Capítulo 43: O Mago na Torre

Os Dias de Criar Jogos em Outro Mundo Quando os lábios se vão, os dentes sentem o frio 0 7899 palavras 2026-07-30 07:17:28

«Ratos! Há ratos! Um rato muito, muito grande! Ahhhhh!»

Tila acordou aos gritos, abrindo os olhos num sobressalto.

A primeira coisa que viu foi uma enfermeira vestida com um uniforme imaculadamente branco. Ela inclinou-se sobre Tila, o rosto redondo iluminado por um sorriso gentil.

— Acordou, menina — disse ela. — Vou chamar o médico.

Tila olhou para ela e depois para a própria roupa de hospital, sentindo um calafrio percorrer-lhe a espinha.
— Isto é um hospital? — perguntou, receosa.

— Onde mais haveria de ser?

— Eu vi um rato enorme! — Tila agarrou a manga da enfermeira. — A sério! E ele falava!

A enfermeira tocou-lhe na testa com um gesto compassivo.
— A menina caiu nos esgotos, querida. Bateu com a cabeça, inalou gases tóxicos e passou dias sem comer, por isso teve alucinações.

— Mas… parecia tão real…

— Confie no parecer médico, querida. Muitos pacientes apresentam os mesmos sintomas. Há um rapaz na enfermaria masculina ao lado que também jura ter visto ratos gigantes. Deve ser influência desse jogo de magia que está na moda; o que se pensa de dia, sonha-se de noite. É natural que tenha tido alucinações.

Tila esfregou a cabeça, confusa. Lembrava-se perfeitamente da sua jornada pelos esgotos e do tempo interminável que passou trancada no laboratório pelo golem. Bem, o laboratório nos esgotos e o golem criado pelo mago, ela conseguia aceitar. Afinal, era uma habitante da capital, crescida sob a influência das novas correntes culturais, com a mente aberta; ver magia não lhe parecia estranho.

Mas um rato capaz de conversar alegremente com o Sr. Lorin?

Não, não, isso era demasiado terrível, demasiado inconcebível!

O médico chegou pouco depois. Após um breve exame, declarou que Tila não corria perigo e que teria alta no dia seguinte. Quanto ao «rato», ele insistiu que não passara de um sonho ou de um delírio.

— Se houvesse monstros debaixo da capital, nós saberíamos, não acha? — argumentou o médico com um tom paternal.

— Parece… que tem razão…

Talvez tudo tivesse sido apenas um sonho.

De qualquer forma, estava em segurança. À tarde, Lorin e Selina apareceram para a visitar, trazendo presentes. Ambos foram categóricos ao dizer que não existia rato nenhum. Como os dois insistiam na mesma história, Tila decidiu não levar o assunto mais longe.

Aceitou alegremente as flores e a fruta de Lorin e ainda foi presenteada com uma semana de férias pagas. Ganhar sem trabalhar era o paraíso; se a vida fosse sempre assim, mesmo que o patrão lhe dissesse que os seres humanos podiam ir à Lua, ela responderia apenas: «Tem toda a razão».

À hora do jantar, não querendo comer no quarto, Tila decidiu ir até à cantina do hospital. No corredor, porém, encontrou alguém que não esperava.

— Ora, ora, se não é o Sr. Robinson, do Departamento Comercial? — Tila pôs as mãos na cintura, encarando o jovem de pijama hospitalar. — O que faz aqui internado?

Robinson parecia querer fugir, olhando para ela com um ar derrotado.

— Er… Srta. Tila. Fico feliz por vê-la sã e salva — disse ele, hesitante. — E, já agora, já não trabalho no Departamento Comercial.

— Ah, foi promovido?

— Transferência lateral, apenas uma transferência.

O olhar amargurado de Robinson fez Tila suspeitar que, na verdade, tinha sido despromovido.

Tila reparou na placa mágica que ele segurava.
— Também joga o jogo de magia? Pensava que não tinha interesse nessas coisas.

— Estava a jogar «Simulador de Ratos» para passar o tempo enquanto estou aqui — explicou Robinson. — Pedi a placa emprestada à enfermaria pediátrica, ia devolvê-la agora.

— E conseguiu a recompensa?

— Consegui, sim…

— Ah, como esperado de um aluno brilhante de uma família de elite. Parabéns — disse Tila, com um leve esgar.

Robinson baixou a cabeça:
— Na verdade, não fiz grande coisa. O meu colega de quarto é um professor reformado; graças às dicas dele é que encontrei o tesouro. Só me apoiei nos ombros de um gigante.

— De qualquer forma, recebeu a recompensa, não foi? — Tila passou por ele, acenando sem se virar. — Vou jantar, até à vista.

Deu alguns passos quando, de repente, Robinson chamou por ela.

— Srta. Tila, acho que… lhe devo um pedido de desculpas — a voz de Robinson tornava-se cada vez mais baixa. — Não devia tê-la acusado sem provas. Admito que tinha preconceitos contra si. Aos seus olhos, devo parecer uma pessoa arrogante, não é? Mas só agora percebi que, na verdade, não sou nada de especial. O mundo está cheio de pessoas mais inteligentes, mais cultas, mais experientes do que eu…

Tila cruzou os braços e olhou para Robinson.

— Er… o Ministro das Finanças transferiu-me para o Departamento de Saúde e Ação Social, para trabalhar especificamente com o combate à pobreza. Lá, vou encontrar muitas pessoas que antes nunca teria tido a oportunidade de ver… ou melhor, pessoas que, mesmo vendo, eu ignoraria subconscientemente. Mas essas pessoas são a maioria da população mundial. Talvez seja bom para mim.

— Espero que não esteja apenas a dizer palavras bonitas, Sr. Robinson.

— Claro que sou sincero…

Robinson sorriu, envergonhado. Tila acenou com a mão, despedindo-se, e continuou o seu caminho para a cantina.

Enquanto vivessem na mesma cidade, haveria de se cruzar com ele noutro lugar, não haveria? E, nessa altura, que tipo de pessoa seria Robinson?

E que tipo de pessoa seria ela própria?

***

Uma semana depois, Tila recebeu alta e regressou ao trabalho, perfeitamente saudável. Foi promovida a chefe da equipa de serviços de acessórios para telemóveis, responsável por vender películas antirradiação e capas protetoras aos clientes.

Foi então que ouviu uma notícia surpreendente: o Sr. Lorin Dungeon ia regressar a Norelia!

Os funcionários ficaram desolados. Um patrão tão bom era difícil de encontrar, mesmo com uma lanterna na mão!

Tila era quem mais sentia a partida. Afinal, eram uma semana de férias pagas!

Mas compreendia que o Sr. Lorin tinha de priorizar o trabalho. A sede continuava em Norelia e a capital era apenas uma filial. O foco dele tinha de ser o desenvolvimento de jogos.

Para expressar a sua gratidão, Tila sugeriu uma festa de despedida, proposta que foi imediatamente apoiada por todos os colegas.

Lorin disse que não havia necessidade de gastos, mas, numa noite, Robinson (que já tinha sido transferido para o Departamento de Saúde e Ação Social) apareceu com um ar misterioso, dizendo que tinha um assunto urgente para tratar com ele. Lorin pensou que algo tinha corrido mal no Ministério das Finanças, mas Robinson levou-o a um bar ali perto, não ao ministério.

Mal entraram, Lorin quase ficou cego com a iluminação brilhante. Todos os funcionários saltaram de trás do balcão, segurando champanhe e balões, gritando «Surpresa!». No teto do bar, uma bola festiva rebentou, deixando cair uma faixa dourada com os dizeres: «Festa de despedida do Sr. Lorin Dungeon».

Os funcionários entregaram presentes a Lorin, na sua maioria comida. Robinson ofereceu um livro tão grosso que poderia matar alguém, uma obra monumental de matemática escrita por S. Uwen, do Departamento de Matemática do Instituto Real de Tecnologia. «Estou a estudar este livro e quero partilhar o conhecimento consigo!» Se a expressão de Robinson não fosse tão sincera, Lorin teria tido vontade de usar o livro para lhe dar na cabeça.

Tila ofereceu um gatinho de barro que ela própria moldara e pintara de azul. «O livro das ruínas dizia que um gato azul pode realizar os desejos das pessoas. Se não tivesse conhecido o Sr. Lorin, provavelmente ainda estaria na prisão ou já teria sido enviada num navio de exílio. O senhor salvou-me, por isso espero que os seus desejos também se realizem.»

Lorin aceitou os presentes com gentileza. O gato de barro azul de Tila seria usado por ele para estudar os viajantes deste mundo. O livro de Robinson acabaria, mais tarde, por se tornar um novo instrumento de tortura na Masmorra Sombria.

No dia seguinte, Lorin, acompanhado por Wolf, Selina e Ghoster, regressou diretamente à Masmorra Sombria através do portal.

Assim que atravessou o portal, Lorin ouviu um lamento longo, interrompido e incessante.

— S-r. L-o-r-i-n! Finalmente voltou!

Uma figura, Silas, atirou-se na sua direção. Ajoelhou-se diante de Lorin, abraçando-lhe as pernas com força e esfregando as lágrimas e o ranho na roupa de Lorin.

— Chega! Silas, levanta-te! Está toda a gente a olhar! Levanta-te! Queres que te aplique a punição matemática?

— Uau, seria uma honra… não! Sr. Lorin! Socorro!

Selina agarrou a orelha do irmão e puxou-o para o lado. Silas levantou a cabeça, com o rostinho banhado em lágrimas.

— Muito bem, Silas, diz-me lá: o que aconteceu?

Lorin tirou um lenço. Silas sorriu entre lágrimas, estendendo a mão, mas Lorin usou o lenço para limpar as marcas de lágrimas nas calças. O rosto do pequeno súcubo desanimou à vista de todos.

— Sr. Lorin, apareceu alguém na loja… alguém… — Silas soluçou. — Ele exigiu vê-lo… e eu tive de… voltar para a masmorra…

— Alguém o quê? — Lorin franziu a testa.

Silas respirou fundo, preparando-se psicologicamente antes de conseguir articular uma frase completa:

— Um mago! Um mago que veio da Torre!

***

Recuando um pouco no tempo, uma hora antes de Lorin regressar a Norelia. Escola Secundária de Alcachofra.

Ao som celestial da campainha, os alunos enfiaram os manuais nas mochilas, ignorando os avisos nervosos dos professores sobre os trabalhos de casa, e correram para a saída como se estivessem numa corrida de cem metros.

Andy Mohawk atirou a mochila para o ombro, com as mãos nos bolsos, e saiu calmamente da escola. Não tinha pressa de chegar a casa; o seu destino não era o lar, mas sim a loja de jogos de magia.

O pai de Andy começou a trabalhar na Dungeon Entertainment no ano passado, como assistente de apoio ao cliente. O trabalho não era fácil, pois tinha de lidar com todo o tipo de clientes excêntricos, e se a pessoa não tivesse uma mente forte, facilmente acabaria no hospital. Mas o pai de Andy não se queixava. Hoje em dia, poucas empresas estavam dispostas a contratar pessoas com deficiência. Ter um emprego para sustentar a família já era motivo de gratidão. Além disso, o trabalho era considerado «decente» por todos. Não apanhavam sol nem chuva, não precisavam de madrugar, trabalhavam oito horas por dia e tinham fins de semana livres — algo que muitos invejavam!

Nos dias em que o pai fazia o turno da manhã, Andy ia buscá-lo ao fim do dia.

A loja de jogos de magia estava em obras. Os operários penduravam uma nova placa: «Loja Oficial de Jogos de Magia». Andy não percebia a mudança de nome, mas «Loja Oficial» soava mais importante e imponente.

Ele ia dar a volta para a entrada dos funcionários quando viu um rosto conhecido na multidão.

— Sr. Mayer? — chamou Andy, surpreso.

Um jovem no meio da multidão virou-se. Tinha cabelos castanhos encaracolados, uma constituição magra e frágil, e usava óculos pesados, exalando um ar intelectual.

Sim, era mesmo o Sr. Mayer.

Era o professor de história de Andy na Secundária de Alcachofra. Andy não tinha grande interesse por história, mas gostava muito daquele professor gentil. O Sr. Mayer era sempre calmo e educado, e nunca perdia a paciência, mesmo quando os alunos eram traquinas.

Outra razão para Andy gostar dele era que o professor também era um jogador devoto dos jogos de magia. Quando a maioria das pessoas nem sabia o que eram, o Sr. Mayer já tinha comprado a sua placa mágica. Era um jogador veterano.

O Sr. Mayer era muito culto e dizia nas aulas que a radiação mágica não existia, e que isso não passava de alarmismo dos comerciantes para vender produtos. Andy concordava plenamente. Infelizmente, a sua opinião não era aceite pela maioria.

Andy correu saltitante para o professor.
— Professor, veio comprar um jogo de magia? — perguntou entusiasmado. Ser amigo do professor e trocar dicas de jogo seria fantástico!

— Não… bem, algo do género… — respondeu o Sr. Mayer de forma distraída, parecendo tão preocupado que não tinha tempo para conversar.

— Professor, será que a sua placa avariou? — Andy só conseguia imaginar essa possibilidade. — Não se preocupe, a Dungeon Entertainment oferece um ano de garantia! O meu pai diz que agora até há serviços de extensão de garantia; se não conseguirem reparar, dão-lhe uma nova!

O Sr. Mayer sorriu para Andy e afagou-lhe a cabeça. O sorriso continha uma ponta de amargura.

— E tu, o que fazes aqui? Jogar? Já fizeste os trabalhos de casa? — perguntou o professor de história.

— Acha que sou assim tão viciado? Vim buscar o meu pai, ele trabalha no apoio ao cliente — defendeu-se Andy. — E já nem jogo tanto, quando muito ajudo outros a subir de nível para ganhar algum dinheiro!

Andy ia explicar o que era «subir de nível» quando viu o pai a sair a coxear pelas traseiras da loja.

— Professor, o meu pai chegou. Adeus! — Andy acenou ao Sr. Mayer e correu para o pai.

Agarrou-se ao braço do pai para o apoiar. Pai e filho caminharam juntos entre a multidão.

O Sr. Mohawk olhou para trás, para o jovem com quem o filho falara.
— Quem era aquele? — perguntou.

— É o Sr. Mayer, o nosso professor de história.

O Sr. Mohawk manteve o olhar focado no professor por um momento significativo.
— Aquele homem… não me parece nada comum.

Andy respondeu com desdém:
— Claro que não. O Sr. Mayer é muito culto, é o professor mais popular da escola.

— Não é isso que quero dizer — o Sr. Mohawk tentou encontrar as palavras certas. — Quando trabalhava como guarda-costas na capital, vi muitas pessoas importantes. Algumas pareciam banais, mas escondiam muito. O olhar delas revelava um brilho invulgar. Acho que aquele professor também…

Andy olhou para trás, para o Sr. Mayer. Como é que ele não via brilho nenhum no olhar do professor?

O Sr. Mayer percebeu que estavam a olhar para ele e acenou em despedida. Andy acenou de volta:
— Até amanhã, professor! Lembre-se da extensão de garantia!

Depois voltou-se para o pai:
— O que está a dizer? O Sr. Mayer não tem nada de especial, é apenas o nosso professor de história.

O Sr. Mohawk murmurou um «hum» baixo. — Talvez seja impressão minha…

Os dois desapareceram na esquina. Só então o Sr. Mayer baixou o braço.

— Amanhã… talvez não nos voltemos a ver, Andy.

Sussurrou para si mesmo e, respirando fundo, entrou na loja.

Um funcionário sorridente aproximou-se imediatamente.
— Bem-vindo, senhor. Deseja experimentar a placa mágica, comprar uma placa ou um jogo?

O Sr. Mayer nem olhou para o funcionário, continuando a caminhar para o fundo da loja. Com uma voz profunda e firme, disse:
— Quero ver o vosso patrão, Lorin Dungeon.

O sorriso do funcionário congelou.
— O nosso patrão está fora em viagem de negócios…

— Eu sei. Subscrevo jornais — respondeu o Sr. Mayer calmamente.

O Sr. Lorin Dungeon estava na capital há vários dias. Embora ele não estivesse presente, os principais jornais de Norelia nunca pararam de noticiar sobre ele. Foi precisamente por ler essas notícias que o Sr. Mayer decidiu encontrar-se com Lorin.

— Senhor — o funcionário estava cada vez mais inquieto —, o nosso patrão não está mesmo. Talvez pudesse…

— Ele volta hoje — interrompeu o Sr. Mayer. — O escritório dele fica no andar de cima? Então vou esperar por ele lá.

O tom de voz de Mayer era tão calmo que o funcionário sentiu medo. Não ousou impedir aquele jovem estranho e apenas o viu subir as escadas.

Como o patrão e os diretores não estavam, o funcionário só pôde recorrer a Silas, que estava no comando.

Ao ouvir que um estranho tinha entrado à força na loja, Silas não podia ficar de braços cruzados. Desde que o Sr. Lorin se tornara famoso, apareciam sempre pessoas estranhas: jornalistas à procura de segredos, espiões de concorrentes ou oportunistas à espera de migalhas. Silas já tinha expulsado vários. Mas nunca tinha visto alguém tão arrogante.

— Humano arrogante! Vou ensinar-te uma lição!

Silas subiu as escadas a praguejar. No segundo andar, alguns funcionários do departamento de desenvolvimento trabalhavam horas extras. Encolhidos nas suas mesas, trocavam olhares de terror.

Silas abriu a porta do escritório de Lorin com um pontapé. Um jovem humano estava sentado calmamente no sofá de visitas.

— Quem és tu? — perguntou Silas, irritado.

O jovem humano inclinou a cabeça:
— Chamo-me Mike Mayer, venho visitar o Sr. Lorin.

— Isto é um escritório privado, sai daqui!

— Vim tratar de negócios.

— Não acredito em ti!

Embora Silas não fosse tão musculado como Wolf, nem possuísse a magia profunda do Rei Demónio, lidar com um humano era fácil. A masmorra estava cheia de energia mágica; bastava-lhe estalar os dedos para fazer aquele intruso voar.

Levantou a mão, pronto para lançar um feitiço.

Mas Mayer foi mais rápido.

Ouviu-se apenas o jovem recitar um encantamento e, de repente, Silas sentiu um golpe pesado no peito. As suas costas bateram na porta, que se abriu com o impacto, e ele foi atirado para trás, batendo com força na parede.

Não caiu no chão; estava preso à parede por uma força invisível. Tentou lutar, mas a força invisível prendeu-o ainda mais.

— Tu és… um mago? — conseguiu articular Silas.

Mayer assentiu.

— Da Torre?

Mayer assentiu novamente.

Os funcionários que faziam horas extras soltaram gritos sucessivos. O grito do diretor de arte, Luca Maxwell, foi o mais terrível.

— Sr. Silas! Ahhh, está bem? Somos contra a violência, contra a violência!

Ele teve a coragem de pegar numa espátula de arte e apontá-la a Mayer.

A espátula derreteu como manteiga ao lume.

Luca soltou um soluço, largou os restos da ferramenta, virou-se e abraçou-se aos colegas, a tremer.

A força invisível que pressionava o peito de Silas desapareceu de repente e ele caiu no chão. Tocou nas costelas e, para sua surpresa, não estava ferido.

— Saiam daqui! — ordenou aos outros com um olhar.

Eles correram escada abaixo, como antílopes fugindo de leões.

Silas apontou para Mayer enquanto se movia em direção à escada, queixando-se como uma criança:
— Espera por mim! Vou chamar o Sr. Lorin para te tratar!

— … Foste tu quem começou — disse Mayer com um tom de censura.

— Foste tu que entraste à força!

Dito isto, Silas correu escada abaixo, ordenou aos funcionários que fechassem a loja mais cedo, lançou uma barreira na entrada da escada (que talvez não servisse para nada, mas valia a pena tentar) e correu para a Masmorra Sombria.

E foi assim que se deu a cena de Silas chorando aos pés de Lorin.

Ao ouvir o relato de Silas, Selina foi a primeira a levar as mãos à testa.

— Foste derrotado por um humano e vens aqui chorar? Deixaste a nossa masmorra envergonhada!

— Mas ele é um mago da Torre! É do exército regular! — defendeu-se Silas.

— Se não consegues vencê-lo, podias ter tentado seduzi-lo!

Silas entrou em pânico:
— Mas ele é homem!

— Talvez ele goste disso! Experimentar não custa nada!

Lorin tapou os ouvidos, que zumbiam.
— Basta, não discutam!

Os dois calaram-se imediatamente.

— Agora não é altura para culpas. Pensem em como lidar com esse mago — disse Lorin. — Sabem por que ele me procura?

Silas abalou a cabeça:
— Ele só disse que era para negócios.

Ghoster engoliu em seco:
— A Torre dos Magos não gosta que vendamos placas mágicas e finalmente veio cá ajustar contas?

— Se fosse esse o caso, não teriam enviado apenas um — disse Selina.

— Talvez seja um batedor, ou carne para canhão, para testar as nossas capacidades.

Lorin ordenou silêncio. O que Mike Mayer queria, só saberiam quando se encontrassem.

Foram imediatamente para a Avenida do Crepúsculo.

A loja já tinha a nova placa de «Loja Oficial», uma placa iluminada que brilhava no crepúsculo. Mas as portas estavam fechadas, o interior estava silencioso e não havia clientes.

Lorin subiu ao segundo andar pelo acesso dos funcionários e ordenou que os outros guardassem a saída, para evitar que o mago fugisse ou que clientes desinformados entrassem.

O segundo andar estava em silêncio, apenas o escritório de Lorin tinha a luz acesa. Lorin caminhou cuidadosamente sobre o tapete, com passos tão leves como os de um fantasma sem peso.

Com a energia mágica do núcleo da masmorra, Lorin tinha confiança em derrotar o mago. O que o preocupava era a Torre dos Magos por detrás dele.

Embora vivesse em Norelia há tanto tempo, Lorin não sabia absolutamente nada sobre aquele edifício emblemático — na verdade, a grande maioria dos cidadãos não sabia nada.

Quantos magos havia na torre? Qual era o seu nível de magia? O que faziam lá dentro todos os dias? A quem eram amigáveis e a quem odiavam?

Para o povo de Norelia, a torre já estava lá muito antes de eles nascerem. E, provavelmente, continuaria lá muito depois de morrerem. Era como um fenómeno natural, comum e óbvio; fascinante, sim, mas não valia a pena gastar energia a investigar. De qualquer forma, não se chegaria a conclusão nenhuma.

E agora, um mago procurava-o pessoalmente. O que significava isto? Será que a Torre dos Magos usava Mike Mayer como um sacrifício, para que, se Lorin o ferisse, os magos tivessem um pretexto para declarar guerra?

Lorin empurrou cautelosamente a porta do escritório.

O jovem de cabelos castanhos sentado no sofá assustou-se ligeiramente e, ao ver quem entrava, levantou-se lentamente.

Lorin abriu um sorriso falso, enquanto absorvia discretamente energia mágica da distante masmorra através da rede invisível.

— Peço desculpa pela demora — disse ele. — Eu sou…

— O senhor é o Sr. Lorin Dungeon. Eu sei. Vi a sua fotografia nos jornais — Mike Mayer estendeu a mão.

Lorin olhou para a mão dele e permaneceu indiferente. Fechou a porta e contornou cuidadosamente Mayer em direção à sua secretária.

— Ouvi dizer pelos meus subordinados que vem da Torre dos Magos?

Mayer também começou a mover-se.
— De facto, venho da Torre dos Magos, mas não venho hoje em nome da Torre.

Os dois começaram a mover-se lentamente em torno do vaso de plantas no centro do escritório, como se dançassem.

— Ah? Então representa quem? — perguntou Lorin.

— A mim próprio. E aos meus companheiros.

— Não entendo o que quer dizer.

Mayer levou a mão ao bolso.

Lorin pensou que ele ia tirar uma arma e levantou imediatamente o livro de matemática, pronto para atacar com o poder do conhecimento.

Mayer tirou uma placa mágica.

— Quero fazer um negócio consigo — disse ele, segurando a placa com as duas mãos e estendendo-a a Lorin. — Estaria interessado em comprar o jogo que eu criei?