Capítulo 20 — A geleca realiza um grande feito!
Página (1/3)
O slime Puchi saltitava pelo corredor escuro, seu corpo rosado e translúcido formando uma esfera no ar, parecendo uma pequena gelatina voadora.
Antes, Puchi não ousava pular com tanta ostentação, apenas se arrastava lentamente pelas sombras do corredor. Quando encontrava demônios de alto escalão, nem sequer levantava a cabeça. Os slimes eram as criaturas de menor hierarquia nas masmorras sombrias, inferiores até mesmo aos soldados esqueletos. Toda vez que um herói invadia, eles eram usados como carne de canhão na linha de frente, transformados em pacotes de experiência para o treinamento dos heróis.
Mas hoje era diferente. Hoje — Puchi havia sido convocado pelo próprio Senhor Demônio!
E essa já era a segunda vez!
Muitos slimes morrem sem jamais terem visto o rosto do Senhor Demônio, mas Puchi já o viu duas vezes! Ele poderia se gabar disso para seus amigos por toda a vida!
Este Senhor Demônio era completamente diferente do anterior. Ele não olhava Puchi com desprezo, nem o enviava para a linha de frente como escudo humano.
Puchi jamais esqueceria da última vez em que o Senhor Demônio o fez experimentar a nova invenção, a pedra mágica de jogos. Puchi jogou com toda a seriedade, apresentando inúmeras sugestões. Ele achava que o Senhor Demônio ficaria impaciente, mas para sua surpresa, não só não se irritou, como ainda elogiou seu desempenho.
Puchi ficou tão feliz que passou o dia todo soprando bolhas douradas!
Agora, o que será que o Senhor Demônio quer com Puchi desta vez?
Puchi estava ansioso, mas logo recuperou o ânimo. Mesmo que fosse convocado para lutar contra heróis, ele aceitaria! Porque Puchi não iria ser carne de canhão; ele se sacrificaria para proteger o respeitado Senhor Demônio!
Finalmente, chegou à porta do aposento do Senhor Demônio. Puchi apertou-se para abrir uma fresta e espiar para dentro.
O Senhor Demônio estava sentado atrás de uma mesa de pedra, concentrado estudando algo. Lorde Selas e Lady Serena estavam atrás dele, com expressões graves. Puchi instintivamente percebeu que eles estavam preocupados. Algo muito sério devia estar acontecendo lá fora.
Antes que Puchi pudesse fazer algum som, o Senhor Demônio já o havia notado.
"Puchi? Entre." O Senhor Demônio indicou a mesa.
O slime rosado deu um salto e pousou na mesa com um "heicchi".
Lorin acariciou a "cabeça" do slime (ele supunha que era a cabeça, afinal slime era uma massa mole, difícil distinguir cabeça de cauda) e soltou um suspiro satisfeito.
A sensação era maravilhosa! Macio e elástico, apertar era um alívio para o estresse!
Se não fosse por ficar amassando esse slime vivo como um tarado, Lorin adoraria massageá-lo o dia inteiro.
“Cof, Puchi.” Lorin colocou o slime rosado de lado com relutância. “Chamei você aqui hoje porque preciso da sua ajuda.”
“Puchi está disposto a dar a vida pelo Senhor Demônio!” o slime respondeu com voz aguda.
“Quer dizer dar a vida, né? Onde foi que aprendeu esse ditado...” Lorin pensou.
“Lembro que slimes conseguem cuspir um tipo de muco, certo?”
Puchi deu dois pulinhos, indicando “sim”.
O muco era o ataque mais comum dos slimes. Eles se intitulavam limpadores das masmorras, pois não eram seletivos — podiam digerir desde pão comum até a espada sagrada dos heróis, sem deixar resíduos. Eles transformavam o que engoliam em muco armazenado no corpo, que na verdade era parte de sua composição. Quando em perigo, cuspiam o muco para cobrir o rosto do inimigo.
Quando o muco secava, tornava-se um sólido transparente ou translúcido. Muitos monstros achavam aquilo nojento e proibiam slimes de se aproximarem. Puchi se sentia injustiçado — seu muco era natural, biodegradável, e não poluía a masmorra. Por que discriminá-los?
“Então, por favor, cuspa um pouco de muco, não muito, preciso fazer um experimento.” Lorin ordenou.
Isso não seria problema para Puchi. Ele encheu-se de ar, seu corpo mudou do rosa para um laranja avermelhado, acumulando uma força enorme, e então...
Um jato de muco jorrou como uma fonte. Lorin e Serena desviaram agilmente, o muco voou pelo lugar, acertando Selas no rosto.
Selas ficou sem palavras.
Lorin levantou-se debaixo da mesa, observando o demônio encantador coberto por aquela substância suspeita e transparente.
“Puchi, eu disse para não cuspir tanto.” Lorin repreendeu.
“Puchi não cuspiu muito! Puchi pode cuspir mais, se quiser!” respondeu o slime com voz fina.
Lorin balançou a cabeça e pegou um punhado de muco do corpo de Selas.
A substância semi-sólida e úmida escorria entre seus dedos. Ele rapidamente usou magia para sustentar o muco e, com a mente, moldou aquela massa pegajosa...
Puchi ficou surpreso ao ver o muco comprimido em uma fina película quadrada.
Então, cuidadosamente, o Senhor Demônio pegou um lenço, limpou a poeira da pedra mágica e colou a película sobre ela.
“Sem bolhas, sem poeira, perfeito.” Ele assentiu satisfeito. “Minha habilidade com películas continua impecável.”
Embora Puchi não soubesse para que servia a película, o fato do Senhor Demônio estar satisfeito o deixava extremamente feliz!
Selas limpou o muco dos olhos e perguntou: “Senhor Demônio, isso é...?”
“Como pode ver, uma película protetora.” Lorin respondeu. “Eu a nomeei — Película Protetora Contra Radiação Mágica para os Olhos.”
Selas ficou surpreso por um tempo, gaguejando: “Mas, Senhor Demônio, o mundo não tem radiação mágica! Isso é invenção daquele repugnante jornalista e dos interesses por trás dele!”
“Claro que não existe.” Lorin respondeu com prazer. “Mas as pessoas acreditam que existe, não é? Como dizem, ‘é mais fácil espalhar boatos do que desmenti-los’. Provar que a pedra mágica não possui radiação é complicado, e os que são doutrinados pelas mentiras são difíceis de convencer. Se desmentir não adianta, só resta combater o veneno com o veneno.”
Ele acariciou a “cabeça” de Puchi. “Puchi, a partir de agora, vai ser difícil para vocês slimes, podem fazer isso?”
Puchi saltou com força. “Disposto a dar a vida pelo Senhor Demônio!”
“Quer dizer dar a vida... tanto faz.” Lorin balançou a mão. “Vá convocar os outros slimes para produzirem essas películas com urgência. Precisamos fabricar pelo menos quinhentas em três dias. Vamos começar a vender películas!”
***
Naquela manhã, a redação do jornal “O Arauto de Norelia” recebeu um visitante especial.
Ele usava um sobretudo longo até os tornozelos, grandes óculos escuros cobriam metade do rosto, e uma echarpe envolvia firmemente a outra metade. Sua aparência tão “conservadora” deixou Grace, a editora responsável pelo atendimento, sem saber se ele era homem ou mulher.
Ele — vamos chamá-lo assim — certamente assustaria muitos transeuntes se andasse pela rua, mas o Arauto de Norelia, um dos jornais mais importantes da cidade, já tinha visto de tudo, então Grace, depois do choque inicial, o recebeu naturalmente.
“Como devo chamá-lo?” Ela o convidou a sentar.
“Pode me chamar de Gust, senhora.” Ele falou com voz rouca. “Gostaria de anunciar um produto no seu jornal, é possível?”
“Claro!” Grace ficou radiante.
Anunciar no jornal era pago, com valores variando conforme o tamanho do espaço, de uma moeda de prata a uma de ouro. Anúncios na primeira página, como notícias exclusivas — por exemplo, a recente reportagem sobre os perigos da radiação mágica — custavam ainda mais. Nenhum jornal recusava dinheiro; dinheiro fácil era sempre bem-vindo!
Claro que o Arauto de Norelia não publicou a reportagem sobre radiação mágica. O autor havia procurado todos os jornais de Norelia, menos o Arauto.
Grace suspeitava que isso se devia ao seu grande apreço pela pedra mágica, que ela chamava de invenção revolucionária, chegando a entrevistar o fornecedor anão Martelo de Fogo. Se dividissem os jornais entre “a favor” e “contra” a pedra, o Arauto certamente era da primeira categoria.
Mesmo que o autor aparecesse, Grace não aceitaria o dinheiro dele.
Ela duvidava que a pedra mágica tivesse radiação, mas não entendia de magia e não tinha provas concretas. Não podia simplesmente invadir a torre dos magos e pedir testemunhas — nem que tivesse dez vidas, não ousaria.
Os outros jornais zombavam dela e do Arauto por causa de seus artigos: “Chama-se Arauto, mas não tem nenhuma visão de futuro!” Grace ficava furiosa, mas engolia o orgulho.
Deixando a questão pessoal de lado, ela se recompôs e sorriu: “Que tipo de anúncio deseja? Aluguel, venda, móveis usados, avisos de casamento ou falecimento? Desculpe, este último não é anúncio, mas também fazemos.”
“Quero anunciar um produto da minha empresa. Já escrevi o texto.”
Gust tirou um papel do bolso do sobretudo.
“Por favor, publiquem exatamente como está. O preço, podemos conversar.”
Era um anúncio de venda. Grace pegou o papel, leu rapidamente e ficou boquiaberta, quase deixando o queixo cair na mesa.
“Película protetora contra radiação mágica para os olhos...? Nunca ouvi falar...” murmurou surpresa.
“Claro, senhora, é minha nova invenção.” Gust explicou. “Sou inventor, mais precisamente cientista mágico, dedicado a estudar magia pelo método científico. Há muito tempo descobri que magia emite radiação, então criei um equipamento para me proteger. Recentemente viajei a Norelia e vi sua reportagem, só então percebi quantas pessoas sofrem por causa da radiação mágica...”
Ao falar, lágrimas espessas escorreram por trás dos óculos — ou pelo menos pareciam lágrimas, pensou Grace, mais pareciam algum líquido suspeito.
“Por isso, adaptei rapidamente a invenção e criei a ‘Película Protetora Contra Radiação Mágica para os Olhos’.” Gust continuou. “Basta colar essa película na pedra mágica de jogos para bloquear a radiação e proteger a saúde do usuário. Assim, todos poderão jogar sem medo!”
“Será mesmo tão eficaz?” Grace perguntou, admirada.
“Claro! Ouro verdadeiro não teme fogo. Pode testar! Depois de colar, a radiação da pedra cai a zero.”
Grace não podia testar, nem sabia como medir isso. Mas Gust falava com tanta confiança, sem medo da verificação, que se fosse um mentiroso, não teria coragem de dizer tal coisa.
“Isso é ótimo.” Grace bateu na mesa com entusiasmo. “Vou publicar amanhã na primeira página, pode ser?”
“Primeira página!” Gust se animou.
“Uma invenção tão importante merece isso, mesmo se não pagar um centavo, escreverei uma matéria especial!”
Publicar esse anúncio certamente daria um passo atrás para o Arauto! Grace mal podia esperar para ver quem zombaria dela depois.
“Ótimo, ótimo, primeira página, o senhor vai gostar...” Gust murmurou. “Ah, posso incluir o endereço da minha loja? Quero que os leitores vejam o anúncio e venham comprar as películas, para terem uma vida saudável e feliz.”
“Claro. Qual o endereço?” Grace pegou a caneta.
Página (2/3)
“Rua Anoitecer, 221a.”
Grace anotou rápido e parou, pensando que aquele lugar parecia familiar...
“Fica ao lado da loja de experiência de jogos mágicos?”
***
“Andy Mohawk! Você está jogando de novo!”
Uma mão arrancou a pedra mágica das mãos de Andy. Ele pulou para pegar de volta, mas ao olhar para cima, viu a mãe com rosto cheio de raiva.
Andy era estudante da Escola Secundária Cardo Montanha, pública de Norelia. Cerca de um mês atrás, passeando pela Rua Anoitecer, descobriu a loja de experiência de jogos mágicos. Curioso, logo se interessou pela pedra mágica e comprou uma com suas economias.
Logo se confirmou que foi uma ótima decisão. A pedra mágica virou febre na cidade, e quem chegava tarde não conseguia comprar. Andy virou o centro das atenções na escola, o garoto mais popular!
Mas a fama durou pouco. Há poucos dias, os principais jornais da cidade publicaram na capa que a pedra mágica emitia radiação mágica.
O pânico se espalhou. Andy, que era a estrela da escola, passou a ser evitado por todos. Alunos que antes queriam jogar com ele agora evitavam contato, como se a radiação pudesse contaminar.
Mas seu professor dizia que radiação mágica não existia. Só que a mãe não se convenceu.
Andy ficou com medo e tentou argumentar: “Mãe, é só um pouco... Já terminei o dever de casa! Você disse que podia jogar depois.”
“Agora é diferente!” Sra. Mohawk cruzou os braços, o rosto vermelho de raiva. “Não viu no jornal? Essa pedra tem radiação mágica! Vai queimar seus olhos, cozinhar seu cérebro e fazer seu corpo ficar cheio de feridas!”
“Mãe! Não é tão exagerado!” Andy gritou. “O jornal não disse isso, você está inventando! E a escola disse que não existe radiação mágica! São boatos!”
“Se não existe, por que todos os jornais dizem isso?” a mãe perguntou com raiva.
“Quem sabe?” Andy murmurou. “Talvez tenham recebido dinheiro.”
“Seu professor é um ignorante! Eu disse pro seu pai que você devia estudar numa escola particular, mas ele disse que a pública era boa, ele mesmo se formou nela. E agora?” Sra. Mohawk bufou e agarrou o braço de Andy. “Vamos!”
“Onde?” Andy choramingou.
“Vou devolver essa pedra! Não vou permitir que você seja prejudicado!”
Andy protestou: “Não vou devolver! Foi com meu dinheiro! Por que você pode fazer isso?”
“Seu dinheiro é meu! Eu decido!”
Sem forças para resistir, Andy seguiu a mãe com a cara triste.
Eles chegaram à Rua Anoitecer. Andy tinha vindo ali escondido no dia anterior e viu que a loja de jogos mágicos estava vazia e abandonada. Ficou triste por isso.
Pensou que hoje seria igual, mas ao entrar no quarteirão, viu uma fila enorme.
A cena o fez lembrar do dia do lançamento da pedra mágica, quando as ruas estavam lotadas.
“Veja, tanta gente devolvendo, minha decisão foi...” a mãe parou de falar ao perceber que a fila não era para a loja de jogos, mas para a vizinha.
A loja tinha uma placa neon colorida — “Loja de Películas Gust”.
Meninos jornaleiros pulavam pela rua vendendo jornais.
“Jornais! Jornal! Última edição do Arauto de Norelia! O inventor mágico Sr. Gust lança a ‘Película Protetora Contra Radiação Mágica’! Fiquei pasmo!”
“Choque! Revolução científica! Venha ver a incrível ‘Película Protetora Contra Radiação Mágica’! Arauto de Norelia! Dois centavos cada, preço justo para todos!”
Sra. Mohawk apertava as mãos nervosamente, olhando entre a longa fila e a loja de jogos.
Acenou para o jornaleiro: “Menino, me dá um Arauto!”
Dois meninos correram até ela e esbarraram um no outro, trocando olhares irritados.
“Nate, ela me chamou, não roube meu cliente!”
“Eu cheguei primeiro! Deixa de ser bobo, Dick!”
Andy suspirou, entregou duas moedas para Nate, que estava mais próximo, e pegou um jornal da cesta dele.
Abriu o jornal e viu na primeira página a manchete em letras grandes e chamativas —
“Cidade em polvorosa! Ele mudou a era com uma simples película!”
[Amigo, você já ouviu falar em radiação mágica? Tem medo que ela afete sua saúde e de sua família?
[Aqui vai uma boa notícia! Você não precisa mais se preocupar com radiação! O grande cientista mágico Sr. Gust trouxe a Norelia a “Película Protetora Contra Radiação Mágica” depois de dez anos de pesquisa!
[“A situação em Norelia me deixa profundamente triste. Que as pessoas só agora percebam o perigo da radiação e ainda não saibam como resistir!” disse o Sr. Gust em entrevista. “Felizmente estou aqui, talvez seja um destino dos deuses!”
[Sobre a ‘Película Protetora Contra Radiação Mágica’, esse sábio garante: “Esta é minha obra-prima, feita de extratos naturais, totalmente segura, biodegradável — a fórmula é segredo.” Ele piscou. “Coloque a película na pedra mágica e ela bloqueia a radiação, protegendo os olhos.”
[Quando perguntado sobre a eficácia, ele riu: “Posso garantir 100% de bloqueio! Se alguém provar o contrário, pago mil moedas de ouro!”]
...
Após ler a reportagem, Sra. Mohawk olhou para a fila com surpresa e dúvida.
Andy virou a página para os quadrinhos e disse: “Mãe, não acredite nisso, é invenção dos jornalistas, ou suborno — Mãe! O que você está fazendo?!”
Sra. Mohawk se aproximou de uma senhora com cachorro e perguntou com cautela: “Senhora, vocês vieram comprar essa tal película?”
“Claro!” a senhora respondeu. “Com ela, não precisamos mais temer radiação! Podemos brincar com a pedra mágica à vontade!”
Sra. Mohawk leu o jornal detalhadamente, segurou o braço de Andy e entrou na fila.
“Mãe, você não vai comprar, vai? Já disse que radiação mágica não existe! Não jogue dinheiro fora!”
“Cale a boca, pirralho!” ela respondeu com raiva. “Se não fosse pelo medo da radiação, nem gastaria um centavo com você!”
Andy piscou: “Então você concorda que eu jogue? Ei, cuidado!”
Assim que entraram na fila, uma mulher de terno elegante passou por eles e entrou na loja de jogos mágicos.
Um jovem de cabelos prateados e roupa preta saiu da loja, sorrindo para a mulher.
“Você é o dono da loja de jogos mágicos, Sr. Lorin Dungeon, da Companhia Entretenimento Dungeon?” a mulher, que carregava caderno e caneta, disse. “Sou Grace, jornalista e editora do Arauto. Posso entrevistá-lo? Só algumas perguntas.”
Andy esticou o pescoço para enxergar melhor. Ele já tinha ido à loja várias vezes, mas nunca encontrou o dono, só a bela atendente Serena. (Pensar nela fazia seu coração disparar.)
“Então é o Lorin Dungeon!” Andy murmurou.
Não era a primeira vez que via o homem de cabelos prateados, só não sabia o nome antes.
Meses atrás, ele e os amigos voltavam da escola quando encontraram um homem estranho que perguntou se gostariam de ser heróis. Andy recusou e contou a história como piada.
Agora percebeu que o estranho era Lorin Dungeon! Ele estava fazendo uma pesquisa de mercado para o jogo “Lendas do Herói”?
Com certeza! Tudo se encaixa!
Andy não queria ser herói, mas adorava “Lendas do Herói”!
Virar herói, reunir aliados, expulsar as trevas, salvar o mundo — que garoto não gosta?
Quanto à Grace, Andy também a conhecia, já tinha lido sua entrevista com o anão Martelo de Fogo!
A grande jornalista Grace entrevistando Lorin! Dois ídolos juntos! Um sonho!
“Fico feliz em conceder a entrevista, senhorita Grace.” Lorin respondeu com calma.
Grace perguntou: “Você já sabe da ‘Película Protetora Contra Radiação Mágica’ do Sr. Gust. Qual sua opinião?”
“Admiro muito a inteligência do Sr. Gust.” Lorin disse. “Não esperava que alguém resolvesse o problema da radiação mágica. Isso me deixa maravilhado. Sempre há alguém melhor e mais sábio!”
Ele suspirou exageradamente, olhando para o céu com expressão sonhadora.
Grace continuou: “O Sr. Gust abriu sua loja ao lado da sua. Você acha isso uma provocação, uma declaração de guerra? A presença dele vai afetar seu negócio?”
“De jeito nenhum. Na verdade, se ele abrisse do outro lado da cidade, eu me preocuparia. Imagine, os clientes compram minha pedra e ainda têm que atravessar Norelia para comprar a película? Que perda de tempo! Agora, só precisam virar à direita na saída. Não é melhor?”
Grace anotava tudo rápido. “Você acha que a película vai mudar seus negócios?”
Lorin sorriu radiante: “Confesso que já encomendei películas para as cinquenta pedras de demonstração da loja. Assim, os clientes poderão jogar tranquilos. Também estou planejando uma parceria estratégica com o Sr. Gust, para benefício mútuo.”
“Pode explicar melhor?” Grace perguntou animada.
Página (3/3)
“Por exemplo, todas as pedras mágicas que produzirmos já virão com a película aplicada, poupando os clientes de qualquer incômodo.”
“Isso vai aumentar seus custos? O preço das pedras vai subir?”
“Por enquanto, não pretendemos aumentar o preço. Na Dungeon Entertainment, sempre priorizamos o interesse dos clientes...”
A entrevista, sem inibições, logo atraiu uma multidão de curiosos. Nem que Andy ficasse na ponta dos pés conseguiria ver os dois. Ele se irritava por ser tão baixo. Ser baixinho nem para assistir a um evento ele servia!
Desanimado, ele voltou a pisar com os dois pés e seguiu a mãe na fila.
Depois de quase meia hora, finalmente entraram na loja.
Foram atendidos por uma mulher de cabelos azuis, que fez Andy lembrar de um conto de fadas sobre sereias que ele leu quando criança.
“Bem-vindos, senhora, senhor, como posso ajudar?” A mulher falava com um sotaque estranho, parecia estrangeira.
O Arauto disse que o inventor Gust era de fora; essa mulher devia ser sua conterrânea!
Andy pensou isso sozinho.
“Quero comprar uma película para a pedra do meu filho.” Sra. Mohawk disse nervosa.
Ela era dura com Andy, mas com assuntos mágicos, agia como qualquer pessoa comum em Norelia, cautelosa e receosa.
“Cada película custa dois e meio centavos.” A mulher de cabelo azul falou.
“Tão barato?!” Sra. Mohawk não acreditou.
“O Sr. Gust inventou a película para proteger a saúde das pessoas, o lucro é secundário.” A mulher falou solenemente.
Saúde? Andy achava uma bobagem.
Ele suspeitava que Gust e os que difamavam a pedra mágica fossem cúmplices, fabricando mentiras para lucrar vendendo a película antirradiação.
Mas não podia controlar a mãe. Ela pagou honestamente, e a mulher azul entregou a película.
“Limpe a poeira da pedra, depois remova o filme protetor inferior, cole, e então retire o filme protetor superior. Se não souber colar ou tiver medo de estragar, podemos ajudar gratuitamente, só precisa esperar um pouco. Se estiver com pressa...”
“Vocês coloquem para mim!” Sra. Mohawk colocou a película no balcão, retirou a mão, limpando as palmas no vestido para não deixar marcas na película preciosa.
A mulher azul chamou do andar de cima: “Luna! Desça aqui!”
Passos apressados, uma garota da idade de Andy desceu correndo. Seu cabelo era bagunçado, prateado com nuances acinzentadas, parecendo um pequeno lobo forte e ágil.
“Ajude essa cliente a colar a película.” A mulher ordenou.
Luna tirou um lenço e um frasco de limpador das costas como mágica, olhou para Andy e fez um sinal: “Cadê sua pedra?”
Sob o olhar impaciente da mãe, Andy tirou a pedra. Ela a envolvia em um casaco grosso, como se isso bloqueasse a radiação, e Andy abriu o casaco na frente de Luna, sentindo o rosto esquentar.
Ela deve achar que sou idiota, pensou Andy. Não queria ser subestimado.
Luna examinou a pedra.
“Você já caiu com ela?” perguntou, apontando para os cantos desgastados.
Andy corou: “Foi um acidente...”
“Você é tão desastrado!” Sra. Mohawk o repreendeu. “Uma coisa tão cara, e você estraga! Você acha que dinheiro para comprar vem do nada?”
“... Mãe, você não ia devolver?” Andy perguntou.
Ela ignorou e voltou para Luna: “Esse desgaste não atrapalha a película, certo?”
“Não, mas se continuar assim, a pedra vai quebrar.” Luna disse. “Depois só vai sobrar uma tela rachada para você jogar.”
“O que eu faço?” Andy ficou ansioso, metade preocupado com a pedra, metade feliz com a preocupação dela.
“Se quiser proteger ainda mais a pedra, recomendo...” Luna levantou o pano do balcão, revelando uma fileira de produtos.
“— capas protetoras para pedra mágica.” Ela se orgulhou. “Outra invenção do Sr. Gust! Feita de material natural, resistente e ecológica, absorve impactos. Tem modelo transparente e colorido, mais barato. Também temos versões colecionáveis, com arte autorizada por artistas famosos, um pouco mais caras. Quer proteger seu tesouro?”
***
Quando a lua alcançou o zênite, a loja de películas de Gust fechou.
Depois de despachar os últimos clientes, a mulher de cabelo azul fechou a porta, colocou a placa de “fechado”, puxou as cortinas e começou a contar o dinheiro do dia.
Uma figura alta e magra desceu cambaleando. Usava sobretudo até os tornozelos, óculos escuros, e a outra metade do rosto coberta por uma echarpe.
“Senhorita Sirena, todos foram embora?”
“Só nós aqui. Por favor, Bonez, tire os óculos! Já é noite, você está parecendo suspeito!”
“Desculpe, desculpe.” Bonez tirou os óculos e a echarpe. Seu esqueleto branco era coberto por uma camada rosada, translúcida e gelatinosa, formando músculos que sustentavam as roupas. Ao tirar o sobretudo, essa camada caiu no chão, juntando-se em um slime.
“Puchi viu, muitas clientes na loja!” o slime falou com voz fina. “Vendeu muitas películas! Puchi ajudou muito! Puchi está feliz!”
Luna e dois jornaleiros carregavam vassouras para limpar a loja. Apesar de serem crianças, tinham força surpreendente, erguiam mesas e balcões com uma mão que adultos mal levantariam.
“Não é justo! Por que você pode trabalhar na loja e a gente tem que correr na rua?” Nate reclamou alto. “Eu também quero ficar sentado confortavelmente dentro!”
Luna lançou um olhar fulminante. “É porque você é desastrado, não sabe colar película! Já estragou tantas! Puchi até chorou!”
Nate fez careta para ela. Luna bateu com a vassoura em seu traseiro. Nate gritou e uma cauda peluda apareceu por baixo da calça.
“Nate! A cauda!” seu primo Dick gritou.
“Luna! É sua culpa!”
As três crianças começaram a correr e brincar dentro da loja. A mulher de cabelo azul gritou várias vezes para pararem, mas foram ignorados.
Bonez, com medo de ser atropelado, encolheu-se no canto, fingindo ser um modelo de esqueleto humano.
A mulher suspirou e bateu na parede: “Lorin!”
Um portal brilhante azul apareceu na parede. Dele saiu uma figura. Alto, vestido de preto, como se vestisse a noite, cabelos prateados como a luz da lua, olhos vermelhos brilhantes.
As três crianças congelaram, parecendo esculturas estranhas.
“Obrigado pelo esforço, pessoal.” Lorin sorriu. “Como foi o primeiro dia da loja de películas?”
“O negócio está ótimo.” Sirena respondeu, conferindo os livros. “Você é um gênio, virou o jogo com uma estratégia simples, não só acabando com os boatos, mas ainda ganhando dinheiro!”
Lorin acenou humildemente. Não era gênio, só experiência de viver na Terra Azul.
Usar magia para combater magia, usar boatos para combater boatos.
“Mas isso ainda não acabou.” Lorin jogou água fria no entusiasmo.
Bonez perguntou: “Por quê, Lorin? Agora ninguém mais vai se preocupar com radiação, não é? Ninguém vai medir radiação de verdade.”
“Tenho um pressentimento de que o mandante por trás disso não vai desistir.” Lorin disse.
Bonez e Sirena trocaram olhares assustados.
“Quer dizer que vão inventar mais mentiras?”
“Talvez não só mentiras, mas algo... mais complicado.” Lorin olhou para as películas e capas, depois para os monstros. “Precisamos descobrir quem é o mandante.”
Bonez coçou o crânio. “Ouvi a jornalista dizer que ele enviou releases para vários jornais. Podemos tentar descobrir algo por aí. Vou dar uma passada no jornal.”
Sirena se levantou: “Posso usar minha voz para confundir os editores que receberam os releases. Eles vão me contar tudo.”
Muito arriscado. Lorin balançou a cabeça. Mandar Bonez e Sirena cuidarem da loja significava mantê-los sob os holofotes.
O trabalho nos bastidores era melhor deixar para outros monstros.
Ele coçou o queixo e olhou para o slime rosado.
“Puchi, já que vocês slimes podem mudar de forma à vontade, conseguem se espalhar numa película fina, igual a uma película protetora?”
Puchi pensou com sua pequena cabeça.
“Se forem slimes pequenos, talvez consigam!”
Lorin assentiu levemente. “Ótimo. Tenho alguns suspeitos sobre o mandante. Eles vão estudar a pedra mágica para achar a melhor forma de nos enfrentar, então eu pretendo...”