Capítulo 147: Talvez tenha sido um erro desde o início

Dois Mil Anos de Pobreza Personagem Não Jogável 2693 palavras 2026-04-01 16:09:38

O ar no grande salão carregava um leve aroma de remédio; talvez por falta de ventilação por tanto tempo, a atmosfera era sufocante a ponto de causar um certo mal-estar. Algumas partículas de poeira flutuavam no ar, vagando sem rumo enquanto caíam através dos feixes de luz que penetravam pelas janelas.

Um ar de opressão indescritível reinava no ambiente.

Ying Zichu estava sentado na cama. Embora devesse ter apenas pouco mais de trinta anos, parecia já ter entrado na velhice.

Houve um leve som na porta. Ele ergueu a cabeça e viu a figura vestida de branco entrar.

Um sorriso fraco surgiu em seus lábios: "Você chegou."

Gu Nan fez uma saudação marcial: "Saudações, Majestade."

Não havia mais ninguém por perto. Ying Zichu ergueu a mão com fraqueza, fez um gesto e sorriu: "Dispense as formalidades."

Gu Nan endireitou o corpo, e o salão mergulhou em silêncio por um instante.

O sorriso no rosto de Ying Zichu carregava um traço de desamparo; talvez ele também entendesse que, no fim das contas, os dois pertenciam a mundos diferentes.

De repente, Gu Nan caminhou em silêncio até a janela, apoiou a mão na caixilharia e empurrou-a lentamente.

"Com um ar tão abafado, até quem tem saúde adoece."

"Cheira a puro remédio."

Com a janela aberta, a luz do sol de fora invadiu o ambiente, trazendo um calor suave ao tocar a pele. Uma brisa leve dispersou o ar pesado e a poeira que pairavam no quarto.

Ying Zichu olhou para a pessoa junto à janela; o desamparo em seu semblante se dissipou, sua expressão relaxou e ele abriu um sorriso suave.

"Tosse, tosse... Eu penso o mesmo. Os médicos incompetentes do palácio dizem que não se pode apanhar vento, mas isso só serve para me sufocar a ponto de enlouquecer."

Os olhares de ambos seguiram para além da janela, avistando a extensão interminável dos pavilhões palacianos.

Gu Nan virou-se, apoiando-se levemente de lado no batente.

"Não disseram que era apenas uma indisposição comum? Como chegou a esse ponto?"

"Quem sabe?" Ying Zichu parecia não se importar muito com o próprio estado de saúde, recostando-se casualmente na cabeceira e sorrindo de leve.

Ele estreitou os olhos para a luz do sol que entrava pela janela, parecendo bastante confortável.

"Ora, o que dizem os médicos ineptos do palácio?"

"Que me resta pouco tempo."

"Zheng'er ainda é jovem. Depois que eu partir, espero que o irmão Gu possa cuidar dele por mim."

"Naturalmente." Gu Nan olhou para Ying Zichu sentado ali, desviando o olhar em seguida para a paisagem lá fora: "A afinal, sou o tutor de Zheng'er."

"Eu devo muito a Zheng'er", disse Ying Zichu de repente, em tom suave, como se estivesse recordando algo.

Ele se apoiou na cabeceira, erguendo o queixo.

"Se não fosse por você naquela época, ele provavelmente teria morado na estrada de volta para Qin."

"E passei a maior parte dos anos sem estar ao lado dele."

"Talvez eu realmente não sirva como pai."

Parece irônico: ele passou metade da vida perseguindo o poder e a glória, mas no fim, sem dar sequer uma segunda olhada para o vasto território de Qin, o que pesava em seu coração eram as pessoas.

Os dois ficaram em silêncio por um momento.

O olhar de Ying Zichu pousou em Gu Nan, e ele disse com um leve sorriso: "Já que estamos aqui, por favor, tire essa máscara de armadura. É estranho de olhar."

Gu Nan fez um beiço: "Ordens do falecido rei. A guarda do palácio deve usar armadura completa e máscara."

"Bem, agora o Rei de Qin sou eu, e ordeno que a retire agora mesmo."

Gu Nan revirou os olhos para Ying Zichu, sem saber o que se passava na cabeça dele, e assentiu com resignação: "Certo, você é quem manda, faço o que diz."

A máscara de metal frio foi removida.

A luz do sol iluminou o perfil do rosto daquela pessoa junto à janela, enquanto a brisa suave acariciava seus longos cabelos.

Suas vestes brancas eram simples e elegantes, fazendo-a parecer uma imortal descendida dos céus.

Ying Zichu observou em silêncio, demorando a voltar a si.

Sentindo o olhar de Ying Zichu, Gu Nan ergueu levemente uma sobrancelha e perguntou confusa:

"O que você está olhando?"

Ying Zichu só então recolheu o olhar e sorriu: "Nada."

Apenas pensava que, alguém como eu, ter um amigo tão leal ao meu lado antes de morrer é realmente uma bênção dos céus.

————————————

"Professor Gu, é a sua vez."

Ying Zheng empurrou uma peça de xadrez para frente, capturando uma das peças de Gu Nan, e sorriu enquanto a encarava.

Na estação de março e abril, as árvores do pátio estavam cobertas de flores brancas, tal como nos anos anteriores. Salpicadas entre o verde tenso, as pétalas caíam no chão; quando o vento soprava, as folhas brancas dispersavam-se em revoada, criando um cenário belíssimo.

Sem guerras em curso, Gu Nan retomou a sua rotina em Xianyang.

De manhã, treinava as formações no quartel. Aquela campanha custara seiscentas baixas à tropa de choque, que precisavam ser repostas. Os recém-chegados, sob o rigor implacável dos veteranos, choravam e praguejavam aos quatro ventos.

Os veteranos treinavam com severidade porque compreendiam que o sofrimento de hoje poderia salvar-lhes a vida amanhã. Eles não queriam ver aqueles novatos morrerem de forma vã no campo de batalha.

Ao meio-dia, dava aulas na mansão do jovem príncipe. Entediada, ela criara um conjunto de Xiangqi — embora, naturalmente, sem a fronteira do Chu e do Han, e com a peça do canhão transformada em uma catapulta.

Depois de jogar algumas partidas com Li Si, o homem exclamou maravilhado e passou a insistir com Gu Nan todos os dias para jogarem.

Isso acabou atraindo a curiosidade de Ying Zheng que, após aprender as regras, também se juntou às partidas.

Havia de se dizer que, se continuassem assim, os estudos iriam acabar sendo negligenciados.

"Já disse várias vezes: você precisa ter uma visão de longo prazo."

Com um ar de profunda sabedoria, Gu Nan moveu a sua peça e capturou a carruagem de Ying Zheng.

"Não sacrifique o essencial por ninharia."

Dizendo isso, ela ergueu a mão, curvou um dedo e deu um peteleco na testa de Ying Zheng, sorrindo docemente:

"Um jogo de xadrez é insignificante, mas se você cometer um erro nas suas ações futuras, as consequências serão enormes."

"Ai!"

Ying Zheng soltou um grito de dor, cobrindo a cabeça e reclamando: "Professor Gu, já não sou uma criança, por que continua a fazer isso?"

Li Si, ao lado, conteve o riso, mantendo os olhos baixos fixos no tabuleiro sobre a mesa.

Aquele modesto tabuleiro de xadrez encapsulava os princípios estratégicos de avanço e recuo militar, permitindo aos jogadores absorverem profundos ensinamentos a cada partida. Era de se esperar de alguém como o Professor Gu.

"Não é mais criança?" Gu Nan comparou a altura de Ying Zheng, que ainda não lhe alcançava o pescoço.

"Não me parece."

Ying Zheng fez um bico, olhou para o tabuleiro, abriu um sorriso largo de repente e colocou uma peça.

"Xeque-mate."

O ar de triunfo de Gu Nan congelou em seu rosto. Olhando para o tabuleiro, percebeu que fora realmente encurralada.

"Professor Gu, lembre-se: jamais sacrifique o essencial por ninharia", disse Ying Zheng com um sorriso.

"..." Esfregando o nariz com um embaraço evidente, Gu Nan corou e murmurou: "Vamos de novo, vamos de novo."

Ela já havia estudado anos de estratégia militar; ser derrotada no xadrez por uma criança de onze ou doze anos era deveras humilhante.

"Nem pensar." Ying Zheng ergueu a mão sorrindo, apontando para a testa de Gu Nan: "Quero devolver o peteleco."

"Nem sonhando!" Gu Nan virou-se e disparou a correr.

"Não fuja!" Ying Zheng foi atrás dela.

Li Si permaneceu sentados em seu lugar, rindo a bandeiras gastas: "Professor Gu, corra mais rápido, o jovem lorde está quase a alcançá-lo!"

"Preciso da sua opinião!"

Fora do pequeno pátio, Ying Zichu exibia uma expressão abatida, vestindo uma túnica preta com uma capa pesada drapeada sobre os ombros.

Ele observou com um sorriso a algazarra no pátio e soltou algumas tosses.

Em seguida, virou-se e partiu em silêncio.

Desde os tempos em que fora refém no estado de Zhao, desde a juventude cheia de promessas até curvar-se perante os outros.

Ele renunciara ao próprio nome, aos entes queridos, à moralidade humana, isolando-se de todos. E o que conquistara no final?

Ao longo do corredor, ecoaram murmúrios suaves, dissipando-se com a brisa entre as pétalas brancas.

"Desejo embriagar-me na minha própria loucura e desdém. Diante do vinho e da canção, forçar a alegria parece vazio. Minhas vestes folgam a cada dia sem arrependimento; por ti, definho em consunção."

Talvez, desde o princípio, ele nunca tivesse desejado ser um soberano.

Bem, por hoje há apenas um capítulo. Ontem à noite fiquei exausto, então acabei dormindo até mais tarde. Obrigado pelo apoio de todos e feliz Natal! Bem, embora já tenha passado, haha.