a missão, haverá recompensa ao retornar,” disse Su Zhe, entregando uma caixa a Ye Cheng. Ao abrir, ele viu dez lingotes de prata e algumas folhas douradas. Cada lingote valia dez taéis, totalizando cem, e as folhas equivaleriam a vinte ou trinta taéis. Havia também um frasco de pílulas medicinais — as lendárias Jinghong Dan, valiosas e raras, equivalentes a muitas moedas de ouro e prata.
“Obrigado pela generosidade, alteza,” agradeceu Ye Cheng solenemente, segurando a caixa com ambas as mãos.
“Lembre-se, nunca revele o que eu lhe confiei,” instruiu Su Zhe.
“Pode deixar, alteza. Despeço-me,” disse Ye Cheng, saindo com a caixa.
Sozinho no aposento, Su Zhe se levantou e puxou uma corda na parede, fazendo descer um quadro rapidamente. Era uma pintura vívida da jovem Chaoyun.
“Chaoyun, nosso destino não foi escrito para se cruzar. Em breve, seguirei o protocolo e tomarei uma princesa como esposa,” murmurou o príncipe, perdido em seus pensamentos.
Ele ainda se lembrava, seis anos atrás, quando estudava no Instituto Lanxi em Cangzhou, de uma garota que o encantara. Desde então, ele frequentemente faltava às aulas para vê-la, até que desapareceu misteriosamente. Descobriu que sua família sofrera uma tragédia e fora destroçada pela corte. Su Zhe usou toda a influência do Palácio Jing para buscar notícias dela. Anos depois, a reencontrou em um barquinho no Pavilhão Xianglan — crescida, porém caída em desgraça.
Ele pensava que finalmente poderia estar ao lado dela, mas uma dificuldade cruel lhe destruiu essa esperança.
“Se você estiver bem em Shu Zhou, isso já me basta,” disse, com um sorriso suave.
Essa missão era seu último vestígio de apego.
Dias depois, Ye Cheng conseguiu permissão para sair do palácio. Pelas ruas movimentadas de Yujing, com carruagens e multidões, ele caminhava admirando o cenário.
Não era a primeira vez fora do palácio. Antes, quando servia no Departamento Militar do Salão Taiwu, visitara diversas oficinas de armas fora da cidade, mas sempre a trabalho, sem tempo para lazer.
Agora, com a missão do príncipe, sentia ser hora de explorar Yujing. A viagem até Shu Zhou seria longa — duas a três mil léguas — e mesmo com pressa levaria uma semana.
Em três dias, Ye Cheng percorreu toda a cidade, admirando a cultura dos bordéis, especialmente a famosa Rua dos Lanternas Vermelhas, uma das belezas de Yujing.
Se não estivesse tão limitado, teria entrado para conhecer melhor.
Também pesquisou os preços das casas: um imóvel razoável custava centenas de taéis. Pretendia comprar algo na cidade futuramente, pois a imortalidade não lhe permitiria permanecer para sempre no palácio. Quando envelhecesse, precisaria planejar sua vida fora dali, onde seria mais livre.
No quarto dia, contratou uma carruagem por um bom preço e partiu de Yujing, seguindo a ampla estrada oficial rumo a Shu Zhou.
A viagem passaria por várias províncias e, por ser longa, ele preferiu viajar com conforto.
O cocheiro, Shen Dacheng, era um homem de meia-idade, pele morena, aparência simples e habilidade excelente para guiar a carruagem. Embora treinado em artes marciais externas, sem grandes conquistas, dedicava-se à profissão, viajando por todo o país com vasta experiência.
Dacheng era um tagarela incansável, falando sem parar desde a saída da cidade, contando histórias curiosas e costumes locais, que Ye Cheng achava interessantes.
“Senhor Ye, vejo que você é alguém importante, por que não tem nenhum assistente? Já viajei duas vezes por esta rota até Shu Zhou. Antes era tranquilo, mas agora, com a guerra recente, ainda há bandos armados saqueando em certas regiões,” comentou Shen.
“Velho Shen, se é perigoso, por que você ainda vai?” perguntou Ye Cheng, levantando a cortina da carruagem.
Um calor intenso os atingiu, com poeira ao redor da estrada. Apesar do outono, as temperaturas continuavam elevadas. Várias províncias enfrentavam seca severa; na região de Yujing, não chovia há quase três meses.
“Senhor Ye, não tenho escolha. Se não arriscar, como vou sustentar minha família? Somos mais de dez pessoas dependendo de mim. Com a guerra, o comércio despencou, passei meses sofrendo em casa. Agora que o inverno se aproxima, preciso ganhar o máximo possível antes que o frio chegue, ou será difícil sobreviver,” explicou Shen com resignação.
Ye Cheng compreendia a dura realidade dos mais humildes. Em qualquer mundo, era assim.
Ele abaixou a cortina, isolando a carruagem do calor. O interior estava vários graus mais fresco, graças a um balde de gelo ao seu lado, usado para amenizar a temperatura. Sobre o gelo, frutas frescas.
No calor intenso, usar gelo para se refrescar era um luxo reservado aos ricos.
No palácio, ele não tinha liberdade para gastar, mas agora que estava fora, não se privaria.
Pegou um pedaço de melancia e começou a comer, sentindo o sabor doce e refrescante, um deleite naquela carruagem abafada.
Quando estava quase terminando, pegou outro pedaço e estendeu pela cortina.
“Velho Shen, para você.”
“Ah, senhor Ye, sou apenas um cocheiro, não posso aceitar,” tentou recusar.
“Se eu ofereço, você come,” insistiu Ye Cheng.
“Obrigado, senhor,” disse Shen, aceitando com gratidão e dando uma mordida no pedaço gelado.
O suco fresco lhe trouxe uma sensação imediata de alívio e frescor.
(Fim do capítulo)