Capítulo 53: Dragão, mas Entregador
Houve um momento em que Luís acreditou que aquela enorme montanha vermelha desabaria sobre a cidade, arrasando a maior metrópole do continente. Ele cobriu o rosto e soltou o grito mais aterrorizante de sua vida. Sentiu o chão tremer, e não se surpreenderia se uma fenda se abrisse e o engolisse, lançando-o num abismo de enxofre e magma.
O terremoto cessou rapidamente. Luís abriu os olhos tremendo e viu aquela colossal criatura vermelha pousada com uma elegância incrível na planície diante do armazém.
— Aquilo é um dragão!
O medo que tomava Luís era o medo ancestral inscrito no sangue dos humanos diante de seres mágicos antigos e infinitamente poderosos. Mas, sob o temor, seu coração se enchia de reverência e admiração.
Que criatura imponente e bela! Embora mortal, não é a própria letalidade uma forma de beleza?
Ele amava as criaturas perigosas da natureza justamente por essa beleza.
Por um instante, Luís ficou absorto no encanto do dragão, até que percebeu que duas pessoas surgiram diante do armazém.
Uma vestia preto, tinha cabelos prateados, usava cartola e apoiava-se numa bengala civilizada.
A outra estava maquiada com exuberância e vestida de forma pomposa, como um pavão em exibição.
Luís reconheceu-os como Lorde Lorin e a senhorita Custy.
O dragão recolheu as asas, e só esse movimento já provocou uma rajada de vento feroz. Luís se abaixou para não ser levado pela ventania.
Lorin permaneceu firme, apoiado numa bengala com uma mão, segurando a cartola com a outra. Apenas o sobretudo preto e os fios prateados sob a aba do chapéu dançavam desordenadamente.
O vento ao redor gradualmente cessou.
— Que pontualidade! — disse Lorin, apertando a garra vermelha do dragão.
O dragão arqueou o pescoço com altivez, abanando a cauda com orgulho. — No caminho, encontrei o Relâmpago, aquele lagarto azul lento. Ele partiu antes de mim, mas não conseguiu me alcançar! Agora você sabe quem é o verdadeiro dragão poderoso!
Luís, atônito, despertou para a realidade. Acabara de presenciar algo impressionante: um dragão apertando a mão de Lorin!
Ele correu até a câmera, tirou a tampa da lente, focou às pressas, desejando registrar aquele momento histórico.
O toque das pontas dos dedos de dragão e humano seria tão emblemático quanto a famosa pintura no teto da catedral de Westerland, “A Deusa Criando a Humanidade”! O prêmio Clark de Fotografia Jornalística estaria garantido!
Luís disparou várias fotos seguidas.
O som do obturador chamou a atenção do dragão, que virou-se para ele, tenso e rosnando:
— Que diabos vocês estão fazendo?
— São repórteres do “Diário da Capital”, vieram fotografar para nós — explicou Lorin —, ah, talvez você não saiba o que é uma fotografia. Espere um instante.
Com um estalar dos dedos, um jornal surgiu em suas mãos.
— Veja, Vossa Honra Fênix — Lorin abriu o jornal e ergueu-o alto.
O dragão rebaixou a cabeça com desdém, franzindo o cenho:
— A escrita humana continua tão rudimentar. O que está escrito? “Ministro do Comércio visita loja de jogos mágicos”? Qual deles é o ministro do comércio? A imagem está bastante realista, retratando aquele fóssil de pele de foca com peruca.
— Esse é o ministro do comércio — respondeu Lorin.
— Tsc, os tempos mudaram, até uma foca pode ser ministro — o dragão balançou a cabeça.
— Isso é uma fotografia. Os repórteres tiram as fotos e publicam no jornal. O “Diário da Capital” é o de maior circulação da cidade, toda a população verá sua imagem heroica.
— Oh! — o dragão animou-se — então peça para tirarem mais fotos, escolham as melhores para publicar!
Ele abriu as asas, ergueu a cabeça e levantou uma garra, assumindo uma pose majestosa.
Luís emocionou-se quase às lágrimas. Que animal selvagem colaboraria tão bem com um fotógrafo? Só um dragão, um dragão capaz de se comunicar com humanos!
Ele seguiu atrás do dragão disparando fotos sem parar. Só então notou as estranhas amarras no corpo da criatura e as duas grandes caixas penduradas nos lados. Os trabalhadores do armazém descarregaram as caixas e, ao abri-las, descobriram blocos lisos de ardósia negra.
Aquilo era uma notícia bombástica não só para o país, mas para o mundo inteiro!
Luís sentia-se um sortudo que encontrara uma mina de ouro inesperada. Qual jornal conseguisse essa informação dominaria as vendas nacionais, e o repórter ficaria eternamente famoso!
Lorde Lorin fora generoso ao lhes ceder a notícia gratuitamente.
Mas ele próprio parecia descontente.
Em frente ao dragão, conferiu a quantidade das pedras e, com as mãos na cintura, falou aborrecido:
— São 350 placas, mas 69 estão danificadas, uma taxa de 19,7%! Além disso, várias têm pequenos arranhões!
O dragão respondeu indiferente:
— E daí?
— O limite que estipulei para danos é 5%. O que você fez no caminho? Um salto mortal para trás?
— Não! — respondeu o dragão honestamente — foi um giro lateral de 1080 graus, seguido de mergulho, parada brusca e voo em círculo...
Luís trocou um olhar com o repórter de texto, que rapidamente anotava tudo, murmurando:
— “Notícia: Serviço de entrega do dragão vermelho causa prejuízo significativo à Lorin Entretenimento...”
O dragão olhou furioso:
— Que diabos você está escrevendo? Quer que eu te arranque a garganta?
Mostrou os dentes afiados. Nesse instante, uma sombra azul gigante apareceu no horizonte.
Lorin ergueu a mão para proteger os olhos e observou a aproximação.
— Ah, é Vossa Honra Relâmpago.
— O segundo dragão chegara!
Luís teve sua visão de mundo abalada pela segunda vez em poucas dezenas de minutos.
Um dragão já era demais, e agora havia outro? Se não se enganava, segundo antigos bardos, o dragão vermelho Fênix e o azul Relâmpago eram inimigos mortais! Como poderiam agora trabalhar juntos para Lorin Entretenimento?
Sem tempo para pensar, Luís correu na direção do dragão azul para fotografá-lo, seguido pelo repórter de texto.
O dragão vermelho, irritado por terem o deixado para trás, gritou:
— Ei, não fiquem só tirando foto daquele! Também me fotografem! Será que não sou tão bonito quanto aquele lagarto azul?
Tentou bloquear a câmera com o corpo, mas Luís aproveitou brechas e clicou o dragão azul.
Este desceu suavemente como uma pena, pousando com uma postura ainda mais graciosa que o vermelho.
— Lorde Lorin — cumprimentou educadamente —, me desculpe pelo atraso.
— Não, não, você chegou antes do horário — respondeu Lorin com cortesia.
O dragão azul lançou um olhar para o vermelho, visivelmente frustrado:
— Chegar depois daquele lagarto vermelho é atrasar, mas acredito que voei com mais estabilidade.
Os trabalhadores descarregaram a carga do dragão azul sob a supervisão de Lorin. Luís fotografou o processo detalhadamente.
O dragão vermelho olhava com desdém, parecendo não querer participar da contagem, mas Luís notou que ele esticava o pescoço para tentar ver melhor o conteúdo trazido pelo azul.
— Impressionante — Lorin comparou à lista —, das 650 placas, apenas 10 têm danos leves. Muito melhor que o Vossa Honra Fênix.
— O quê? — reclamou o dragão vermelho — Eu voo mais rápido! Isso não significa nada!
O dragão azul sorriu com ironia:
— Às vezes, velocidade não basta, é preciso técnica. Lorde Lorin, se não me engano, danos excessivos implicam corte no salário, certo?
Lorin confirmou:
— Sim, conforme nosso acordo.
Ele tirou do bolso uma pequena placa de obsidiana, parecida com uma versão miniatura da ardósia mágica, mas com formato diferente.
Bateu nela, e uma voz mecânica e aguda de mulher soou:
— Zerando, zerando, zerando...
Lorin tocava a mini placa, explicando:
— O frete por placa é... como a taxa de dano ultrapassou 5%, será descontado... somado ao salário base, então o pagamento do Vossa Honra Fênix será...
O dragão exalou fumaça com cheiro de enxofre:
— Por quê? A velocidade não é o mais importante? Deve ser culpa daqueles anões, que já deixaram a carga danificada! Parem de descontar, já quase não me sobra nada! — virou-se para o repórter — Ei, para de fotografar! Não pode!
— Fênix, o que pretende? Vai matar esse respeitável repórter? Pense bem, eu, Relâmpago, defenderei a liberdade de expressão dele. Está querendo brigar comigo aqui?
— Que piada! Quando você, lagarto azul, entendeu algo de liberdade de expressão? Ei, Lorin, vai ficar aí parado vendo essa bagunça? Cuida desses macacos sem pelos!
— Zerando, zerando, zerando...
Apesar das grosserias dos dragões, Luís Kent sentia-se feliz como nunca!
Imagine só: no próximo mês, não, nos próximos seis meses, não precisariam se preocupar com notícias. Bastaria publicar as fotos dos dragões, contar a história deles trabalhando como entregadores, os conflitos passados e atuais, acompanhados de análises de especialistas, cartas dos leitores, fofocas... As vendas do “Diário da Capital” disparariam, e Luís já visualizava em sua mente o troféu do prêmio Clark de Fotografia Jornalística em suas mãos.
Mas ele ainda não sabia que o dia reservava mais surpresas.
Enquanto os dragões discutiam acaloradamente se velocidade ou segurança eram mais importantes, uma nuvem de poeira levantou-se em uma estrada distante. Várias locomotivas a vapor rugiam em direção ao armazém. Luís, pelo visor da câmera, percebeu que eram conduzidas por soldados fardados.
— Ai, não — murmurou para o colega —, não vai ser que o exército veio matar os dragões, né?
As carruagens pararam diante do armazém, e um jovem oficial de uniforme impecável desceu, abrindo respeitosamente a porta traseira.
De dentro saiu um idoso de cabelos e barba brancos. Parecia avô de Luís, mas seu vigor superava o de qualquer jovem. Postura ereta como uma lança, olhar afiado que fazia todos engolirem em seco, como se uma lâmina tocasse suas gargantas. Apesar da idade, os músculos sob o uniforme ainda eram impressionantes; Luís não duvidava que um soco daquele homem poderia esmagar sua cabeça.
— Meu Deus, é o marechal do exército Hornbury! — exclamou Luís, assustado — Se o senhor Lorin não explicar direito, esse veterano vai acreditar que os dragões são uma ameaça!
O repórter de texto ficou sério:
— O temperamento do velho é difícil. Pode ser que comecem a brigar aqui mesmo. Você viu que eles trouxeram metralhadoras?
— E se acontecer algum conflito, acha que nós dois, como jornalistas, temos alguma chance de mediar? Temos pelo menos alguma voz, certo?
Luís perdeu a confiança ao dizer isso. Hornbury já comandava batalhas antes dele nascer. Como convencer um homem tão experiente?
O marechal avançou com passos largos e imponentes em direção a Lorin, seguido rapidamente pelos oficiais jovens. Lorin continuava sorridente, ignorando a tempestade que se aproximava.
— Ah, não, vão brigar! Não quero ver! — lamentou Luís.
Mas então—
— Ah, senhor Lorin, continua com uma aparência tão boa!
Hornbury apertou vigorosamente a mão de Lorin, que quase teve o braço quebrado, mas permaneceu educado e sorridente:
— Não esperava a visita do marechal. Deixe-me cuidar disso, não precisa se incomodar.
— Tenho que vir pessoalmente. Os jovens do exército têm medo dos dragões, são inúteis!
Luís ficou boquiaberto ao ver o marechal cumprimentar Lorin como um velho amigo. Os oficiais cercavam o marechal, observando os dragões com cautela, mas sem intenção agressiva.
Os dragões ignoraram completamente os pequenos humanos armados, mais interessados nas carruagens do que neles mesmos.
— Veja, Relâmpago, uma caixa de ferro! — o dragão vermelho exclamou, chamando o azul — Parece que tenho memória de peixe dourado, esqueci que estávamos brigando até agora! Nunca tinha visto uma caixa de ferro tão pequena!
— Isso é uma locomotiva a vapor, seu lagarto estúpido — respondeu o dragão azul friamente.
— Eu sei que é locomotiva! Só gosto de chamar assim!
O marechal, de mãos atrás das costas, observava os dois dragões tagarelas.
Agora eles discutiam sobre por que a caixa de ferro se movia sozinha. O dragão azul acreditava ser magia, o vermelho insistia que havia um duende dentro, que pisava no pedal para fazê-la andar.
— São mais barulhentos do que imaginei — comentou o marechal cuidadosamente.
— Dragões e aves são parentes próximos. Imagine o quanto os pássaros são barulhentos — explicou Lorin.
O marechal dispensou o assunto.
— Estou curioso para saber como convenceu esses dois dragões. Muitos heróis tentaram domar dragões, mas todos viraram jantar deles. Como conseguiu?
Lorin sorriu misteriosamente:
— Segredo comercial.
O marechal avaliou Lorin, tentando decifrar seus pensamentos, mas seu rosto pálido não revelou nada, parecendo uma máscara perfeita.
Finalmente suspirou:
— Bem, conversei ontem com o ministro da defesa. Se eles quiserem viver em paz conosco, podemos reservar verba para alimentá-los, como se fossem feras famintas em um zoológico.
— Excelente! — Lorin sorriu ainda mais — Já estava preocupado onde arranjar tantas ovelhas.
— Mas há uma condição: eles não podem fazer alianças com outras nações. Pretendemos apresentá-los na próxima exposição mundial, uma ótima oportunidade para mostrar nosso poder. Embora os dragões não se considerem aliados nossos...
Lorin bateu no ombro do marechal:
— Entendo perfeitamente, marechal. Enquanto os dragões estiverem com o Reino Costeiro, mesmo que não declararem, os outros países verão isso como um dissuasor militar.
— Que bom que entende. Quanto tempo pretendem ficar na capital?
— Uma noite para descanso, amanhã retornam a Norelia.
O marechal franziu a testa:
— Onde vão passar a noite? Mesmo sem querer causar danos, com esse tamanho, um tropeço poderia destruir prédios e machucar pessoas. Pode impedir que entrem na cidade?
Lorin pensou:
— Dragões podem assumir forma humana. Assim não haveria problema.
— Mas aparentemente não querem se transformar — respondeu o marechal seco, — senão já teriam feito.
— Posso falar com eles.
Lorin chamou a atenção dos dragões com gestos:
— Vossa Honra Fênix, Vossa Honra Relâmpago, quero apresentar-lhes minha loja para que funcionários e clientes vejam sua imponência. Mas é pequena, se entrarem na forma original, o prédio desabará. Podem se transformar temporariamente em humanos?
Os dragões trocaram olhares, ponderando as consequências de aceitar ou recusar. Havia uma tensão explosiva entre eles, Luís quase podia sentir aquele barril de pólvora prestes a explodir.
Por fim, o dragão azul falou:
— Ficarei feliz em visitar sua loja, senhor Lorin. Não quero que ela desabe.
A sombra azul desapareceu num instante, e no lugar onde estivera apareceu uma criança de cabelos azul aço.
Parecia ter doze ou treze anos, idade mínima para trabalhar em fábricas, vestia um elaborado manto típico de magos de pinturas medievais, com o cabelo brilhando como metal.
Luís esfregou os olhos, mas não importava como olhasse, era uma criança de verdade!
Ele fez um gesto para Lorin, querendo perguntar se havia algum engano, mas o comerciante apenas abriu as mãos, resignado:
— Sim, este é o Vossa Honra Relâmpago. Já viveu centenas de anos como dragão, mas ainda é jovem entre eles.
Luís ficou boquiaberto por alguns segundos e então percebeu: não podia deixar essa notícia exclusiva escapar para outro!
Ergueu a câmera e disparou sem parar. O jovem de cabelos azuis posava com naturalidade.
Se o “Diário da Capital” publicasse uma edição especial com fotos em página inteira de Relâmpago, as vendas bateriam recordes.
O dragão vermelho logo ficou inquieto. Um flash amarelo interrompeu o fotógrafo. Luís levantou a cabeça e viu um garoto ruivo bloqueando Relâmpago.
Se o azul parecia um jovem aristocrata, o ruivo era um guerreiro criado em um grupo mercenário, com cabelos espetados, uma cicatriz discreta nos lábios e uma armadura negra que, embora imponente, não intimidava por ser infantil.
— Por que tirar foto desse lagarto azul? Fotografa a mim! — gritou com autoridade.
O jovem azul segurou seu rosto e empurrou-o:
— Você não aparece bem nas fotos, Fênix. Pare de envenenar os olhos humanos com essa cara feia.
— Ha! Você não entende nada! Humanos não gostam de fracos como você. Eles preferem caras fortes e viris como eu!
— Mas você não parece forte, nem viril, nem nada parecido com um macho alfa.
Os dragões começaram uma discussão infantil, mas isso não atrapalhou as fotos de Luís, que quase queimava o botão da câmera.
O marechal Hornbury e seus oficiais observavam os dois jovens, hesitantes e desanimados.
Após um tempo, o marechal murmurou:
— Senhor Lorin, não acha que está explorando trabalho infantil?
— Pela lei humana, eles já são adultos. Podem até pedir aposentadoria — respondeu Lorin.
— Estamos lutando contra essa criatura? — o marechal esfregou a testa, sofrendo — Sinto culpa... parece que bato em crianças ou idosos... algo está errado...
Lorin levou os dois dragões barulhentos para a loja. Luís quis acompanhá-los, mas decidiu voltar à redação para revelar as fotos e preparar uma edição especial antes do anoitecer. Era uma notícia exclusiva e precisavam dominar a opinião pública.
Ele deixou o repórter de texto com Lorin e disparou para a redação com o caderno de anotações repleto de símbolos difíceis.
Ao chegar, foi direto ao escritório do editor-chefe, que estava ao telefone com a esposa. O telefone foi abruptamente desligado.
— Luís, você enlouqueceu? — gritou o editor, como uma marmota.
Luís respondeu em voz alta:
— Hoje à tarde vamos lançar uma edição especial com as minhas fotos. Ligue para a gráfica, imprima dez mil... não! Cinquenta mil cópias!
O editor ficou boquiaberto. Quando recuperou o controle, Luís já havia desaparecido—mergulhado no laboratório de revelação.
— Você fotografou os dragões? — o editor batia na porta do laboratório.
— Imprima cem mil! — veio o grito do fotógrafo.
O barulho chamou a atenção de vários na redação, que apareceram nas portas.
— Devemos tirá-lo de lá? — perguntou um editor.
O chefe limpou o suor da testa e lançou um olhar fulminante:
— Seu sem noção! Não entende o que o Luís quer? Vá chamar a gráfica! Imprima quinze mil na primeira edição! Esteja pronto para mais!
A redação virou uma máquina precisa, trabalhando a pleno vapor, quase faíscando.
O editor de texto traduziu as anotações do repórter em linguagem acessível. O designer gráfico criou a diagramação rapidamente, deixando espaços para as fotos.
Na capa da edição especial, além do nome do jornal, havia apenas três palavras enormes e chamativas:
DRAGÃO! DRAGÃO! DRAGÃO!
Todos trabalhavam sem parar, nem almoçavam. O telefone tocava incessantemente, a redação parecia a bolsa de valores em dia de pregão.
Ao mesmo tempo, todos esperavam ansiosos para ver as fotos de Luís e o impacto da edição.
Quinze mil exemplares, mesmo numa cidade de mais de dois milhões como Royal, não era um número pequeno. Era um risco: se perdessem, o jornal teria prejuízo, e os exemplares extras seriam jogados fora. Mas se ganhassem...
Foi o meio-dia mais longo na história da redação do “Diário da Capital”. Todos aguardavam inquietos. O editor-chefe quase roeu as unhas até o osso.
Às duas da tarde, a porta do laboratório de revelação se abriu lentamente. Uma mão pálida apareceu, segurando um maço de fotos recém-reveladas.
Às três, a gráfica, que sempre fazia pausa nesse horário, ficou movimentada.
Às cinco, todos os jornaleiros da cidade começaram a vender freneticamente a edição especial, gritando: “Edição especial! Dragão, dragão, dragão!”
Às seis, as vinte mil cópias foram vendidas, e a gráfica teve que trabalhar até tarde, imprimindo mais. Duas máquinas chegaram a quebrar.
Às sete, hora do jantar, muitas famílias já tinham a edição especial em suas mesas.
Quem não conseguiu comprar tinha que pedir emprestado aos vizinhos ou espalhar a notícia de boca em boca.
Nas ruas, cenas inusitadas: cavalheiros bem-vestidos revirando lixeiras em busca de jornais descartados.
Os mendigos, que viviam de coletar lixo, tornaram-se figuras disputadas, pois apareciam com jornais amassados e rasgados para vender a preços exorbitantes.
Às oito da noite, só os reclusos alheios ao mundo não sabiam da “chegada dos dragões a Royal, entregando placas mágicas para Lorin Entretenimento e encontrando Lorde Lorin”.
Às dez, Luís se levantou cambaleando. Depois de horas revelando fotos, estava faminto, tonto, mal conseguia se manter em pé. Precisava comer urgentemente.
O “Diário da Capital” era um jornal matinal; nessa hora, só os plantonistas estavam na redação. Mas ao sair do laboratório, Luís foi recebido por uma multidão iluminada.
Todos os funcionários se reuniram na porta, e ao dar o primeiro passo, gritaram em uníssono:
— Viva!
O editor-chefe aproximou-se com uma garrafa de champanhe, sorriso largo. Entregaram-lhe taças, bateram nas costas e tentaram apertar as mãos de Luís.
Em quase trinta anos de vida, ele nunca fora tratado com tanta pompa.
— Vamos brindar ao herói, ao corajoso Luís, que não se intimidou diante dos dragões!
— Viva Luís! — todos gritaram.
Luís bebeu o champanhe meio atordoado, a língua anestesiada pelo espanto, sem sentir gosto algum.
— Eu só tive sorte, de verdade... E os dois dragões são até amigáveis, só gritam um com o outro...
— Oh, veja que humildade! É esse espírito que precisamos! — o editor-chefe quase sorria como uma flor — Você não comeu ainda? Venha, vou te levar para uma refeição simples, e daqui a uns dias faremos uma festa no restaurante Juniper!
A comemoração quase derrubou o teto. O editor-chefe puxou Luís, que cambaleava para fora da redação.
Nesse momento, alguém segurou o braço de Luís.
— Ei, Luís, você vai ficar famoso! Vai prosperar! Sem você, o prêmio Clark deste ano seria uma grande injustiça!
Era o assistente de fotografia, que havia passado o dia desaparecido, com as bochechas vermelhas de embriaguez, quase mordendo a língua ao falar.
— Pena que não pude fotografar os dragões hoje! Quando fico nervoso, fico com diarreia, você sabe. Vamos fotografar de novo amanhã? Prometo ajudar com os equipamentos o dia inteiro, sem cansar!
Luís olhou para aquele pequeno bajulador que o abandonara no momento crucial. Sua mente, que estivera fervilhando, esfriou instantaneamente.
Com dificuldade, sussurrou:
— Você está demitido. Vai embora!
O que o assistente respondeu, ele nem ouviu, pois o editor-chefe e os colegas cercavam Luís para levá-lo para fora da redação, subindo as escadas apertadas e saindo para a rua.
Já era noite avançada, mas havia uma multidão na porta do jornal. Luís reconheceu vários repórteres de jornais concorrentes.
Ser a redação do “Diário da Capital” e também notícia era algo realmente curioso.
Eles atravessaram a multidão em direção ao bar mais próximo. Luís costumava ir ali para comer algo durante o trabalho.
O dono do bar estava entalhando uma placa com duas pequenas esculturas de dragões e, abaixo, em letras ornamentadas, a inscrição: “Assento habitual do renomado fotógrafo de dragões Luís Kent”.
Quando chegaram à porta do bar, uma sombra enorme e leve passou sobre eles, obscurecendo a luz da lua por um instante e depois desaparecendo.
Luís ergueu o olhar, acompanhando a silhueta no céu em direção ao oeste.
— Será... Fênix?
As luzes da cidade refletiam vagamente nas escamas vermelhas da criatura.
O editor-chefe comentou:
— Ele ainda sai tão tarde? Ou melhor, tão cedo? Vai voar a noite inteira de volta para Norelia com as placas mágicas? Ah, dragões, os trabalhadores mais dedicados dos humanos!
***
De certa forma, o editor-chefe não estava enganado.
Após assumir forma humana, Fênix e Relâmpago foram levados por Lorin à Praça Lucerval para visitar a loja de jogos mágicos.
Apesar de humanos, os dois pequenos dragões atraíam olhares, especialmente das mulheres, que os contemplavam com ternura maternal.
A loja, cheia de vida, surpreendeu os dragões, que levantaram as sobrancelhas.
— Não esperava que você tivesse tanto sucesso! — comentou Fênix, parando diante da tela pendurada na parede.
Dois jogadores duelavam no “Desaparecimento das Pedras Coloridas”, especialistas em combinar gemas com velocidade e precisão, acumulando pontos em uma disputa acirrada.
A intensa competição atraía uma multidão dividida em torcidas.
— Então é isso que é um jogo mágico? — murmurou Fênix.
Parecia divertido! Alinhar três pedras elimina-las e marcar pontos. Quando mover, quando usar itens, tudo tinha estratégia!
E ainda podia jogar em duplas! Fênix chamou:
— Ei, Relâmpago, que tal jogarmos?
— Quem quer jogar isso com você? — desprezou Relâmpago — Vamos.
— Heh, acho que está com medo! Espere por mim!
Depois de visitar a loja, Lorin os levou para explorar o subterrâneo.
A rede mágica já cobria a capital e arredores, especialmente os antigos esgotos, onde o poder mágico era intenso, formando quase uma nova masmorra.
— Esses esgotos são bons. Bem melhores que as cidades humanas — comentou Fênix.
— Cidades humanas são enormes e desorganizadas, nada comparado à beleza desses esgotos — rebateu Relâmpago — É estranho que humanos prefiram morar em caixas quadradas, e não em esgotos tão bonitos. São mesmo um bando de macacos sem gosto.
Lorin pensou que não era à toa que os dragões protagonizavam os poemas de Bost.
Ao verem um portal de teletransporte desativado, ambos riram.
— Se fosse eu, destruiria a torre dos magos e cortaria o pescoço desses magos fracos!
— Ouvi dizer que o portal vai direto ao vulcão? Isso me interessa, quando tiver tempo vou tomar banho lá.
Depois da visita ao subterrâneo, já era hora do jantar. Lorin preparou muitas ovelhas para que os dragões comessem bem.
— Onde gostariam de ficar esta noite? Tenho quartos luxuosos, mas se forem para um hotel, precisam manter a forma humana.
Lorin prometeu ao marechal que não deixaria os dragões voltarem à forma original na cidade.
— Não vou dormir em quartos comuns — reclamou Relâmpago — Tem algum lugar que combine com o estilo dragônico?
Lorin não fazia ideia do que fosse esse estilo, mas se existisse um lugar do gosto dos dragões...
Pensou um pouco, então respondeu:
— Acho que sim.
Dez minutos depois, os três estavam diante da estalagem Perna de Galinha.
O lugar, velho e sombrio, parecia uma casa mal-assombrada. Lorin guardava memórias traumáticas da dona, uma mulher temida que lhe causara pesadelos.
Mas se Bost gostava da estalagem, Fênix e Relâmpago provavelmente também a apreciariam.
E foi o que aconteceu: elogiaram muito o local.
— Locais com essa beleza clássica são raros hoje em dia!
— Me lembra o ninho dos meus pais! Só que lá havia muitos inimigos mortos espalhados, aqui não. Mas, fora de casa, não se pode exigir muito.
Assim, os dois dragões passaram a noite na Perna de Galinha, sob os cuidados da dona estalajadeira. Ao sair, Lorin ouviu o barulho dela afiando uma faca. Mas não havia problema: que faca poderia cortar as escamas de um dragão?
A noite avançava, e enquanto outras partes da cidade celebravam, a área em torno da estalagem estava silenciosa.
Fênix e Relâmpago deitaram-se, ouvindo os sons vizinhos.
Quando viu que Relâmpago dormira, Fênix levantou-se silenciosamente, abriu a janela e saltou.
No ar, transformou-se em dragão e alçou voo ferozmente rumo a Norelia, mostrando os dentes enquanto voava.
— Haha, Relâmpago, durma bem, seu preguiçoso! Quando acordar, já terei voltado com as mercadorias! Desta vez voarei firme e rápido, nenhuma placa será danificada! Quero mostrar quem é o verdadeiro rei dos céus!
No oeste do continente, na fronteira do Reino Costeiro, a cidade acadêmica Norelia também viveu uma noite sem sono.
Como testemunha da aparição dos dragões, os cidadãos ainda discutiam animadamente os acontecimentos do dia.
O jornal local, “Pioneiro de Norelia”, registrava o fato histórico.
— Que sorte nascer nesta época!
— Obrigado, senhor Lorin, por nos permitir testemunhar este momento extraordinário!
O anão Ferromartelo, que já sabia da chegada dos dragões, não se interessava por notícias nem história. Organizou o turno noturno na fábrica e foi dormir cedo.
Enquanto sonhava com riquezas, armas e cabeças inimigas, a porta foi batida com força.
— Tio Ferromartelo! O dragão vermelho voltou! Levante-se!
Era o escudo de aço.
Ferromartelo resmungou, sentando-se.
— Tão tarde? Ou melhor, tão cedo... — olhou tristemente para o relógio — Como Lorin disse, um dos dragões sempre volta antes. Chamam isso de “competição interna”...
Bocejando, levantou-se e gritou para a sobrinha na porta:
— Segure ele aí, já vou! Malditos, se querem competir, que compitam sozinhos... Eu não vou me meter... Ugh! Chega dessa competição! Sou contra a competição interna!