Capítulo 157: Isso Não É Justo
O grau de curiosidade e a inteligência da heroína Yin deixavam Cheng Yun absolutamente sem palavras.
— Eu não acabei de te explicar direito?
— Hã? Ah! Não, o que eu quis dizer é... — A heroína Yin embolou-se um pouco nas palavras, demorando um bom tempo para organizar os pensamentos, até que conseguiu dizer com dificuldade: — O que eu quero dizer é que essas coisas você não viu tudo com os seus próprios olhos? Tudo o que se vê com os olhos não dá para lembrar? Para que precisa anotar? Nós guardamos as coisas na cabeça, e nunca ouvi falar de ninguém que anotasse as coisas num caderno!
— ...Você tem alguma noção na sua cabeça se dá mesmo para lembrar das coisas usando só o cérebro?
— Bem, parece que sim! — Dito isso, a heroína Yin ficou confusa de novo, piscou os olhos duas vezes e, em seguida, olhou para Cheng Yun com certa satisfação: — Senhor Estalajadeiro, o que você quer dizer é... que você também costuma esquecer algumas coisas do nada?
— Por favor, não use a palavra "também" quando estiver falando comigo. Não quero que você coloque a minha inteligência no mesmo patamar que a sua.
— Entendi... Então por que você gosta de se martirizar desse jeito? Escrever é tão cansativo! O mais cansativo que existe!
— Eu acho que não é cansativo — disse Cheng Yun com o rosto impassível.
— Ah! — A heroína Yin assentiu imediatamente, achando que tinha obtido a resposta e demonstrando entender aquelas ideias esquisitas de gente do mundo superior que o senhor estalajadeiro tinha, e não fez mais perguntas.
Cheng Yun silenciou-se novamente.
Se soubesse disso antes, deveria ter admitido de forma direta e decisiva para essa heroína que gostava de escrever, evitando ter todo esse trabalho de conversa. O pior foi que nem mesmo gastando tantas palavras conseguiu fazer com que ela entendesse o sentido de ele escrever um diário.
A heroína Yin pegou outro pedaço de maçã, enfiou-o na boca e continuou a encarar Cheng Yun com aquele olhar de quem vê um ser estranho.
Para a heroína Yin, cuja capacidade de redação não passava de oitenta caracteres, aquele monte de textos densos, sinuosos e emaranhados simplesmente lhe dava arrepios na espinha. Por isso, Cheng Yun, de cabeça baixa e concentrado na escrita, causava-lhe ainda mais admiração — ela pensava que, se um dia tivesse que escrever tanta coisa assim, com certeza teria sido capturada por inimigos e reduzida a mão de obra escrava, exatamente como aqueles civis arrastados pelo exército para construir fortificações defensivas!
— Ah, é mesmo! — A heroína Yin parecia ter se lembrado de algo de repente. — Já que é esse tal de... diário, o senhor estalajadeiro escreveu sobre mim?
— Claro.
— Logo quando eu cheguei?
— Quando você chegou, eu já tinha escrito, e é claro que agora continuo escrevendo sobre você, já que você fica pulando para cima e para baixo na minha frente o dia todo! — Cheng Yun torceu os lábios ao dizer isso. — No começo, eu não planejava escrever um diário, só comecei a fazer isso dias atrás. Por isso, agora tenho que escrever o que acontece todos os dias e ainda recuperar o passado de memória, para conseguir satisfazer um demônio chamado transtorno obsessivo-compulsivo. No momento, acabei de chegar na parte em que o General Li veio parar aqui conosco.
— Tsc, tsc... — A heroína Yin repuxou o canto da boca. Meu Deus, ter que recuperar o passado escrevendo tudo de novo, era mesmo masoquismo puro.
— Quanto tempo vai demorar para escrever tudo isso? — perguntou ela.
— Muito tempo.
— E como você me descreve nos seus escritos, estalajadeiro? — A heroína Yin de repente se interessou, fitando Cheng Yun com os olhos brilhando.
— Por que você mesma não lê? — Cheng Yun sentiu vergonha de dizer.
— Eu sou analfabeta.
— Ah.
— Você escreveu que eu sou brilhante e heroica? Alta e imponente? Com habilidades marciais extraordinárias? Hã... e também... e também diligente e trabalhadora... coisas assim. — A heroína Yin abriu levemente um sorriso e ficou encarando Cheng Yun feito bobo.
— O que diligente?
— Trabalhadora!
— Ainda não escrevi sobre isso.
— Ah, isso não é muito importante. E o resto? O resto você pelo menos escreveu, né?
Cheng Yun desviou o olhar.
— Hã? Estalajadeiro, por que você não fala nada? — A heroína Yin não percebeu absolutamente nada de errado e continuava a encarar Cheng Yun com expectativa.
— Cof, cof. — Cheng Yun pigarreou duas vezes, lançou um olhar de soslaio para a gatinha que estava deitada na borda do pequeno lago de peixes, olhando para eles de longe, e mudou de assunto: — Olha só, a gatinha não para de olhar para cá!
Ao perceberem que eles olhavam em sua direção, a gatinha virou a cabeça imediatamente, fingindo continuar a observar o interior do lago de peixes.
A pequena flor azul que ela trazia na cabeça parecia especialmente delicada.
— Hã? Ela consegue entender o que a gente fala? — espantou-se a heroína Yin.
— Claro que entende — Cheng Yun revirou os olhos. — Não vá tratá-la como uma gata comum. No quesito inteligência, você provavelmente não tem qualificações para desprezá-la.
Ao ouvir isso, a heroína Yin franziu a testa na hora e retrucou com uma expressão séria: — Eu sou muito inteligente! Meu pai, minha mãe e meu tio dizem que sou um gênio das artes marciais!
— É bem provável que haja repetição nessa sua lista de parentes aí...
— O quê? O que você quer dizer?
— N-nada, não — Cheng Yun balançou a cabeça depressa. — O que eu quis dizer é que, se o pai dela ouvir você questionando a capacidade dela de entender a fala humana, o pai dela pode ficar bravo.
— É... é isso o que significa? — resmungou a heroína Yin, franzindo o cenho. — Mas eu claramente ouvi você falar alguma coisa sobre parentes... e repetição...
— É um dialeto, você entendeu errado.
— Ah — a heroína Yin assentiu. — Estalajadeiro, se você não vai comer essa maçã, eu vou comer tudo, hein!
— Pode comer.
— Sua irmã me pediu para trazer, ela disse que para tomar sol tem que comer petisco! Senão... senão o banho de sol é em vão.
— Eu como daqui a pouco.
— Ué! Falando no diabo, a Cheng Yan está subindo aí. — A heroína Yin, dizendo isso, enfiou depressa na boca o pedaço de maçã que tinha mordido, engoliu tudo em poucas mastigadas e sentou-se quietinha em um canto.
Cheng Yun também fechou o caderno num instante, jogou a caneta junto de qualquer maneira, e o caderno e a caneta simplesmente desapareceram.
A heroína Yin ficou meio pasma por um instante.
A gatinha na borda do lago também piscou surpresa e logo voltou a virar a cabeça para contemplar os peixinhos na água.
Passado um momento, Cheng Yan subiu do andar de baixo, segurando um sorvete de casquinha e comendo enquanto caminhava. Ao ver a postura dos dois, ela não pôde deixar de torcer os lábios e disse: — Vocês ainda estão aí nessa vidinha mansa, tomando sol e tirando um cochilo!
Cheng Yun estranhou: — Um frio desses e você comendo picolé?
— Isso se chama sorvete — disse Cheng Yan calmamente, dando outra leve lambida no doce.
Enquanto falava, ela começou a examinar discretamente os arredores do terraço e logo avistou a gatinha deitada à beira do lago. A pequena flor azul enfiada na testa da gatinha fez os olhos de Cheng Yan brilharem, mas logo sua expressão tornou-se um tanto silenciosa.
Aquela flor na testa da gatinha era bonita, mas não havia sido colocada ali por ela.
— Foi você que colocou essa flor nela?
— Ora, quem mais seria?
— Você não disse que não conseguia encostar nela?!
— Eu não sei como foi, mas consegui tocar nela numa boa — disse Cheng Yun com um ar inocente. — Ela não se esquivou, não correu, só ficou deitada lá sem se mexer, então eu coloquei a flor.
— Sem se debater?
— Sem se debater.
— Sem mostrar os dentes e rosnar para te ameaçar?
— Sem nada disso.
— Sem arrancar a flor?
— Também não, ela parece ter gostado bastante da florzinha — disse Cheng Yun, soltando um bocejo.
— ... — Cheng Yan emudeceu.
Logo em seguida, passou o sorvete para a mão esquerda e caminhou na direção da gatinha: — Eu também vou tentar!
— Eu aconselho você a não fazer isso.
— Eu não vou escutar! E se ela não me rejeitar também? Eu sou tão boa com ela, compro brinquedos, compro colchonete, tigela de comida, além de sachês de carne e peixinhos, por que ela haveria de gostar de você e não de mim?
— ...Aham. — Cheng Yun estreitou os olhos.
Em menos de um minuto, sob os silvos ameaçadores da gatinha, Cheng Yan voltou caminhando com o rosto fechado.
— Is-so-não-é-jus-to!
— Hã? Quer que eu coloque uma flor em você também? — Cheng Yun abriu os olhos numa fenda bem estreita, fitando Cheng Yan, que voltara frustrada após levar um fora da gatinha e agora descarregava nele a irritação.
— ...