Capítulo 41: Dois em um – Reconciliação, plano venenoso e contra-ataque
O questionamento colérico de Qi Hengyu explodiu como um trovão no silêncio absoluto do Pavilhão Bitong. Não apenas os corações de Wanzhu e Bihe dispararam, mas até as criadas do lado de fora prenderam a respiração, cautelosas.
O cheiro irritante de álcool que impregnava o recinto, misturado ao olhar frio e furioso de Qi Hengyu, causou em Wanzhu uma sensação de náusea avassaladora. Ela não compreendia a razão da fúria dele. Afinal, ela fora atenciosa ao ponto de selecionar uma jovem graciosa para servi-lo; ele deveria aceitar o agrado com tranquilidade. Por que armar tal escândalo?
Wanzhu olhou para ele em silêncio. Viu que Qi Hengyu ainda a observava com aquele olhar de indignação que o fazia perder a compostura habitual. Sob o brilho oscilante das velas, parecia haver uma clara nota de tristeza contida ali. Era uma melancolia que surgia como o lamento de uma fera encurralada após ser ferida, despertando nela, sem motivo, um lampejo de culpa. Embora Wanzhu fosse de posição humilde, nesta disputa silenciosa, ela mantinha firmemente a vantagem.
No momento em que o impasse se arrastava, Bihe, que caíra sobre o grande divã junto à janela, não pôde mais conter as ondas de dor e soltou gemidos abafados. Wanzhu pediu a Rongbi e Bizhu que entrassem e retirassem Bihe, que estava com as vestes desarrumadas. Quando ficaram a sós, aproximou-se um passo de Qi Hengyu, tentando usar palavras suaves para dissolver sua cólera:
— Sinto-me indisposta e, temendo que o senhor não fosse bem cuidado após beber, foi por isso que pedi a Bihe que o servisse.
Se fosse em outro dia, Qi Hengyu talvez tivesse se deixado levar por essa resposta imprecisa, mas o álcool ingerido hoje lhe conferia uma obstinação incomum. Sua voz soou gélida:
— Quer dizer que aquela criada, vestida apenas com uma roupa de baixo fina, abraçando meu corpo e exibindo-se para ocupar minha cama, não foi por ordem sua? Foi iniciativa dela?
Quando ele disse isso, seus olhos pareciam faiscar com chamas cada vez mais intensas. Além da raiva, havia um sarcasmo que cortava a alma. Parecia ser a primeira vez, desde que Wanzhu entrara na residência do Duque Qi, que ele falava com ela de forma tão ríspida.
Wanzhu não conseguiu responder. Qi Hengyu, por sua vez, mediu-a da cabeça aos pés. Seu coração batia acelerado e, mesmo sob a luz bruxuleante das velas, sua visão era clara. Ele conseguia distinguir até mesmo a perplexidade genuína no rosto dela. Ela estava confusa, sem entender por que ele se recusara a aceitar Bihe. Seu olhar era puro e direto, estampando seus pensamentos com clareza. Para ela, como ela não estava bem, permitir que outra servisse o senhor era o curso natural das coisas; não era assim que funcionava na casa de qualquer homem de família, com suas concubinas ou esposas legítimas?
Foi justamente esse olhar de incompreensão que despedaçou a ilusão de Qi Hengyu de que eles eram "diferentes". Ele pensava que sua relação com Wanzhu era única, que ela confiava em seu caráter e que, entre eles, existia apenas um ao outro. Mas, parado diante dela hoje, Qi Hengyu compreendeu com clareza cristalina: não havia diferença. Wanzhu, embora o apreciasse, misturava a esse sentimento muitas outras emoções: medo, reverência e o egoísmo de consolidar sua própria posição.
O efeito do álcool em Qi Hengyu dissipou-se em grande parte. Ele permaneceu ali, imóvel diante de Wanzhu, e após um longo tempo, riu com escárnio:
— Ambos sabemos o porquê de você ter empurrado Bihe para mim.
Ele não queria suspeitar da sinceridade de Wanzhu, mas era evidente que ela não confiava em sua índole e talvez o visse apenas como um pilar de riqueza e proteção. Após dizer isso, ele se retirou, seus passos ecoando como uma tempestade, sem dar a Wanzhu chance de réplica, deixando para trás apenas uma silhueta resoluta.
Naquela mesma noite, Rongbi e a Ama Deng ficaram no corredor trocando olhares preocupados. Após hesitar por um tempo, decidiram entrar para verificar a situação de Wanzhu. A Ama Deng já havia preparado um estoque de palavras de consolo, mas, ao empurrar a porta e ver Wanzhu sentada calmamente sob a luz oscilante das velas, suas palavras perderam o propósito.
Ao ouvir o som da porta, Wanzhu deixou de lado o livro de contos, levantou-se do divã e, sorridente, disse à Ama Deng:
— Por que a ama ainda não descansou?
A Ama Deng, cujo rosto sempre revelava seus pensamentos, demonstrou um espanto genuíno ao ver Wanzhu tão indiferente ao comportamento de Qi Hengyu. Wanzhu, ao notar a postura cautelosa e hesitante da ama, não pôde evitar um sorriso:
— A ama tem algo a me dizer?
Como foi perguntado, a Ama Deng respondeu:
— Concubina, por que parece não estar nem um pouco triste?
O Jovem Mestre saiu batendo a porta; será que ela não temia que ele nunca mais voltasse ao Pavilhão Bitong?
Wanzhu segurou o braço da Ama Deng, conduziu-a até uma poltrona e, ela mesma, serviu-lhe uma xícara de chá, dizendo:
— Eu também tive um pouco de medo, mas, pensando bem, se o Jovem Mestre ficou bravo por causa de Bihe, deveria, na verdade, ficar feliz.
Pedir que Bihe servisse Qi Hengyu fora uma medida de desespero. O fato de ele ter se recusado a aceitá-la era, para ela, um bom sinal. Além disso, se aprofundasse as razões de sua recusa, isso inevitavelmente tocaria nos sentimentos dele por ela. Wanzhu percebeu, tardiamente, que a afeição de Qi Hengyu por ela talvez fosse muito maior do que imaginava.
A Ama Deng não compreendia essas nuances; ela apenas se preocupava com a posição de Wanzhu e com o risco de ele não mais pisar ali. Wanzhu, grata pela preocupação, tranquilizou-a:
— Fique tranquila, a ama. O Jovem Mestre não ficará bravo comigo para sempre.
Mesmo na pior das hipóteses, contanto que ela cuidasse bem de sua gestação e o bebê crescesse saudável, ele seria o único herdeiro de Qi Hengyu; ele não poderia ignorar isso.
*
Dois dias depois, como Qi Hengyu ainda não havia se acalmado e não voltara a dormir no Pavilhão Bitong, Wanzhu decidiu preparar ela mesma alguns doces. Com a ajuda de Bibai e Rongbi, não foi um esforço exaustivo.
Jinyu carregava a caixa de comida, seguindo os passos de Wanzhu. Levaram dois quartos de hora para ir do Pavilhão Bitong ao escritório externo. Durante o caminho, Wanzhu parava a cada portão que cruzava para descansar, temendo exaurir o bebê.
— Por que a concubina teve que vir pessoalmente? Esta serva não acredita que o Jovem Mestre aguentaria cinco dias sem visitar nosso pavilhão — comentou Jinyu.
Wanzhu sorriu sem responder. Ao ver que o escritório estava próximo, piscou de forma astuta para Jinyu:
— Mais tarde, diga algumas palavras ao seu "irmão" Jing-shuang.
Jinyu ficou tão vermelha que não tinha onde se esconder, lançando apenas um olhar de ressentimento para Wanzhu.
Wanzhu pegou a caixa de comida e, com a ajuda de Jing-shuang, a porta do escritório foi aberta. Ao entrar, viu Qi Hengyu sentado atrás de uma poltrona de madeira de rosa, praticando caligrafia. Seu semblante era severo como a geada e, ao ouvir os passos dela, ele deliberadamente nem ergueu os olhos.
— O que o senhor está escrevendo? — Wanzhu colocou o prato de doces sobre a mesa e inclinou-se para observar os caracteres.
Qi Hengyu permaneceu imóvel, deixando claro que ainda estava bravo. Wanzhu não se apressou; apenas apontou, sorridente, para os traços vigorosos e erráticos que ele escrevia:
— O coração do senhor não está em paz, por isso a escrita não está bonita.
No entanto, Qi Hengyu praticava a caligrafia de estilo regular desde os sete anos; seu traço era vigoroso, elegante e grandioso, tendo sido elogiado até pelo Imperador. Aquela jovem estava provocando-o, querendo que ele falasse. Qi Hengyu sabia disso perfeitamente e não queria cair na armadilha de Wanzhu. Contudo, seu coração, reprimido por dois dias, relaxou um pouco com a proximidade daquele perfume suave.
Wanzhu inclinou a cabeça, observando-o com atenção. Ao ver que ele mantinha os lábios cerrados, recusando-se a responder, decidiu usar sua arma secreta. Qi Hengyu era bem mais alto que ela; Wanzhu teve que ficar na ponta dos pés para levar seus lábios até a boca dele.
Após um leve selinho, vendo que Qi Hengyu ainda não reagia, ela levantou aqueles olhos úmidos e brilhantes, suplicando:
— Não fique mais bravo comigo, por favor?
O homem finalmente cedeu. Primeiro, pousou o pincel sem pressa e depois olhou para Wanzhu. Seus olhos, brilhantes como obsidiana, esconderam o distanciamento fingido e ele perguntou:
— Você sabe onde errou?
Wanzhu baixou a cabeça, com um ar desanimado:
— Sei.
Como Qi Hengyu encontrou uma saída, não quis manter a pose. Puxou Wanzhu para seus braços e perguntou detalhadamente como ela passara esses dois dias. Wanzhu, aproveitando a oportunidade, exibiu um ar melancólico, dizendo:
— Como o senhor estava bravo, fiquei triste e não consegui comer nada.
Isso atingiu o ponto fraco de Qi Hengyu. Ele franziu a testa imediatamente e ordenou que Jing-shuang fosse à cozinha pedir os pratos favoritos de Wanzhu. Jing-shuang, que esperava lá fora, apressou-se a responder, mas antes de ir, cochichou para Jinyu:
— Foi exaustivo servir o patrão nestes dois dias. Que bom que a concubina veio se desculpar, senão teríamos que andar pisando em ovos por mais tempo.
Jinyu sentiu o rosto queimar sob o olhar dele e desviou os olhos, respondendo:
— Você é que é preguiçoso.
Pouco tempo depois, Jing-shuang trouxe a comida. Qi Hengyu serviu Wanzhu pessoalmente, mas viu que ela encarava os pratos aromáticos sem apetite.
— Por que não come? — perguntou ele.
Wanzhu olhou para ele e revelou que o médico da Clínica Huichun diagnosticara sua gravidez. Ao ver a alegria no rosto de Wanzhu, Qi Hengyu foi contagiado e não pôde deixar de rir:
— Devemos contar à avó e à minha mãe imediatamente.
Wanzhu, porém, aconselhou-o com suavidade:
— O médico disse que a gestação ainda não está firme. É melhor esperar passar os três primeiros meses antes de contar a elas.
— Hum. — Qi Hengyu manteve a calma no rosto, mas por dentro estava exultante. Sua mão grande abraçou a cintura fina de Wanzhu, repousando sobre sua barriga, sentindo o calor da palma como o milagre da linhagem.
Antes, ele nunca havia esperado a chegada de um filho. Mas agora, ansiava sinceramente que a criança no ventre de Wanzhu crescesse em segurança. Era o fruto de seu sangue com o dela; só de imaginar a criança, linda e inteligente como Wanzhu, seu coração fervilhava.
Para garantir que o bebê nascesse em segurança, Qi Hengyu devorou a *Bíblia da Ginecologia* da dinastia, descobrindo os perigos do parto, o que logo dissipou sua alegria inicial. Naquele dia, ele teve que admitir sua própria verdade: ele amava Wanzhu antes mesmo da criança. Se o bebê colocasse a vida dela em risco, ele preferiria não tê-lo. Mas, se houvesse um aborto, o dano à saúde de Wanzhu também seria grave. E ela desejava tanto aquele filho.
Após passar a noite lendo, Qi Hengyu acordou com rugas de cansaço e olheiras profundas. Ele foi pessoalmente ao seu depósito privado, selecionou peças luxuosas e, após beber com o Médico Imperial Lu, explicou o motivo de sua visita.
— Minha concubina está grávida. Pode me dizer quais são os perigos que uma mulher enfrenta no parto, para que eu possa me preparar?
O médico hesitou, mas, vendo a seriedade de Qi Hengyu, pensou que ele se preocupava com o herdeiro. Para os homens daquela época, o herdeiro era o mais importante. Ele acariciou sua barba branca e respondeu com leveza:
— O Jovem Mestre pode ficar tranquilo. Minhas prescrições garantirão o feto. Se a situação for grave, podemos usar tesouras; abrir o ventre para retirar a criança é comum.
Quanto à vida da concubina, isso não estava em seus cálculos.
Qi Hengyu, que esperava conselhos práticos, empalideceu ao ouvir sobre o uso de tesouras para abrir o ventre. Se abrissem o ventre de Wanzhu, como ela sobreviveria? Ele cerrou os dentes, apertando a xícara de chá com tanta força que quase a quebrou.
O médico, percebendo a mudança na atmosfera, perguntou:
— O velho disse algo errado?
Qi Hengyu sorriu friamente e disse, palavra por palavra:
— Eu não perguntei como salvar o feto. Perguntei como salvar a vida da parturiente, a qualquer custo, mesmo que isso signifique sacrificar a criança no ventre.
*
A Velha Senhora Qi vinha sonhando com o falecido Duque e sentia o coração inquieto. Como a residência passava por um período de má sorte, ela marcou uma data para levar as mulheres da família ao Templo Anguo para oferecer incenso. Até Du Danluo, que não gostava de sair, estava na lista.
Qi Hengyu tentou encontrar uma desculpa para Wanzhu, mas ela, sentindo-se mais forte, disse:
— Primeiro, é uma ordem da avó que não devo desobedecer. Segundo, também preciso agradecer ao Buda.
Vendo que ela estava decidida, ele apenas instruiu as servas a cuidarem bem dela. Na véspera, ele cancelou um compromisso com o Príncipe Kang-ping para acompanhar as mulheres ao templo. Ele estava impecável em um traje azul-tinta, destacando-se entre todos pelo porte heroico.
Wanzhu viajou na mesma carruagem que a Senhora Li, que a cercava de cuidados, oferecendo aquecedores de mãos e doces, com um brilho de felicidade contida nos olhos ao olhar para a barriga de Wanzhu.
Ao chegarem ao templo, sob o olhar de todos, Wanzhu teve que ser amparada para caminhar até a entrada devido à náusea. Du Danluo a observava com um palpite nefasto, apertando as unhas contra a palma das mãos para manter a consciência. *Só mais hoje*, pensava ela.
Após as orações, as mulheres foram acomodadas nas alas. Como havia muitas famílias no templo, restavam poucas acomodações. A Velha Senhora ocupou uma, a Senhora Li e a Senhora Hu dividiram outra, e Du Danluo, Rong Qiyu e Wanzhu ficaram na mais isolada.
Curiosamente, Du Danluo, sempre tão exigente, parecia calma, até perguntando a Wanzhu com um sorriso:
— Dizem que o Feng Shui do Templo Anguo faz bem. A concubina Wanzhu não se sente mais revigorada aqui?
Wanzhu, cautelosa, respondia com reserva. Após algum tempo, Du Danluo saiu com suas servas, dizendo que queria ver as flores na montanha. Rong Qiyu ficou um pouco mais, trocando palavras com Wanzhu com uma estranheza fervorosa. Finalmente, após meia hora, Rong Qiyu mandou Jinyu buscar comida vegetariana junto com sua serva, Zhu-zi.
Wanzhu deu um olhar de tranquilidade a Jinyu, que se retirou. Pouco depois, Zhu-zi reclamou de dor de barriga e saiu. Rong Qiyu, vendo Wanzhu de olhos postos nela, sentiu um tremor e, ao mesmo tempo, uma inveja profunda. Se ela tivesse a beleza de Wanzhu, Qi Hengyu a notaria.
Rong Qiyu serviu um chá quente para Wanzhu, insistindo:
— Beba um pouco, irmã.
Wanzhu, que não beberia nada oferecido por elas, apenas sorriu. Ao ver que Wanzhu não tocava no chá, Rong Qiyu perdeu a paciência, mas manteve o sorriso forçado. Ela olhou ao redor, deu um sinal e a porta foi aberta. Um homem entrou.
Wanzhu não esperava que elas fossem tão ousadas a ponto de tramar algo dentro de um templo. Rong Qiyu agarrou o pulso de Wanzhu com uma força que ela não conseguia resistir, tapou sua boca com um lenço e ordenou ao homem:
— O que está esperando? Leve-a para a cama!
Wanzhu lutou desesperadamente, mas Rong Qiyu parecia ter atingido um ponto de pressão que a deixou paralisada. Sua única esperança era o punhal que Qi Hengyu lhe dera, escondido na manga.
Ela percebeu, naquele momento, que não havia mais espaço para a bondade. Se pessoas queriam destruir sua vida e a de seu filho, ela não seria mais a vítima passiva.
Apertando o punhal, aproveitando que Rong Qiyu se virou para apressar o homem, Wanzhu cravou a lâmina na garganta da rival com toda a força que pôde reunir.
O sangue jorrou, manchando suas mãos e selando, para sempre, o fim de sua inocência.