Capítulo 141: Galeria Viva

O Jogador da Suprema Justiça Sem Rezar Dez Cordas 2501 palavras 2026-04-01 15:25:57

Página (1/3)

Ao ver a mensagem enviada por Anan, Ganso do Vento Saboroso ficou atônito por um instante.

Logo depois, porém, entendeu rapidamente:

Sim, aquilo era realmente necessário.

— Este amigo é inteligente. Não se deixou limitar pelo pensamento habitual. Tem metade da minha perspicácia.

O velho ganso fez um elogio casual:

— Eu não li a carta agora há pouco porque, por instinto, achei que seu conteúdo fosse igual ao do Deus-Criança anterior. Mas estamos em um ambiente novo; de fato, era preciso confirmar mais uma vez...

Enquanto falava, abriu o envelope.

Dentro havia, como de costume, um fragmento do diário de Elei.

Enquanto se preparava para fazer a demonstração habitual, Ganso do Vento Saboroso percebeu.

A menção, naquele diário, de que “o quadro de Amós está pendurado na parede e parece um cadáver do lado de fora da janela” era, na verdade, uma espécie de sugestão psicológica.

Depois que a Criança Errante terminasse de ler a carta e voltasse a olhar para os cadáveres no salão, só então poderia perceber que “o quadro havia se transformado em um cadáver”. Era justamente por causa da preparação criada pela carta que o medo se tornava mais profundo por já ter sido antecipado — ou, melhor dizendo, porque a pessoa conseguia reagir imediatamente.

Essa era uma técnica utilizada em muitos jogos e filmes de terror.

Os criadores misturavam informações fragmentárias às informações principais e as entregavam ao público, usando a curiosidade, o medo e outros sentimentos para prender sua atenção.

Por exemplo, ao “ver manchas de sangue de repente”, o público ficava tenso; ao “ver alguém de costas ou com a cabeça baixa”, sentia instintivamente vontade de descobrir seu rosto; ao ver “um grupo de pessoas reunido”, queria saber o que havia no meio; depois de encontrar um “armário trancado” ou entrar em um “espaço fechado”, queria descobrir o que havia lá dentro.

Esse princípio tinha uma aplicação simples.

Anos atrás, algumas imagens assustadoras haviam circulado pela internet. Em termos gerais, eram parecidas com aquelas pontes suspensas muito compridas que, ao serem roladas até o fim, de repente revelavam um rosto fantasmagórico.

Isso acontecia porque, durante a rolagem, a curiosidade subconsciente da pessoa era despertada. Assim, ao se deparar com o rosto fantasmagórico, ela percebia o horror imediatamente, em vez de ficar paralisada por um instante antes de reagir — e, sem dúvida, esta última reação diluía muito o medo.

O mesmo valia para os sustos ao se virar depois de chegar ao fim do caminho e para aqueles que aconteciam ao abrir uma porta ao entrar em um espaço desconhecido. Só por despertar plenamente a curiosidade era possível fazer com que a pessoa, no estado em que sua capacidade de aprendizado e sua sensibilidade estavam no auge, fosse exposta diretamente às coisas assustadoras.

Somente quem tivesse lido aquela carta conseguiria perceber com clareza o horror de o quadro se transformar em um cadáver. E, quando a sombra mudasse, a primeira coisa que surgiria em sua mente seria “há alguém do lado de fora da janela”, em vez de pensar que seus olhos haviam se enganado ou que tinha visto errado.

Então surgiu a questão.

A carta estava no quarto andar; em princípio, ela não servia para nada.

Talvez fosse usada para obter a chave que tiraria o diário do armário... assim como, no segundo andar, a faca servia para pegar o tomate.

Se o tomate representava alimento e sangue, e a faca representava corte e morte, então o diário e seus fragmentos certamente também prenunciavam alguma coisa...

— Não... não era só isso.

Página (1/3)

Página (2/3)

Se, no segundo andar, alguém obtivesse a faca, mas não entrasse no pesadelo daquele andar... e fosse diretamente para o terceiro, o que aconteceria?

No terceiro andar, estaria segurando uma arma. Talvez, assim, não ficasse em tamanha desvantagem diante do Homem do Martelo.

Com sorte, talvez conseguisse repeli-lo uma vez...

Os pensamentos de Ganso do Vento Saboroso giraram a toda velocidade, enquanto ele murmurava:

— É isso... é isso...

— Se, no primeiro andar, pegássemos as roupas e, no segundo, a faca, poderíamos esconder a faca dentro das roupas. Se, depois de pegar o diário, tivéssemos avançado sem hesitar, poderíamos fazer com que o Homem do Martelo aparecesse diretamente atrás de nós.

— Nesse momento, ele estaria perto o bastante de Amós para ser ferido pela faca!

Ganso do Vento Saboroso subitamente compreendeu tudo.

Anan também entendeu o que ele queria dizer:

— ... Então é isso. Agora entendo perfeitamente.

Anan murmurou em voz baixa:

— A razão pela qual não havia um pesadelo no primeiro andar era que não havia nada na vitrine daquele andar.

— Havia uma peça de roupa no cabideiro. Isso sugeria que “existe um caminho além do pesadelo”. Ou seja, a existência do subsolo.

— Na vitrine do segundo andar havia um tomate, e a chave era a faca. Quando o tomate era cortado com a faca, escorria uma grande quantidade de sangue... Isso sugeria que aqueles andarilhos haviam sido atraídos até ali por causa de comida. Talvez o destino deles... fosse serem transformados em suco. A língua dentro do tomate talvez representasse a eloquência de Amós e a maneira deliberada como ele os enganava para fazê-los cair em sua armadilha.

— Sendo assim... as sombras negras esmagadas sob o lustre talvez sejam aqueles andarilhos.

Anan se lembrou do sangue e da carne negra espalhados por todo o porão na transmissão de Um a Um.

Aquilo definitivamente não correspondia ao volume de uma ou duas pessoas.

Mas, se todos os andarilhos enganados por ele tivessem sido mortos e jogados no porão para sangrar... então a quantidade faria sentido.

Anan batucava de leve os dedos na coxa, enquanto o brilho em seus olhos se tornava cada vez mais intenso:

— E as palavras-chave do terceiro andar são o diário e seus fragmentos. O diário sem dúvida aponta para a informação crucial sobre o “escritório”, mencionada no diário de Elei. Já os fragmentos aludem ao ritual do Senhor dos Ossos. O ato de arrancar uma página do diário... sem dúvida também prenuncia o destino de Elei, cujos “olhos” e “cabelos” seriam tomados depois do fim do ritual.

O mecanismo central daquela masmorra não era outra coisa...

Era a vitrine!

O que quer que houvesse dentro da vitrine representava a palavra-chave do pesadelo daquele andar!

E o que deveria estar originalmente dentro da vitrine?

Página (2/3)

Página (3/3)

Um quadro!

Pensando bem, e a alucinação em que Jiu’er caiu no segundo andar...

Será que era por isso que aquelas pequenas masmorras apareciam como “Galeria: XXX”?

Porque, na realidade, eles estavam dentro das alucinações criadas pelas obras de Amós...

— Não, não está certo.

Os jogadores interpretavam o próprio Amós.

Portanto, aquilo deveria significar que Amós havia entrado na alucinação que ele mesmo criara...

Anan percebeu de repente um ponto fundamental que ele, os jogadores e os sacerdotes do Duque de Prata haviam ignorado.

Ao que tudo indicava, eles haviam associado inconscientemente os elementos aterrorizantes espalhados por toda parte naquela masmorra da galeria ao Homem do Martelo que perseguia Amós.

Mas e se...

Aquelas armadilhas assustadoras não estivessem do mesmo lado que o Homem do Martelo?

E se aquela galeria interminável, andar após andar...

fosse, na verdade, um meio de fuga criado pelo próprio Amós?

Não era impossível.

No segundo andar, Jiu’er já havia demonstrado isso a Anan. Amós podia controlar livremente o espaço dentro daquele edifício... conseguia criar com facilidade estruturas arquitetônicas complexas, distorcidas e caóticas.

O que ele não conseguia fazer era determinar a localização das outras pessoas.

Então, de repente, uma ideia surgiu na mente de Anan.

No segundo andar, o Homem do Martelo desaparecera subitamente enquanto perseguia sua presa... e, durante a perseguição no terceiro andar, não conseguira entrar pela porta principal.

Talvez isso acontecesse porque aquela galeria complexa e aterrorizante...

estava, na verdade, ajudando Amós a escapar!

Página (3/3)