Capítulo 27

Lavando o Esplendor Mundano Baía de Lichia em Julho 3160 palavras 2026-07-30 07:12:29

Zhong Yelan acabou por soltar a minha mão com tal força que quase caí, não fosse Qianzhi ter-me amparado a tempo.

Ele virou as costas e partiu, como se não suportasse olhar para mim mais um segundo que fosse.

Já que a verdade viera à tona e ele não me repudiara, não havia mais motivo para manter a fachada de esposa virtuosa e recatada; veria até quando ele conseguiria tolerar-me.

Após a sua partida, Mu Yao, com o decreto imperial nas mãos, olhou para mim e questionou:
— Foi realmente obra tua?

— E quem mais poderia ter sido? — respondi, dando de ombros.

Mu Yao silenciou-se por um momento, o seu olhar sobre mim mantendo-se gélido:
— Acreditas que, na posição de concubina, terás mais facilidade em dominar-me no futuro?

— Mu Yao, sempre foste inteligente, por que te tornaste tão insensata agora? — retorqui com um sorriso. — Entre uma criada e uma concubina, qual achas que é mais fácil de oprimir?

Mu Yao franziu o sobrolho. Ela compreendia que, comparada a uma concubina, uma criada não tinha estatuto algum, mas, ainda assim, recusava-se a acreditar que eu agia para o seu bem.

— Sei que não confias em mim, mas, neste momento, não tenho o menor interesse em rivalizar contigo; caso contrário, por que teria cedido? Podes manter a tua desconfiança, não me importa; o tempo encarregar-se-á de revelar as verdadeiras intenções.

Dito isto, não desperdicei mais palavras e voltei para o meu pátio. Quanto menos contacto eu tivesse com Mu Yao, melhor; ela possuía a aura de protagonista e aproximar-me dela nunca trazia bons presságios.

De volta ao pátio, comecei a preparar o banquete de casamento da concubina para o mês seguinte. Desta vez, não só o faria em grande escala, como com todo o esplendor, para consolidar a minha própria imagem.

Após vários dias a definir os detalhes do banquete e a lista de convidados, Hua Shen veio visitar-me. Como Zhong Yelan não dera ordens para barrar a entrada aos membros da família Hua, ele podia circular livremente.

— Irmã, estás a preparar o banquete da concubina para o mês que vem? Encontrei aquela criada na rua há pouco e, depois de trocar algumas palavras, reconheci-a como a mesma pessoa que vi sair do escritório do Príncipe Jin. Já te tinha avisado, mas não me ouviste. Agora, ela subiu de estatuto.

Ao ver Hua Shen, que tagarelava sobre assuntos banais apenas para não sair do meu pátio, franzi o sobrolho e, sem dar continuidade ao assunto, perguntei:
— Que sarilhos causaste desta vez, irmão?

Hua Shen deu um riso sem jeito e disse:
— Nada, nada, apenas senti saudades e vim visitar-te.

Ignorei a sua desculpa, levei a chávena aos lábios para soprar a espuma e disse:
— Se não tens nada a tratar, por que te escondes aqui? Fala logo, que asneira fizeste que irritou o pai desta vez?

— A minha irmã é deveras perspicaz, nada te escapa — respondeu ele, forçando um sorriso no seu rosto roliço.

Vendo que eu permanecia em silêncio, ele baixou a cabeça e disse com cautela:
— Não é nada de especial, apenas ofereci uma serva a um conhecido.

Franzi o sobrolho. Aquilo não parecia motivo para tanto alarido, por isso pousei a chávena com força e retorqui:
— Ainda não me vais dizer a verdade? Se fosse apenas isso, por que razão te esconderias aqui?

Hua Shen encolheu os ombros, receoso, e tentou cativar-me:
— Está bem, eu conto. Mas lembra-te de dizer uma palavra a meu favor perante os nossos pais; eles sempre ouvem o que dizes.

— Fala primeiro, depois decidirei como agir — respondi, sem me comprometer.

— Na verdade, não é um assunto grave. Há alguns dias, um amigo interessou-se por uma serva da minha residência e eu entreguei-lha. Não esperava que a rapariga tivesse um temperamento tão forte e se suicidasse à porta da mansão Hua. Eu tinha conseguido abafar o caso, mas não sei que criada maldita deixou a notícia espalhar-se, e agora não me atrevo a voltar a casa.

Enquanto ele falava, com um tom de voz que parecia transbordar irritação, senti uma chama abrasadora subir-me pelo peito, sufocando-me. O que mais me enfurecia era ele acreditar que eu o protegeria; seria porque a minha atitude para com ele tinha melhorado nos últimos tempos?

— Sai — ordenei, esforçando-me por conter a minha ira.

— Irmã... — ele implorou, suavizando o tom de voz propositadamente.

Não pude conter mais o fogo que me consumia:
— Hua Shen, eu pensava que aquele monte de mulheres no teu quintal estava lá por vontade própria, desejando subir na vida, por isso nunca me intrometi nos teus assuntos privados. Pelos vistos, enganei-me.

Olhando para o seu rosto gordo, que expressava uma confusão genuína, explodi como um vulcão:
— Hua Rongzhou, leva o Hua Shen de volta para a mansão Hua...

Assim que o disse, percebi que talvez não fosse apropriado; Hua Rongzhou era apenas um guarda da mansão e poderia sofrer represálias. Corrigi-me:
— Esquece. Pede ao Nan Feng que venha ter comigo.

Hua Rongzhou cerrou os lábios e retirou-se após uma vénia.

Em menos de um quarto de hora, Nan Feng chegou. Hua Shen parecia agora inquieto.

Após Nan Feng me cumprimentar, falei:
— Guarda Nan, preciso de um favor, e considerarei que te devo um.

Nan Feng apressou-se a responder:
— Vossa Alteza, não é necessário. Sou um subordinado da mansão e estou ao seu dispor.

— Muito bem. Leva alguns homens à mansão Hua e entrega-lhes o meu selo de Princesa. Diz que é por minha ordem: todas as mulheres da residência do meu irmão que desejem partir, leva-as contigo. Darei a cada uma delas uma quantia suficiente para garantirem o seu futuro. — Fiz um sinal a Qianzhi para que trouxesse o selo.

Nan Feng era um homem de Zhong Yelan; suponho que o Primeiro-Ministro Hua não se atreveria a impedi-lo.

Hua Shen entrou em pânico e levantou-se:
— Irmã, o que estás a fazer?

— O meu caro irmão ainda acha que não fez nada de errado? Uma vida humana não significa nada para ti? — Os meus punhos estavam cerrados.

— Era apenas uma serva! Quando a comprei, a sua vida passou a pertencer à mansão Hua. Foi ela que não aguentou o peso da vida, que culpa tenho eu? — Hua Shen sentou-se novamente, furioso, virando-me as costas.

Essa era a característica daquela época: vidas humanas sem valor, especialmente as dos servos. Causar a morte de alguém não exigia reparação, simplesmente porque o estatuto da vítima impedia que alguém pedisse justiça; todos achavam aquilo natural.

Senti a minha voz tremer, não sabia se de raiva ou de tristeza:
— Ela era apenas uma serva? Mas uma serva também é um ser humano, também tinha família. Se isto me acontecesse a mim, o meu irmão diria que eu mereci? Põe-te no lugar dela, como achas que a família daquela rapariga se sente?

Hua Shen baixou a cabeça, parecendo um pouco intimidado, mas insistiu em voz baixa:
— Aquela rapariga era uma criminosa condenada, uma órfã, não tinha família.

Percebi que não valia a pena continuar a discussão. Voltei-me para Nan Feng:
— Agradeço-te, Guarda Nan. E, já agora, leva o meu irmão de volta à força e diz ao meu pai que, se ele não educar o filho, eu encarregar-me-ei de o fazer.

O guarda hesitou por um momento, mas acabou por aceitar.

Hua Shen ainda tentou protestar, mas lancei-lhe um olhar fulminante:
— Deves agradecer por seres meu irmão; caso contrário, não sairias daqui de pé.

Nan Feng levou Hua Shen. Deixei-me cair na cadeira; o apelido "Hua" parecia destinado a nunca conhecer a paz.

Quando Nan Feng regressou, trazia consigo quatro mulheres. Pedi a Qianzhi que lhes entregasse uma bolsa de viagem e enviei guardas para as escoltarem até um lugar seguro.

Após a partida delas, fiquei sentada sozinha no pátio. Era raro ver alguém com a coragem de partir; ali, esperava-se que uma mulher seguisse o destino do marido, fosse ele qual fosse, passando a vida na resignação.

Talvez fosse por isso que a minha ideia de me divorciar parecia tão escandalosa.

Talvez por me ver abatida, Yinxing aproximou-se e sussurrou:
— Vossa Alteza, as flores de pessegueiro no jardim da mansão desabrocharam. Gostaria de ir lá passear para espairecer?

Vendo a sua preocupação genuína, não quis recusar e segui-a. Hua Rongzhou, ao ver isto, apressou-se a seguir-nos, sem que eu dissesse nada.

Ao chegar ao pomar de pessegueiros, vi que alguém já lá estava.

Zhong Yelan e Mu Yao, parecendo um casal perfeito, estavam ali parados. Os meus passos pararam e, encontrando o olhar inquieto de Yinxing, disse:
— Esquece. Melhor voltarmos.

Yinxing baixou a cabeça em sinal de concordância e virámos costas.

O ambiente no regresso estava pesado, por isso tentei puxar conversa:
— O Guarda Hua cresceu, não foi? No ano passado, quando entraste na mansão, parecias ter a minha altura; agora és mais alto do que eu.

Yinxing apressou-se a responder:
— O Guarda Hua ainda está na idade de crescer, certamente ficará ainda mais alto.

Hua Rongzhou manteve-se calado, de cabeça baixa. Continuei, sorrindo:
— Mas este rosto do Guarda Hua ainda mantém um ar infantil, e o corpo é tão magro; com essas bochechas redondas, parece ainda mais novo.

Yinxing, talvez não compreendendo o termo "bochechas de bebé", perguntou:
— Vossa Alteza gosta de bebés?

— Sim, suponho que sim — respondi, acenando. — As faces das crianças são tão redondas e apetitosas que apetece dar uma dentada.

Este era um hábito meu: ao ver o rosto roliço de um bebé, sentia vontade de o apertar; quando gostava muito, até me apetecia mordiscar, claro que sem força.

Percebi que o comentário fora despropositado ao ver os olhos arregalados de Hua Rongzhou, e acrescentei apressadamente:
— Não te preocupes, não te vou morder.

Desta vez, a expressão de Hua Rongzhou ficou totalmente perplexa, e Yinxing não conseguiu conter o riso.

O ambiente tornou-se um pouco mais leve.

Percebi que, talvez por estar a viver dias demasiado tranquilos, me estava a tornar descuidada, deixando escapar palavras sem refletir.

O caso de Hua Shen serviu-me de aviso: as provações que me esperavam estavam longe de ser simples. De agora em diante, teria de ser muito mais cautelosa com as minhas palavras e ações.