Capítulo 49

Lavando o Esplendor Mundano Baía de Lichia em Julho 3041 palavras 2026-07-30 07:12:44

Zhong Xiahua me levou de volta à mansão da família Hua, e mal ele havia partido quando Cuizhu veio correndo em minha direção. Ela certamente já havia ouvido falar dos acontecimentos daquele dia; seus olhos estavam vermelhos e inchados, denunciando que havia chorado muito.

— Senhora, por favor, salve o guarda Hua... Alguém certamente... — Cuizhu suplicava, ajoelhada e puxando a barra da minha vestimenta.

— Cuizhu, deixe-me em paz por um momento — olhei para ela, dizendo com uma voz fraca e sem ânimo.

Ao notar que minha expressão não era boa, Qianzhi rapidamente se juntou a Yinxing para afastar Cuizhu, ignorando sua resistência.

Caminhei sozinha em direção ao quarto e desabei completamente sobre a cama. O bracelete que eu havia segurado firmemente durante todo o caminho deslizou pela beirada da cama, rolou pelo chão e caiu debaixo do móvel com um baque abafado após girar por alguns instantes.

No entanto, a calmaria durou pouco. Qianzhi logo entrou no aposento, anunciando que Mu Yao havia enviado uma mensagem. Reuni minhas últimas forças para aceitá-la, e ao abri-la, o envelope também caiu silenciosamente no chão.

Por que todas as desgraças tinham que acontecer ao mesmo tempo?

— Vão e tirem aquele "escravo" do depósito. É um desperdício de comida mantê-lo ali à toa — ordenei.

Qianzhi hesitou por um segundo, antes de abaixar a cabeça e se retirar.

Naquela mesma noite, havia mais uma pessoa no meu quarto. Acendi a lâmpada a óleo e disse:

— Soltei você e não fugiu imediatamente, o que veio fazer aqui de novo? Vingança?

Wushuomo já havia trocado de vestimentas e parecia um pouco mais revigorado:

— O que aconteceu no banquete foi fruto do meu descuido, o que permitiu que alguém se aproveitasse da situação para assassinar seus familiares.

— Você também acha que meu irmão teve azar, por isso acabou sendo vítima de oportunistas, não é? — perguntei com o rosto inexpressivo.

Wushuomo abaixou a cabeça:

— A culpa foi minha, acabei prejudicando indiretamente seu irmão...

— E você sabe que Hua Shen morreu porque se colocou na frente de uma espada para me salvar? — ignorei o tom de rendição em suas palavras e continuei.

Wushuomo ergueu o rosto, com os olhos tomados por evidente espanto:

— Eu não sabia...

— Pois é, até mesmo você, um dos cérebros por trás disso tudo, desconhece esse fato. Então, por que alguém saberia? — sorri, e minha risada soou aterrorizante na escuridão da noite.

O banquete do Festival do Meio Outono havia sido um verdadeiro caos. Todos estavam ocupados demais tentando salvar a própria pele para prestar atenção nos outros, e o senhor Hua, consumido pela dor, jamais havia mencionado o ocorrido publicamente.

A Imperatriz Viúva acreditava que os assassinos visavam a família imperial e que Hua Shen fora atingido por tabela. Wushuomo pensava que alguém havia se infiltrado propositalmente com o intuito de atingir a mansão Hua. Sendo assim, por que alguém ouviria que o alvo do assassinato era eu e não demonstraria a menor surpresa, sem sequer fazer uma única pergunta?

— A culpa disso tudo é minha, não tenho como me defender. No futuro, se tiver qualquer ressentimento, pode vir descontar em mim o quanto quiser, apenas peço que não... volte a envolvê-la — disse Wushuomo, hesitando ligeiramente em suas palavras.

Desmanchei o sorriso que trazia nos lábios e perguntei:

— Por que não a levou com você logo de uma vez? Você não gosta dela? Por que insistiu em deixá-la para trás?

Wushuomo exibiu um sorriso carregado de um certo alívio antes de responder:

— Foi escolha dela, e eu a respeito.

— Respeita a escolha dela... — retruquei. — Então me faça um favor: mate uma pessoa, e eu prometo não ir atrás dela para causar problemas.

— Não vou mais me meter nos assuntos de vocês — recusou Wushuomo, antes de me lançar um aviso: — Fiquei devendo a você, mas se futuramente voltar a perturbar Mu Yao, não ficarei de braços cruzados.

Permaneço em silêncio por um longo momento antes de responder:

— Então lembre-se de que me deve um favor incomensurável. Mais dia menos dia, virei cobrar.

Wushuomo pareceu soltar um suspiro de alívio e disse:

— Certo, estarei esperando você vir cobrar.

Assim que ele se retirou, apaguei a lâmpada a óleo e deitei-me na cama, com os olhos bem abertos, sem o menor traço de sono.

No dia seguinte, voltei a me trancar no quarto por vários dias seguidos. A primeira a perder a paciência foi Cuizhu. Aproveitando-se da ausência de Qianzhi e Yinxing, ela se jogou diante de mim e começou a bater a cabeça no chão desesperadamente.

Vendo que ela não parava, mesmo com a testa completamente vermelha, eu disse:

— Eu sei que você gosta de Hua Rongzhou, mas o que aconteceu desta vez não é algo simples.

— Não, senhora, sua criada veio aqui para confessar uma culpa — falou Cuizhu, erguendo os olhos inchados e vermelhos.

Antes que eu pudesse reagir, ela continuou:

— Cometi erros no passado, por favor, puna-me, senhora.

— Você não precisa... — tentei detê-la, mas o que ela disse em seguida me deixou paralisada.

Ela revelou:

— O guarda Hua... ele gosta da senhora, sempre gostou. Eu sabia disso desde o início e acabei cometendo muitos erros por causa disso... Aquele incidente no banquete de nomeação da concubina Mu foi arquitetado porque fui eu quem disse a ela onde o jovem mestre Hua estaria, dando-lhe a oportunidade de tramar aquilo. E no banquete do Festival do Meio Outono, fui eu que, aproveitando a confusão, me joguei em cima do guarda Hua, abrindo brecha para que o assassino pudesse nocautear a senhora e levá-la.

Senti um aperto repentino no peito e uma enorme dificuldade para respirar. A dor era vaga, mas intensa — seria por causa de quem? Ou seria o efeito colateral da palpitação de ter bloqueado uma flecha por Zhong Yelan?

Cuizhu prosseguiu, chorando copiosamente:

— Por causa dos meus próprios caprichos egoístas, cometi incontáveis pequenos atos que configuram uma grave traição. Se a senhora quiser me espancar ou me matar, não tenho o menor direito de reclamar. Mas o guarda Hua... o guarda Hua sempre colocou a vida da senhora acima da própria. Em inúmeras situações de perigo, ele arriscou a própria vida para protegê-la. Não importa o que os de fora digam, ele nunca teve a intenção de fazer mal à senhora. Posso jurar pela minha vida sobre isso. Por favor, senhora, suplico que não o deixe morrer sem prestar socorro.

Vendo que Cuizhu estava prestes a ferir a testa a ponto de sangrar, falei com a voz embargada:

— Levante-se.

Cuizhu continuou prostrada, implorando que eu lhe aplicasse um castigo. Dei meia-volta e entrei no quarto dos fundos, recuperei do chão o bracelete que havia jogado fora dias antes, guardei-o junto ao peito e saí novamente.

Encarando Cuizhu, que ainda continuava a prostrar-se, ordenei:

— Vamos, acompanhe-me ao magistrado da capital.

Ignorando o semblante radiante de Cuizhu, pus-me a caminhar, e ela me seguiu apressadamente.

A princípio, o magistrado da capital relutou em me deixar ver Hua Rongzhou, mas diante da minha insistência irredutível, acabou cedendo, permitindo a minha entrada — e apenas a minha.

Esta era a segunda vez que eu entrava numa cela. A primeira fora por causa de Hua Shen, e o lugar continuava exatamente igual: úmido e gélido.

Guiada pelo carcereiro, parei diante de uma cela onde avistei uma figura encolhida no chão, vestindo roupas grosseiras de estopa. Entrei, e a silhueta se mexeu, ajustando o tecido áspero sobre os ombros para se sentar, revelando aquele rosto tão familiar.

— Senhora, a senhora veio — Hua Rongzhou parecia ter recuperado aquela expressão lamentável de antes, olhando para mim como um cachorrinho.

Abaixei-me, agachando junto a ele, e estendi a mão com a intenção de ajeitar seus cabelos, mas ele desviou a cabeça, esquivando-se.

— Está sujo — murmurou Hua Rongzhou em voz baixa.

Uma pontada de dor atravessou meu peito. Segurei seu rosto com ambas as mãos e declarei:

— Não está sujo. Não está sujo de jeito nenhum.

Hua Rongzhou sobressaltou-se por um instante, antes de abrir um sorriso extremamente radiante.

— Você não se chama Hua, não é mesmo? — perguntei, sentando-me ao lado dele.

O olhar de Hua Rongzhou encolheu-se visivelmente antes que ele acenasse com a cabeça em sinal de confirmação.

— Então por que dizia ter o sobrenome Hua? — indaguei.

— Por causa da senhora.

Fiquei perplexa por um momento. Encarando os olhos dele, ouvi-o explicar:

— Eu... não queria o meu sobrenome antigo, então vivi sem sobrenome por muito tempo. Depois que conheci a senhora, decidi adotar um.

Olhando fixamente para mim, com uma devoção quase sagrada em seu olhar, ele pronunciou cada palavra pausadamente:

— Usar o seu sobrenome, para coroar o meu nome.

Senti um aperto na garganta e dei-lhe um leve pipipoco na cabeça:

— Bobinho... essa é uma forma de expressão usada apenas por mulheres.

— Eu não ligo — os olhos de Hua Rongzhou ardiam com um brilho inédito.

Desviei o olhar antes de continuar:

— Por que não gostava do seu sobrenome anterior? Por que quis matar... aquele comerciante rico de sobrenome Li? E de onde veio aquele bracelete?

Abri a palma da mão, revelando o adorno que repousava ali.

Hua Rongzhou baixou a cabeça antes de responder:

— Pelo visto a senhora já descobriu tudo. Por que ainda me pergunta?

— Porque eu quero ouvir da sua boca.

Puxei-o pelo ombro, forçando-o a olhar diretamente para mim.

No entanto, ao fazê-lo, ouvi-o soltar um gemido abafado de dor. Fiquei atônita e, sem hesitar, levantei a veste grosseira que ele cobria os ombros. O corpo dele estava completamente marcado por feridas... marcas de chibatadas.

— Eles tiveram a ousadia de te bater? — Uma fúria avassaladora tomou conta de mim. Levantei-me com ímpeto, decidida a ajustar contas com o carcereiro, mas a barra da minha roupa foi puxada.

Hua Rongzhou olhou para mim e implorou:

— A senhora não queria me ouvir falar?

Pesando os prós e os contras, engoli a raiva e tornei a me sentar.

Só então Hua Rongzhou começou a relatar:

— A senhora já me perguntou uma vez se eu guardava rancor daquela família rica do passado. Eu disse que não, mas a senhora não ouviu a segunda parte da frase: porque eu já o... havia matado.

Mesmo já tendo ouvido essa história da boca de Zhong Xiahua, meu coração ainda assim deu um salto doloroso.

Hua Rongzhou continuou:

— Nasci em uma aldeia do interior. Meu pai ostentava o título de letrado, mas era um homem arrogante e completamente imprestável. Quem sustentava a casa era a minha mãe. Quando eu tinha cinco anos, ela trabalhou até exaustão, adoeceu e, sem dinheiro para remédios, acabou... partindo. No ano seguinte, meu pai casou-se novamente, e a nova esposa lhe deu outro filho. Aos dez anos, houve uma grande fome na região, e aquela mulher persuadiu meu pai a me vender. Ela teve o desplante de me dizer que me escolheu para a venda porque eu era bonito, ao passo que meu irmão mais novo não tinha uma aparência agradável e não renderia um bom preço.

Ouvindo-o em silêncio, sem o interromper, percebi que aquela devia ter sido uma infância terrivelmente dolorosa.

— Não guardei rancor por ter sido vendido, apenas decidi que nunca mais usaria o sobrenome Qi. No entanto, por puro despeito, já que meu pai vivia mencionando minha falecida mãe, aquela mulher acabou me vendendo para... um comerciante rico da família Li. Aquele velho asqueroso que me comprou... era um pervertido que sentia prazer em abusar de crianças.