Capítulo 150: Que oni-san valioso
Fumimi sentia-se um pouco orgulhosa por finalmente ter descoberto a fraqueza de Kitahara Hideji. Embora fosse apenas um pequeno defeito, se bem utilizado, era perfeitamente possível vencer de forma inesperada.
No entanto, como já havia sido repreendida por Kitahara Hideji tantas vezes, ela não ousou agir precipitadamente. Em vez disso, fingiu que nada havia acontecido e aguardou pacientemente o momento oportuno.
Aquele sujeito a ajudara demais, e ela não deveria ficar constantemente competindo com ele, mas ele também a provocara muitas vezes. Bastava apenas uma vez! Se ao menos pudesse vencer uma única vez para aliviar a frustração em seu coração, ela o trataria bem no futuro e pagaria tudo o que lhe devia!
Fumimi permaneceu em silêncio à espreita, e assim o dia passou. Yukari foi capturada para estudar e sofria terrivelmente, enquanto Yoko se divertia e já tinha um pouco do estilo de uma jovem espadachim — era fofa, mas seu poder de combate equivalia a aproximadamente zero.
Naquela noite, o estabelecimento funcionou normalmente e continuou lotado. Até mesmo um jornalista apareceu para tentar fazer uma entrevista exclusiva com Kitahara Hideji e Yukari, mas acabou sendo engambelado por Kitahara com meia dúzia de palavras e virou apenas mais um cliente.
Kitahara Hideji recusou a entrevista com um sorriso, pois não tinha a menor vontade de chamar atenção daquela forma. Os boatos na internet já eram irritantes o suficiente, ele não precisava de mais confusão.
No dia seguinte, Kitahara Hideji levou Yoko para a casa da família Fukuzawa, acompanhado por Hyakujiro. O motivo de levarem o cão era que Yoko havia prometido mostrá-lo a Saori e Saasa — aquele bicho havia sido enviado para um pet shop recentemente e, ao ver que seria colocado na caixa de transporte desta vez, assustou-se tanto que se escondeu, demorando uma eternidade para ser encontrado.
Assim que os dois e o cão viraram a esquina para entrar na rua comercial onde ficava o Junmiya, um homem de meia-idade e gordinho estirou o braço de repente e bloqueou o caminho deles. Em plena luz do dia, um assalto na rua estava fora de cogitação, então Kitahara Hideji perguntou confuso: "Olá, pois não? O que deseja?"
Aquele homem de meia-idade curvou-se e estendeu um cartão de visitas com as duas mãos: "Sou Nagasu Sanpuku. Peço que me oriente, Kitahara-san."
Sem entender o motivo, Kitahara Hideji apressou-se em seguir a etiqueta, segurando o cartão com as pontas dos dedos de ambas as mãos para aceitá-lo, e deu uma olhada rápida — Gerente da filial de Nagoya do Grupo de Catering ARA?
Ele ficou ainda mais confuso. Teoricamente, eles eram considerados concorrentes, afinal, ambos atuavam no ramo de alimentação na mesma rua. Ele perguntou educadamente: "Ah, é o gerente Nagasu. Sinto muito, não tenho cartões de visitas. Por favor, perdoe-me pela gafe."
Os japoneses adoravam trocar cartões de visitas; estatísticas mostram que 3,5 bilhões deles são distribuídos por ano — em um país com menos de 130 milhões de habitantes.
Nagasu Sanpuku estufou a barriga e sorriu cortesmente: "Por favor, não se preocupe. Há muito que ouço falar da reputação de Kitahara-san. Se tiver um tempo, seria possível conversarmos?"
Enquanto falava, ele tirou um envelope branco do bolso e o estendeu para Kitahara Hideji. Esta também era uma regra tácita: como o tempo de todos era valioso, convidar alguém repentinamente para uma conversa de negócios geralmente exigia oferecer uma pequena cortesia ou uma ajuda de custo para o transporte.
Como diz o ditado, não se bate em quem sorri. Com a postura tão humilde do outro, Kitahara Hideji não podia simplesmente dar as costas e ir embora, mas empurrou o envelope branco de volta e sorriu: "Gerente Nagasu, por favor, diga o que tem a dizer!"
Aquele sujeito tinha um rosto redondo e jovial, e seu nome também era bom, parecendo extremamente auspicioso.
Nagasu Sanpuku apontou para o lado da rua, onde havia um café, e disse cortesmente: "Obrigado, Kitahara-san. Vamos conversar ali?"
"Não precisa de tanto trabalho. O senhor quer..."
Sem rodeios, Nagasu Sanpuku foi direto ao ponto: "Nosso estabelecimento está ávido por talentos e esperamos que Kitahara-san possa vir trabalhar conosco. Por favor!" Dito isso, ele fez uma reverência de noventa graus.
O Grupo de Catering ARA planejava abrir um izakaya moderno, e Nagasu Sanpuku fora enviado ali como gerente. Ele pretendia fazer um grande trabalho, mas não esperava que um izakaya tradicional na mesma rua fosse tão resistente a ponto de ele não conseguir atrair os clientes — isso era inaceitável, pois afetava gravemente seu desempenho.
No entanto, não conseguir competir era um fato, e os clientes rareavam dia após dia. Ele elaborou relatórios, usou seus contatos e convocou um especialista em sashimis da matriz para comandar a cozinha, mas de pouco adiantou; os clientes continuavam migrando em peso para o lado oposto, às vezes preferindo esperar na fila da porta por uma mesa a dar mais dois passos e ir ao estabelecimento dele.
Ele também enviou pessoas para comprar pratos e bebidas do Junmiya para experimentar. O saquê era bem mediano, mas a comida era requintada e deliciosa, realmente fora do comum.
Ele logo cobiçou o chef principal, Kitahara Hideji. Bem quando estava prestes a agir, o concorrente fechou as portas e ficou inativo por mais de uma semana, o que lhe deu um certo alívio, mas a alegria durou pouco. Assim que reabriram, os clientes despencaram rapidamente.
Após observar por alguns dias, ele percebeu que o oponente realmente tinha diferenciais únicos, então resolveu interceptar Kitahara Hideji logo cedo — pois não conseguia o número de telefone dele.
Ainda assim, estava confiante. Afinal, do outro lado tratava-se de um pequeno estabelecimento, e qualquer pessoa sã saberia fazer a escolha certa. Era óbvio que vir trabalhar do lado dele renderia muito mais dinheiro!
Yoko olhou surpresa para Nagasu Sanpuku, enquanto Kitahara Hideji sorriu com desânimo. Certo, era claramente uma tentativa de aliciamento, mais ou menos como no futebol: se não consigo te vencer, compro sua estrela e depois uso seu próprio jogador para derrotá-los.
Ele recusou educadamente de imediato: "Agradeço por me valorizar, gerente Nagasu. No entanto, não tenho planos de mudar de local de trabalho por enquanto. Além disso, minha ida ou não faria realmente alguma diferença? Nossos pratos são mais caros, enquanto o seu estabelecimento adota uma linha acessível, e o público-alvo também é diferente. Portanto... parece não haver necessidade disso, concorda, gerente Nagasu?"
Como a outra parte estava falando com educação, ele não via necessidade de ser mal-educado. Explicando as coisas com clareza, cada um seguia o seu caminho!
Nagasu Sanpuku encarou Kitahara Hideji em silêncio por um momento, sem palavras. É claro que fazia diferença! Se não fizesse, eu precisaria, aos quarenta e tantos anos, curvar-me para um pirralho como você?
Os pratos de vocês são mais caros e meio abusivos nos preços, mas o problema é que os clientes gostam de ser roubados. Depois que vão lá, perdem a vontade de vir ao nosso, e há até quem entre, prove e vá embora correndo...
Mas ele não precisava dizer isso a Kitahara Hideji. Mantendo o sorriso o máximo possível, disse: "O que o Kitahara-san diz faz sentido, mas acho que, com o seu excelente talento culinário, ficar desperdiçado em uma lojinha daquelas é um desperdício terrível! Se o senhor vier para o nosso estabelecimento, poderá assumir diretamente o cargo de chef principal, com um salário anual de... este valor."
Os japoneses evitam muito falar o valor de sua renda pessoal. Nagasu Sanpuku cobriu a boca com a mão e gesticulou, e Yoko imediatamente arregalou os olhos — o nii-san dela valia tanto assim? Mesmo que ela se vendesse, não conseguiria juntar tudo isso!
É fácil conseguir milhares de soldados, mas é difícil encontrar um único general! Nagasu Sanpuku achava que as habilidades culinárias de Kitahara Hideji eram realmente excepcionais, com uma capacidade fortíssima de atrair e reter clientes. Depositando muita confiança nele, investiu alto, oferecendo um salário super elevado, além de permitir que, apesar da pouca idade, ele comandasse toda a cozinha.
De qualquer forma, se Kitahara Hideji realmente aceitasse vir, com a culinária dele somada à sua gestão e às vantagens do grupo corporativo, eles faturariam alto todos os dias, e aquele salário seria apenas uma gota no oceano.
Kitahara Hideji balançou a cabeça e sorriu: "Não tenho planos de mudar de emprego no momento, mas se houver uma oportunidade no futuro, podemos de fato cooperar. Gerente Nagasu, se não houver mais nada, vou indo..."
Aquilo nunca foi uma questão de dinheiro e, mesmo que, por um absurdo, fosse uma questão de dinheiro, ele ainda assim não iria. No momento, ele também ganhava um bom dinheiro no Junmiya, tinha liberdade, a pirralha não ousava controlá-lo e, quando ficava entediado, ainda podia dar uma surra nela para se distrair. Que necessidade havia de ir sofrer restrições sob as ordens de outros apenas para ganhar um pouco mais?
Com sorte, se ele continuasse na casa dos Fukuzawa por mais três ou cinco meses, acabaria empurrando Fumimi para o lado e assumindo o controle de tudo. Por que ir se meter em tormentos em outro lugar?
Ainda assim, ele não queria ofender ninguém sem motivo, então recusou de forma bastante sutil para evitar que a outra parte ficasse irritada — embora ficasse irritado, não faria diferença. O Junmiya fora aberto pela velha raposa de Fukuzawa Tatsuro, com a documentação absolutamente em dia, e o seu trabalho ali era totalmente legítimo, tendo inclusive registro oficial na escola.
Mesmo que Fukuzawa Tatsuro estivesse doente e incapaz de acordar no momento, e daí? Um paciente em estado vegetativo não é uma pessoa? Não pode possuir propriedades?
Quanto a recorrer a gângsteres para causar confusão, isso era ainda mais improvável. Sem mencionar que Fukuzawa Tatsuro ainda mantinha certas conexões tradicionais, gangues comuns geralmente não passavam dos limites em operações comerciais normais, caso contrário, recebiam o rótulo de "grupo violento" e desmoronavam imediatamente.
Hoje em dia já não era a era de trinta ou vinte anos atrás, em que os gângsteres imperavam soltos.
Kitahara Hideji deu o primeiro passo para ir embora, mas Nagasu Sanpuku apressou-se em detê-lo, erguendo mais um dedo, pensou um pouco e ergueu mais outro: "Que tal este valor? A porcentagem de participação nos lucros também pode ser negociada, embora eu precise relatar à matriz, mas farei o meu melhor para conseguir! O que acha, Kitahara-san?"
Kitahara Hideji balançou a cabeça. Nagasu Sanpuku já não sabia o que pensar da atitude dele: um adolescente de dezesseis ou dezessete anos não deveria ver uma quantia tão grande de dinheiro e assinar imediatamente? Ficar preso naquela bodega atendendo a menos de cem clientes por dia tinha que graça?
Pensando e pensando sem encontrar sentido, ele recuou um passo: "Se o Kitahara-san não quer vir trabalhar conosco, será que poderia deixar esta zona comercial e arrumar outro emprego? Naturalmente, também compensaremos o senhor por isso. Basta assinar o contrato e receberá esta quantia... Com a sua capacidade, encontrar outro trabalho não será problema algum, e ainda ganhará uma bolada de graça. É bom pensar nisso com carinho."
Nagasu Sanpuku achava que, se não conseguia obter os serviços de Kitahara Hideji, pelo menos fazê-lo sumir dali para longe já serviria, desde que ele parasse de afetar o seu faturamento na vizinhança.
Kitahara Hideji já não tinha paciência para atendê-lo. Sorriu balançando a cabeça e foi embora direto com Yoko, que, contente, segurou o braço dele e disse: "Uau, hoje foi uma verdadeira revelação! Quem diria que para fazer o nii-san mudar de emprego haveria alguém disposto a pagar três milhões de ienes! Três milhões de ienes! Algumas pessoas ganham exatamente isso em um ano inteiro, não é?"
Ela não pôde deixar de sorrir docemente: "Nii-san, você é incrível!"
Sem precisar fingir na frente da própria irmã, Kitahara Hideji riu a bandeiras despregadas: "O seu irmão é uma pessoa valiosa. Achar que com apenas três milhões vão me fazer arredar o pé é pura ilusão, trinta milhões estariam mais para o valor certo!"
Naturalmente, era uma brincadeira; nem por trinta milhões ele mudaria de lugar.
Conversando e rindo, eles chegaram à porta do Junmiya. Haruna estava parada na entrada segurando uma vassoura e os cumprimentou calmamente: "Kitahara-nii-san, Yoko-chan, bom dia!"
Yoko sorriu docemente: "Bom dia, Haruna-neesan!"
Haruna afagou a cabecinha dela e perguntou com um sorriso: "Yoko parece tão feliz, aconteceu alguma coisa boa?"
Yoko inclinou a cabeça para olhar Kitahara Hideji, que balançou levemente a cabeça — aquele tipo de aliciamento não precisava ser contado a Haruna e às outras, para evitar que criassem mal-entendidos desnecessários, como se ele estivesse querendo exigir ainda mais dinheiro. Logo, Yoko respondeu com um sorriso doce: "O nii-san contou uma piada, por isso eu estava rindo!"
Embora já tivesse intimidade com as irmãs Fukuzawa, comparado a Kitahara Hideji, ela sabia distinguir muito bem quem era da família — Kitahara Hideji era o seu povo.
Após trocar mais algumas palavras de brincadeira com Haruna, Yoko entrou com Hyakujiro para procurar Saori e Saasa. Kitahara Hideji, por iniciativa própria, foi até a geladeira pegar uma garrafa de água mineral e seguiu para a sala de descanso.
Olhando para as costas dele, Haruna franziu levemente a testa em silêncio. Ela havia visto tudo de longe há pouco... Pensando um pouco, largou a vassoura e escapuliu em direção ao segundo andar.
Não, ela precisava relatar o ocorrido à irmã mais velha!