Capítulo 25: Integração da Empresa

Os Dias de Criar Jogos em Outro Mundo Quando os lábios se vão, os dentes sentem o frio 0 8353 palavras 2026-07-30 07:17:12

Página 1 de 3

A carruagem avançava pela imensidão da planície desolada. A relva outonal ondulava ao vento, Lorin conduzia as rédeas, coelhos selvagens corriam, raposas devoravam os restos de seus semelhantes, e Wolf, um distante parente canino das raposas, sentava-se na carroceria, examinando com desconfiança a metralhadora Gatling, ocasionalmente batendo os dedos no cano da arma. Luca, com a prancheta apoiada nas coxas, pintava animadamente a paisagem.

Se essa cena tão serena fosse acompanhada pela música “Vamos viver livremente juntos neste mundo turbulento”, seria perfeita.

“Acho que deveria sair mais para pintar ao ar livre, senhor Lorin,” disse Luca, satisfeito. “Diante da magnífica natureza, minha inspiração brota como uma fonte inesgotável!”

“Espero que sua inspiração seja tão abundante quando enfrentar as masmorras.”

Wolf, após mexer na metralhadora por um tempo e não entender seu mecanismo, desistiu com pesar.

“Essa coisa realmente serve para enfrentar monstros?” Ele franziu as sobrancelhas com tanta força que as rugas entre elas pareciam capazes de prender uma mosca.

Enquanto esboçava as ondulações da planície no papel, Luca respondeu: “A senhorita Yvette disse que essa metralhadora pode perfurar placas de aço, disparando 360 tiros por minuto. Colocando duas delas nos pontos altos, pode-se controlar todo o campo de batalha. Acho que monstros não seriam problema, certo?”

Wolf fez um som estranho pelo nariz, demonstrando ceticismo.

“Além disso, senhor Wolf, uma das razões importantes para o declínio dos heróis na era moderna é o avanço da tecnologia militar.”

Lorin animou-se: “Ah? Conte-me mais.”

Luca, um pouco atrapalhado pela pergunta, respondeu com hesitação: “Eu... ouvi isso da senhorita Yvette. Você sabe, ela é especialista em história. Ela disse que o declínio dos heróis tem duas causas. Primeiro, na era das armas brancas, os heróis conseguiam arrancar equipamentos valiosos das mãos dos monstros. E o armamento era poder; todo país queria ter muitos heróis. Mas com o surgimento da pólvora, a classe dos cavaleiros foi derrubada, e junto com ela, os heróis. Os países não precisavam mais de quem manejasse espada ou lança, apenas de atiradores e artilheiros. Então, para sobreviver, os heróis mudaram de profissão.

“Segundo, na era das armas brancas, os heróis equilibravam forças com os monstros, que lhes tomavam equipamentos e riquezas, atraindo mais heróis em busca desses tesouros. Mas na era moderna, com as armas de fogo, os primeiros heróis modernos saquearam as masmorras, acumulando grande riqueza inicial, esvaziando as masmorras. Os monstros não sabem fabricar armas de fogo, não podiam competir com esses heróis modernos, então não conseguiam mais tomar equipamentos. E suas armas e armaduras antigas viraram sucata. Os heróis posteriores perceberam que as masmorras não davam lucro e foram deixando de visitá-las.”

Lorin disse: “Uma perspectiva acadêmica completamente nova. Aprendi algo.”

Wolf lançou um olhar para o jovem pintor. “Você vive falando da Yvette, não tem uma opinião própria?”

“Tenho sim,” respondeu Luca com firmeza, “Minha opinião é que ‘a senhorita Yvette está certa’!”

“Isso não é opinião!”

Eles começaram a discutir animadamente. Lorin coçou a orelha, decidindo aceitar suas vozes como uma espécie de música de fundo.

Ele relaxou as rédeas, deixando os cavalos correrem livremente pela planície. Os animais corriam com afinco, sempre sentindo que uma matilha de lobos os perseguia, mas por mais rápido que corresse, nunca conseguiam despistá-los. Esse mistério tornou-se um dos maiores enigmas de suas vidas equinas.

Finalmente, a carruagem parou diante das ruínas semi-destruídas.

“Chegamos. Este é o portal da masmorra.”

Luca saltou da carruagem, olhando para a entrada escura, que exalava um frio sombrio, e sentiu um nó na garganta.

“Este lugar é tão sinistro quanto um túmulo,” murmurou. “Acho que muitos grandes heróis encontraram aqui seu fim.”

Ele baixou a cabeça, desenhou um símbolo sagrado no peito e juntou as mãos em sinal de respeito silencioso.

Wolf soltou uma risada grosseira: “Ha ha ha, você pensa demais. Os monstros nunca matam heróis, eles apenas os deixam nus no meio da estrada, para que esses gastem tudo comprando equipamentos mais caros para se vingar. Isso é uma pesca sustentável!”

“Como você sabe disso?” Luca perguntou.

Lorin empurrou Wolf com força, acertando sua base da cauda. O lobisomem pulou, segurando a coluna, com lágrimas nos olhos: “Eu... ouvi isso, ouvi da minha avó...”

Luca balançou a cabeça sério: “Você não pode levar histórias de ninar a sério, senhor Wolf. Venha, ajude-me a tirar a metralhadora.”

Quando ia levantar a lona impermeável, Lorin segurou sua mão.

“Querido Luca, tem algo que eu nunca te contei,” disse ele, “Na verdade, não precisamos da metralhadora para nos defender.”

“Mas e os monstros...”

“Eu tenho um plano infalível.” Lorin tirou três capas brancas rasgadas e entregou uma para Wolf e outra para Luca. “São capas de invisibilidade inventadas pelo cientista mágico vizinho, senhor Guste. Basta vesti-las, e os monstros não poderão ver você, mas os humanos sim. Assim, você pode observar os monstros em segurança.”

Luca arregalou a boca: “Oh, senhor Guste, já vi seu nome no jornal...” e deu um tapa na própria cabeça. “Que burro! Como pude esquecer que você trabalha com ele? Ele é o grande inventor do filme anti-radiação! Você deveria ter me contado antes, eu fui pedir emprestado armas...”

“Eu também não esperava que você conseguisse a metralhadora, mas prevenir é melhor que remediar. Se os monstros nos perseguirem, pelo menos teremos como enfrentá-los.”

Lorin empurrou Luca para entrar na frente. Após hesitar um pouco, Luca reuniu coragem e entrou na caverna. Ele confiava no talento do inventor Guste, e mais ainda em Lorin, que jamais o enganaria. Que mal haveria em confiar no senhor Lorin?

Wolf vestiu a capa branca, que para seu corpo parecia um cachecol, e perguntou em voz baixa: “Senhor Lorin, como eu não sabia que o senhor Guste inventou capas de invisibilidade?”

Lorin respondeu: “Que coincidência, eu também não sabia.”

Wolf ficou perplexo.

Os três formaram fila indiana e seguiram pelas escadas íngremes para as profundezas.

O interior da masmorra era mais iluminado do que Luca imaginava, com pedras luminosas embutidas nas paredes e enxames de mariposas-lanternas — pequenos monstros inofensivos — voando sobre suas cabeças, eliminando a necessidade de iluminação artificial.

A cripta escura estava situada em uma caverna natural, esculpida ao longo dos anos pelos próprios monstros. As paredes e o piso exibiam marcas de cortes e golpes humanos, enquanto estalactites naturais pendiam do teto.

“É realmente de tirar o fôlego!” exclamou Luca, satisfeito. “Que paisagem maravilhosa! Se não a visse com meus próprios olhos, jamais acreditaria que existisse um lugar assim no mundo! Mal posso esperar para pintar!”

“Você é bom de apreciação,” Wolf comentou com orgulho ao ouvir elogios à decoração local.

Ao contornar uma estalactite de mais de um metro, Luca parou abruptamente. Wolf quase o derrubou ao bater nas suas costas, quase lançando o pintor ao ar.

“São... slimes?” Luca apontou tremendo para um grupo de criaturas cor-de-rosa que se moviam como pudins.

Lorin assentiu: “Estamos no primeiro nível da masmorra, habitado por monstros de baixo nível. Pode chegar mais perto para observar.”

Luca, corajoso, aproximou-se dos slimes — um slime grande e uma dúzia de mini slimes. Inconscientes da aproximação humana, eles continuavam pulando e conversando em uma linguagem incompreensível.

“Essa capa de invisibilidade é boa demais...” Luca acariciou a capa branca no ombro, sua admiração pelo cientista mágico cresceu ainda mais.

Os slimes, no entanto, tinham opinião contrária.

“Alerta! Humanos chegaram!” gritou Puchi numa linguagem que só eles entendiam. “O senhor demônio ordenou que a capa branca é o sinal dos humanos! Devemos fingir que não os vemos nem ouvimos, entendido?”

Os mini slimes pularam algumas vezes em concordância.

Um slime menor perguntou timidamente: “Mas Puchi, por que temos que fazer isso?”

“É ordem do senhor demônio. Humanos estão aqui para observação, então mostraremos apenas o que queremos que vejam.” Puchi teve que repetir e decorar essa frase difícil várias vezes antes de conseguir.

Alguns mini slimes tentaram pular em Luca, mas Puchi rapidamente os puxou com um tentáculo.

“É perigoso! Humanos vão pisar em vocês como lesmas! Devem fingir que não existem, que são apenas ar! Assim não serão feridos!” Puchi ficou vermelho de raiva. “Quem não obedecer vai para o poço de ventilação para virar poeira! Quem se comportar bem vai para a oficina de filmes!”

“Viva!” comemoraram os slimes.

Trabalhar na oficina de filmes era a função mais desejada entre os slimes — leve e bem remunerada, e já havia ocorrido até brigas por essa vaga.

Luca logo cansou dos pulos dos pequenos monstros e continuou em direção ao interior da masmorra.

“E o que acha dos slimes?” Lorin perguntou.

“Minha compreensão deles é muito superficial. São criaturas interessantes e, ao mesmo tempo, assustadoras.”

“Assustadoras?” Wolf olhou para Luca com desdém. “Aqueles gelatinosos e moles?”

“Você não percebeu que são cor-de-rosa? Deve ser porque sugam sangue humano! E o grande slime ficou mais vibrante ao enrolar os pequenos com tentáculos. Isso só pode significar que os considera alimento!”

Luca estremeceu. “Que crueldade! Se não fosse essa capa, eu provavelmente teria virado prato dos slimes!”

Lorin e Wolf trocaram olhares. Agora entendia por que os humanos inventavam rumores tão estranhos. Uma imagem no começo, o resto é imaginação. Luca dizia que não tinha imaginação, ele era muito modesto.

Entraram no segundo nível da masmorra, dominado por mortos-vivos. Luca mal andou alguns passos e esbarrou em uma patrulha. Na frente estavam Guste e seus colegas esqueletos, voltando da oficina de filmes onde abriram um portal.

O ranger dos ossos arrepiou Luca. Ele quase colocou a cabeça dentro do crânio de Guste para ver a estrutura interior.

“É incrível que funcionem sem músculos...” murmurou Luca.

Atrás deles caminhava uma mulher de manto negro, magra como uma cana, cabelos brancos desgrenhados saindo do capuz, com rosto ora jovem, ora maduro, ora envelhecido.

Ao seu lado, um cavaleiro sem cabeça montava um cavalo espectral. Sua armadura enferrujada mostrava marcas de inúmeras batalhas. Ele segurava as rédeas e o capacete vazio debaixo do braço, o pescoço vazio revelando a trágica morte. Mesmo assim, mantinha postura nobre, ereto como uma lança, digno como um rei patrulhando suas terras.

“Banshee! Cavaleiro sem cabeça!” Luca acompanhou animado o cavalo espectral. Este bufou e lançou um olhar de desprezo, quase fazendo o jovem pensar que a capa falhara, mas o olhar durou só um instante — talvez o cavalo sentisse o cheiro dele.

“Entendo... é assim que são. Estou maravilhado...” Luca tirou seu caderno e desenhou rapidamente, quase soltando faíscas do carvão.

Após vários esboços, riscou as palavras “slime”, “esqueleto”, “cavaleiro sem cabeça” e “banshee”. Lorin percebeu que abaixo ainda tinha “morcego gigante vampiro”, “gárgula”, “homem-lagarto”, “sereia”, “lobisomem”, entre outros.

“Vamos continuar, não dá para conhecer tudo em um dia,” apressou Lorin.

“Conhecer...” Luca saboreou a palavra. “Senhor Lorin, a masmorra para você é como seu quintal. Sua magia deve ser muito poderosa para não temer esses monstros terríveis. Se tivesse vivido na era dos heróis, talvez teria sido um grande herói, ou um sábio que os guiasse.”

“... Que pena, minha profissão não tem nada a ver com heróis.”

Mais ainda, eram antagonistas, embora Lorin tenha ganhado muito dinheiro com jogos de heróis.

“Não tem problema não ser herói, administrar uma empresa de jogos não é melhor?” Luca tentou consolar, pensando que Lorin estivesse triste por não realizar um sonho.

Seguiram para os níveis inferiores. Luca encontrou um grupo de homens-lagarto cozinhando o jantar para os funcionários da oficina, uma sereia rouca por falar demais na oficina de filmes, várias gárgulas sentadas em colunas — na verdade, já despertas, mas fingindo estátuas para não serem descobertas.

Ao chegar no sétimo nível, Luca já riscara quase tudo da sua lista de desejos, restando só o lobisomem.

Ele espiava pelos túneis sombrios procurando pelo lobisomem.

Lorin discretamente lançou um olhar para Wolf.

Wolf recuou assustado: “Senhor Lorin, melhor deixar outro ir...”

“Você é o mais típico!” Lorin resmungou. “Não combinamos isso ontem?”

Wolf olhou para o teto com expressão tensa, lutando entre a lealdade e o desejo de fugir. Se existisse um deus protetor dos monstros, ele queria perguntar o que fez para merecer um senhor tão tirano. No fim, a lealdade venceu e ele falou, rangendo os dentes: “Senhor Lorin, estou com dor de estômago, posso voltar para a carruagem?”

Lorin deu de ombros: “Vai. Eu posso proteger o Luca sozinho.”

Luca, ouvindo seu nome, voltou curioso e viu Wolf correndo longe.

“Deve ter comido algo estragado de manhã,” lamentou Luca.

“Vamos continuar procurando o lobisomem. Ainda não exploramos aquela passagem,” disse Lorin.

Wolf, claro, não voltou à carruagem. Assim que saiu da vista de Luca, entrou por um túnel secreto conhecido só pelos monstros e alcançou uma câmara oculta. Dois lobisomens jovens, Knight e Dyke, já o esperavam obedecendo as ordens de Lorin.

“Tio Wolf, sua armadura e machado!”

O lobisomem tirou as roupas humanas, ajudado pelos jovens, vestiu a armadura do capitão da guarda e ergueu o machado de ferro meteorítico, saindo pelo túnel. Os jovens o acompanhavam como servos.

Eles patrulharam o túnel algumas vezes, esbarrando em Luca e Lorin.

“Lobisomem!” Os olhos de Luca brilharam como uma criança vendo um bolo de aniversário.

Seguiu Wolf, examinando o lobisomem da cabeça aos pés. Seu olhar era como agulhas que fizeram os pelos do lobo se eriçarem e a cauda quase virar escova. Como macho, Wolf nunca sentira o que era ser “olhado fixamente”.

“Então é assim que são os lobisomens? Eu estava errado...” Luca murmurou. “Senhor Lorin, a armadura do lobisomem é coberta de pele humana ou pelo de lobo?”

“... Isso importa?” Lorin perguntou.

“Claro que importa! Algumas pessoas adoram esses animais antropomórficos peludos! Talvez um dia tenhamos que desenhar lobisomens sem roupa para agradar esses jogadores...”

Lorin olhou com carinho para o jovem artista. Não sabia se havia furries entre os jogadores, mas Luca tinha potencial para ser um.

“Você tem razão. Devemos estar preparados.” Lorin fez um sinal para Wolf. “Seria ótimo se ele pudesse tirar a armadura. Não acha?”

Wolf fechou os punhos com raiva. Se um abismo para o inferno se abrisse diante dele, saltaria de bom grado.

Mas não tinha escolha — era ordem do senhor demônio. O que fizera para merecer servir um assim? Se soubesse, teria recusado o machado. Machado para quê? Melhor o salário.

Homem não chora fácil. Wolf engoliu as lágrimas amargas e perguntou aos jovens lobos: “Vocês não estão sentindo calor?”

Knight respondeu ingenuamente: “Não!”

Dyke pisou nele e disse: “Tio, se estiver quente, tire a armadura!”

Wolf não teve escolha e, na frente de Luca, tirou peça por peça da armadura, ficando apenas com uma calça fina.

Página 2 de 3

Luca desenhava rapidamente, quase deixando rastros com as mãos.

Terminando o esboço, voltou relutante para Lorin e riscou o último item da lista — lobisomem.

“Inspiração jorrou como uma fonte?” perguntou Lorin.

“Foi como magma explodindo, senhor Lorin! O que consegui hoje superou o que fiz no ano inteiro!” Luca falou animado. “Mal posso esperar para voltar à empresa e transformar minhas ideias em arte! Senhor Lorin, que tal trazer os novos artistas para visitar a masmorra? Seria ótimo para a criatividade deles!”

Lorin coçou o queixo: “Vamos fazer da visita à masmorra uma atividade de integração da empresa.”

“Integração?” Luca nunca ouvira essa palavra.

“São atividades para fortalecer o entrosamento da equipe. Não acha que a masmorra é ideal? Enquanto observam monstros, o ambiente sombrio e perigoso cria um efeito de elevação emocional, fazendo que os colegas se aproximem mais...”

Além disso, os funcionários monstros e humanos podem participar juntos, economizando até aluguel do espaço.

Voltaram à superfície pelo caminho de antes. Wolf já havia saído pelo atalho, mas só um pouco antes deles. Ele estava ofegante, suando muito, e tirou o casaco, ficando sem camisa. Os cavalos bufavam nervosos ao lado.

“Ah, senhor Wolf, que pena você não ter visto o lobisomem conosco. Está se sentindo melhor?” Luca examinava os músculos do peito dele.

“Não olhe!” Wolf cobriu o peito como uma donzela tímida.

“Só acho que... peludos são mais fofos,” disse Luca. “E hoje está quente mesmo, mas cuidado para não piorar a diarreia.”

“... Obrigado,” Wolf quase quebrou os dentes ao falar.

Era o entardecer. Sem pressa para voltar para Norelia, montaram acampamento nas ruínas, acenderam fogueira e compartilharam comida e vinho. Lorin fez um truque de mágica durante o jantar, tirando um coelhinho da cartola, que logo virou petisco.

Satisfeitos, desejaram boa noite, entraram na barraca e adormeceram sob as estrelas e a brisa. Se não fosse a entrada da masmorra logo ao lado, o momento teria um ar poético.

Ninguém percebeu que o céu estrelado acima deles tinha uma parte encoberta, como se alguém tivesse colocado um pano negro bloqueando uma seção.

No espaço vazio, o ar ondulou, e um olho ilusório apareceu lentamente, fixando-se na barraca abaixo, como se quisesse gravar a cena na retina.

Do vazio, dois sussurros indistintos chegaram.

“É mesmo a masmorra de Lorin? Você tem certeza?” perguntou uma voz feminina aguda.

“Sem dúvida. O mestre me ordenou vigiar ele há tempos. A loja tem campo mágico de proteção, não posso investigar nada. Só hoje que saíram da cidade pude enviar o olho vigilante,” respondeu uma voz masculina grave.

“Entraram na cripta escura! E saíram ilesos! Sabe o que fizeram lá dentro?”

“Se minha magia de detecção ultrapassasse os limites da masmorra, não estaria me submetendo ao velho! Aquela é a área do senhor demônio! É raro poder usar o olho vigilante tão perto! Outros não chegam a cinco quilômetros!”

“Calma, querido, não estou culpando você. Só digo que, se Lorin saiu inteiro daquela masmorra, sua magia é muito mais forte do que imaginamos. Ele não é um amador de rua, é um profissional! Mas não consigo pensar em escola ou local que forme magos tão bons quanto nós — talvez até melhores.” A voz feminina refletiu com interesse. “Vai reportar isso ao mestre?”

“Estou pensando... espere, o que é aquilo?!”

***

Enquanto isso, no acampamento.

Luca acordou, piscando os olhos sonolentos, e perguntou: “Senhor Lorin?”

Lorin vestiu o casaco e falou baixinho: “Vou dar uma volta.”

Luca resmungou e virou-se para dormir novamente.

Lorin abriu a barraca, olhando para o céu. Para os olhos comuns, as estrelas brilhavam como diamantes. Para um mago como ele, o olho vigilante era tão nítido quanto uma bola de cristal giratória numa boate.

Embora não soubesse quem era o bisbilhoteiro, Lorin não gostava de expor sua privacidade.

Agora, com a energia da masmorra abundante, podia usar magia à vontade. Estalou os dedos e criou um campo de força hemisférico, cobrindo o acampamento e a entrada da masmorra, bloqueando a visão do olho vigilante, e projetou uma ilusão automática na superfície da barreira.

Depois bocejou, voltou para a barraca, entrou no saco de dormir macio e começou a sonhar com o sucesso do novo jogo.

***

“Q-que... que coisa era aquela?” murmurou confuso o homem no vazio.

“O que viu?” perguntou a mulher nervosa.

“O céu da masmorra foi coberto por uma imagem estranha! Acho que é uma barreira de ocultação. Mas a imagem na barreira não reconheço... o mar, as ondas, uma pedra... a pedra se partiu e um macaco saltou, tão feliz... agora tem muitos macacos, pulando, gritando, dançando...”

“Pare com essa magia! É uma ilusão! Um ataque mental! Se você se perder nela, seu cérebro será controlado! Pare!”

O olho ilusório começou a tremer violentamente, veias vermelhas como teias cobriram o branco dos olhos. A pupila encolheu e expandiu rapidamente, e com um “puf”, o olho explodiu em milhares de partículas de poeira que se dispersaram ao vento.

Longe dali, o conjurador caiu no chão. Ao cortar a magia à força, sofreu um contra-ataque mágico. Sua cabeça latejava como se um martelo o golpeasse nas têmporas, fervendo seu cérebro.

“Está bem?” a voz feminina perguntou.

“Acho que vou ficar com dor de cabeça o dia todo...” o homem gemeu, cerrando os dentes. “Você teve sorte de não ver aquela ilusão. Era incrível, tão clara, tão real... Queria saber o destino dos macacos...”

“Ouça o que diz! Sua mente já está distorcida! Reaja!”

Ele massageou as têmporas, tentando recuperar o controle. “Foi o senhor demônio da masmorra. Invadimos seu território, então ele criou essa ilusão para nos punir!”

Respirou fundo e se recompôs. “Se Lorin saiu ileso daquele monstro, isso significa...” Ele hesitou, mas o amigo perspicaz entendeu.

— Significa que Lorin tem poder para enfrentar o senhor demônio. Ou pelo menos, sua mente é forte o suficiente para resistir às ilusões do demônio.

No passado, só heróis abençoados pelos deuses conseguiam isso.

“Vai reportar ao mestre?” perguntou a mulher.

“Não. Pelo contrário,” a voz masculina tremia, metade medo, metade excitação. “Talvez esta seja a oportunidade única que esperávamos. Vamos avisar Meyer!”

Página 3 de 3