Capítulo cento e vinte e cinco: A realidade chega ao ponto da vulgaridade
Iizumi Masami não se dispunha a ir embora. Com um sorriso constante no rosto enquanto comia, ela trocava risadas baixas com Kimura Mitsuhiko, como se tivessem sido transportados de volta aos tempos de namoro na universidade. Mesmo quando chegou a hora de ir assistir à peça de teatro, ela permaneceu ali, apenas desfrutando das iguarias.
A boa comida tem, de fato, o poder de estreitar laços, especialmente entre namorados. Pelo menos para Iizumi Masami, a sensação de felicidade era plena naquele momento.
Kitahara Hideji, forçado a testemunhar aquela demonstração de afeto, viu Yukiri entrar acompanhada de Shikishima Yo. Esta última trazia um pequeno pacote, provavelmente um presente, e, após um leve aceno de cabeça para Kitahara sem dizer palavra, dirigiu-se à entrada do prédio; presumivelmente para visitar Fuyumi.
Era algo natural. Kitahara, na verdade, não tinha tanta intimidade com Shikishima, então não deu muita importância e voltou ao seu trabalho. Contudo, pouco tempo depois, ela saiu, novamente sem dirigir a palavra a ele, e foi embora.
Às onze da noite, o restaurante Shunmiya começou a se preparar para fechar. Os clientes habituais já estavam acostumados; o estabelecimento tinha o hábito peculiar de não buscar lucro a qualquer custo, recusando-se a funcionar durante a madrugada. Iizumi Masami, ainda relutante em partir, recebeu de Kitahara uma caixa de sobremesas como um gesto decisivo. Afinal, ela era o que ele considerava a cliente ideal: bem educada, de boa renda, disposta a pagar e, quem sabe, útil no futuro caso se tornassem mais próximos.
Que pragmático desprezível!
Após encerrar as atividades noturnas, Kitahara preparou-se para ir para casa. Antes, porém, decidiu subir para verificar o pé de Fuyumi e avaliar sua recuperação — ele precisava que ela se curasse logo para voltar ao trabalho, pois, sozinho, era difícil coordenar Yukiri, Natsiori e Natsusa enquanto cozinhava.
Ao subir e bater à porta, não obteve resposta. Como não era conveniente entrar no quarto de uma moça sem permissão, chamou Haruna, que, para sua surpresa, constatou que o quarto estava vazio.
Felizmente, com o pé ferido, Fuyumi não poderia ter ido longe. Kitahara logo a encontrou no pequeno dojo da família Fukuzawa, sentada no chão enquanto fazia a manutenção de uma espada de bambu.
Kitahara aproximou-se e disse: "Não pedi para você descansar na cama? Por que está zanzando por aí?"
Fuyumi lançou-lhe um olhar de desdém e, sem parar o que fazia, respondeu baixinho: "A veterana Shikishima esteve aqui."
"Eu sei. O que aconteceu?"
Fuyumi silenciou por um momento antes de dizer: "Ela vai se retirar..."
Kitahara achou aquilo estranho. Mesmo ele, um estrangeiro, sabia que era um processo normal: Shikishima estava no terceiro ano e, no início do próximo ano, prestaria exames para a universidade, deixando as atividades do clube para trás. Depois que entrasse na faculdade, ela poderia simplesmente ingressar em um novo grupo. Seu verão havia acabado, não havia nada de estranho nisso.
Ele perguntou, sorrindo: "O que foi? Vai sentir falta dela?" Impossível, pensou, a relação entre a pequena rabugenta e Shikishima era apenas mediana.
Fuyumi baixou a cabeça e continuou a lixar a peça de bambu. Hesitou um pouco e, balançando a cabeça, disse: "Ela quer me indicar para ser a capitã do clube de kendô."
"Você?"
Fuyumi lançou-lhe um olhar irritado e perguntou, descontente: "O quê? Acha que não sou capaz?"
"Não é isso. É que foi repentino... Você quer ser?"
Fuyumi hesitou antes de responder: "Ser capitã do clube ainda no primeiro ano ficaria excelente no currículo, e é algo bastante imponente. É só que..."
Kitahara entendeu. A vaidade da pequena rabugenta havia despertado; ela queria o título, mas não queria gastar tempo e energia gerenciando o clube. Queria os benefícios sem o esforço.
Não sendo capaz de dar conselhos sobre algo tão pessoal, ele apenas observou o pé de Fuyumi e, vendo que estava bem, levantou-se: "Pense nisso com calma. Estou indo embora!"
"Espere!" Fuyumi o chamou. Virando o rosto para o lado, ela disse após uma pausa: "Quero saber a sua op... não, é só curiosidade... se fosse você, aceitaria?"
Kitahara sentou-se novamente e pegou um pedaço de bambu, examinando-o com curiosidade. Embora fosse exímio em esgrima, nunca havia feito a manutenção de uma espada. Ele respondeu honestamente: "Eu não aceitaria. Não me traria benefícios futuros e não pretendo gastar tempo e energia com isso."
Fuyumi perguntou, intrigada: "Então, o que você quer fazer no futuro?"
"E você? O que quer fazer?" devolveu Kitahara.
Fuyumi, uma pessoa de objetivos claros, olhou para ele e avisou: "Eu posso dizer, mas não ouse rir."
"Não vou rir!"
"Quero entrar em uma universidade de prestígio, escolher um curso concorrido e, após a graduação, trabalhar em uma grande empresa ou banco, garantindo uma renda estável e elevada." Enquanto falava, ela observava o rosto de Kitahara; se ele risse, ela enterraria a peça de bambu no rosto dele.
Mas Kitahara apenas ouviu, assentindo repetidamente, sem sinal de riso. No fim, a própria Fuyumi sentiu-se melancólica: "É muito vulgar, não é?"
Não era exatamente o sonho de uma garota de dezesseis anos, e era extremamente realista, a ponto de ser, de fato, um tanto vulgar. Kitahara disse, contrariando o que pensava: "Na verdade, é muito bom."
Na verdade, ele não era muito diferente; seus ideais também não tinham nada de poético.
Fuyumi, lixando o bambu, lançou-lhe um olhar desconfiado: "Você não entende. Cansei de viver com medo. Não há nada melhor do que ter um salário garantido todos os meses."
Kitahara sentia que entendia. Aquela garota provavelmente sofrera o bastante com o medo da falência da família e não queria mais depender da gestão instável de um negócio próprio. Talvez, em sua cabecinha, ela já tivesse planejado o futuro de todos os irmãos: Yukiri como professora, Haruna como pesquisadora, as gêmeas como funcionárias públicas e Aki-taro herdando a casa...
No entanto, ele previu que seus irmãos certamente se rebelariam contra ela no futuro. Regimes autocráticos nunca terminam bem.
Ele sorriu: "Sendo assim, não aceite o cargo de capitã. Como não quer transformar o kendô em profissão, dê prioridade às suas notas."
Fuyumi pensou um pouco e disse, desanimada: "É verdade, não devo desperdiçar tempo. Amanhã eu recuso. Mas... ela mencionou outra coisa."
Kitahara, que já estava de pé, teve que sentar-se novamente: "O que foi?"
"Ela quer participar do Torneio Tamaryu-ki."
"O que é o Tamaryu-ki?"
Fuyumi olhou-o com estranheza: "É um torneio de kendô. Muito famoso. Nunca ouviu falar?" Esse cara era mesmo japonês? De que lugar era Tottori? Alguma floresta isolada do mundo?
Kitahara respondeu impotente: "Nunca ouvi. Não me interesso por isso. Não é como se eu gostasse tanto de kendô."
Embora confusa, Fuyumi não insistiu: "Melhor assim. Meu pai era obcecado por esgrima, desperdiçou metade da vida e acabou gravemente ferido, terminando como está agora. Os tempos mudaram. O kendô pode ser um hobby, mas nunca uma profissão..."
Cada um tinha suas buscas, e Kitahara não queria julgar os gostos alheios. "Então, Shikishima veio convidá-la para o torneio?"
"Sim. Ela não se conforma com a derrota e quer tentar mais uma vez."
Kitahara observou o rosto de Fuyumi e finalmente entendeu o verdadeiro dilema dela: ela também não se conformava, também queria ir, mas tinha vergonha de admitir.
Com o pai doente e as irmãs gêmeas ainda crianças, não era o momento ideal para viajar. Mas, cutucada por Shikishima, o desejo de lutar novamente no Tamaryu-ki reacendeu em seu interior.
Vendo-a ali, com os lábios cerrados e as covinhas aparecendo, ele perguntou: "Quando é o torneio? Quanto tempo dura?"
"Em meados de agosto. É em Fukuoka, pelo menos cinco ou seis dias."
Era férias de verão, então tudo bem. Kitahara disse com gentileza: "Se quer ir, vá. Eu cuidarei da sua casa." Ele estaria livre mesmo, e precisaria manter o Shunmiya funcionando. Cinco ou seis dias não seriam um problema; trataria como se ela tivesse se machucado novamente.
Fuyumi perguntou, melancólica: "Estou sendo egoísta demais?"
Kitahara pensou um pouco e respondeu: "Talvez um pouco, mas não há problema. Ninguém vai se importar."
Naquela idade, ela não deveria carregar tanto peso. Se podia ajudar, ele ajudaria.
Fuyumi pensou em silêncio. Ela realmente queria ir. Olhando para Kitahara, disse: "Sempre causo problemas a você por causa da minha família. Há algo que eu possa fazer?"
Kitahara pensou, mas não encontrou nada em que a pequena rabugenta pudesse ser útil. No entanto, vendo seu rosto teimoso, brincou: "É apenas um favor, não leve a sério. Se realmente se sente em dívida, dê uma cambalhota para eu ver!"
Fuyumi o encarou, surpresa, mas seu rosto logo fechou. Ela se abaixou e deu uma cambalhota, e parecia pronta para dar outra ao redor dele.
Kitahara, atônito, apressou-se em impedi-la: "Chega, chega! Era só uma brincadeira!"
Aquela garota não tinha senso de humor? Ele faz uma piada, ela deveria xingá-lo e o assunto morreria ali. Quem a mandou fazer aquilo? Ela nem fazia cambalhotas tão bem quanto um hamster.
Arrependido, ele ouviu Fuyumi dizer, com os lábios cerrados: "Eu fiz a cambalhota. É o meu agradecimento por você ter me ajudado!"
Por que aquele desgraçado gostava tanto de zombar dela? E por que ela não conseguia vencê-lo? Que raiva!
Kitahara ficou sem palavras por um momento e, baixando a cabeça, disse seriamente: "O agradecimento foi recebido. Pode ir ao torneio tranquila, garanto que nada acontecerá ao restaurante."
Sua boca maldita. Será que ela entendeu aquilo como um insulto? Era apenas uma brincadeira entre amigos. Mas aquela rabugenta não seguia o caminho comum.
Você não a xinga quando deveria, e ela te xinga quando não deveria. Que incrível!